Discurso durante a 183ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Reflexão a respeito das notícias e da forma como alguns setores da mídia nacional tratam a viagem do Presidente Lula ao Nordeste, acompanhado de alguns ministros e da Ministra Dilma.

Autor
João Pedro (PT - Partido dos Trabalhadores/AM)
Nome completo: João Pedro Gonçalves da Costa
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ELEIÇÕES. DESENVOLVIMENTO REGIONAL.:
  • Reflexão a respeito das notícias e da forma como alguns setores da mídia nacional tratam a viagem do Presidente Lula ao Nordeste, acompanhado de alguns ministros e da Ministra Dilma.
Publicação
Publicação no DSF de 17/10/2009 - Página 52421
Assunto
Outros > ELEIÇÕES. DESENVOLVIMENTO REGIONAL.
Indexação
  • CONTESTAÇÃO, ACUSAÇÃO, IMPRENSA, ANTECIPAÇÃO, CAMPANHA ELEITORAL, VISITA, PRESIDENTE DA REPUBLICA, MINISTRO DE ESTADO, OBRAS, RECUPERAÇÃO, RIO SÃO FRANCISCO, JUSTIFICAÇÃO, NECESSIDADE, VIAGEM, ACOMPANHAMENTO, OBRA PUBLICA, ENCONTRO, GOVERNADOR, ENGENHEIRO, PRODUTOR, UVA, VINHO, IMPORTANCIA, VIDA, POPULAÇÃO, ECONOMIA FAMILIAR, COMPROMISSO, DESENVOLVIMENTO REGIONAL, CRITICA, BANCADA, OPOSIÇÃO, ALEGAÇÕES, MANIPULAÇÃO.
  • CONCLAMAÇÃO, IMPRENSA, DEBATE, APROVEITAMENTO, RIO SÃO FRANCISCO.

                          SENADO FEDERAL SF -

            SECRETARIA-GERAL DA MESA

            SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


            O SR. JOÃO PEDRO (Bloco/PT - AM. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Senador Mozarildo, que preside esta sessão, Srªs Senadoras, Srs. Senadores, neste final de manhã de sexta-feira no Senado, quero refletir acerca das notícias e da forma como alguns setores da mídia nacional tratam a viagem do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, acompanhado de alguns Ministros: o Ministro Geddel, da Integração Nacional; o Ministro Franklin Martins; a Ministra Dilma, da Casa Civil; bem como de outros Ministros e Deputados, como o Deputado Ciro Gomes, na condição de liderança do Nordeste brasileiro, de liderança nacional, mas por conta de ter sido Ministro da Integração Nacional e ter sido responsável, no Governo do Presidente Lula, pela revitalização do rio São Francisco. E ainda hoje setores da mídia também tratam da transposição do rio São Francisco.

            Lembro que num debate, aqui mesmo, neste plenário, com a sociedade civil, com intelectuais, com artistas, com lideranças que vivem nesse território do rio São Francisco, chegamos à conclusão de que, na realidade, não é transposição e sim revitalização de um percentual de menos de 5% das águas do rio São Francisco.

            Sr. Presidente, Srs. Senadores, a oposição diz que a viagem do Presidente Lula é uma viagem eleitoreira; o Governador José Serra, lá de São Paulo, aborda a viagem, fala sobre a viagem e critica a viagem do Presidente Lula.

            Eu fico a refletir e a me perguntar: a oposição quer que o Presidente Lula fique trancado esses 14 meses que restam para o encerramento do seu mandato? Daqui a pouco a oposição vai tentar impedir a vinda do Presidente Barack Obama no início de 2010, porque o Presidente Barack Obama estará reforçando a campanha eleitoral. Não existe campanha eleitoral, e a oposição vai ter que conviver com a agenda presidencial. Ou o Presidente da República estará impedido de visitar as suas obras, as regiões do nosso País? O Brasil todo sabe das inúmeras obras do PAC, do Rio Grande do Sul ao Amazonas, a Roraima. O Presidente não vai poder ficar trancado, e nós não podemos, de forma alguma, admitir que visitas, que a inspeção, que a vistoria, que o olhar do Presidente da República e dos seus Ministros possam ser tratados como tendo por objetivo a eleição de 2010.

         A oposição, no meu ponto de vista, está angustiada. Mas é normal! Mas nós não podemos confundir.

            Ainda hoje, no Estadão, aparece o posicionamento das lideranças dos Democratas, dizendo: A oposição precisa definir a sua candidatura. A definição do nome é um problema da oposição.

            Mas querer caracterizar uma visita de trabalho, uma visita de lideranças, de encontro? O Presidente Lula se encontrou com o Governador de Minas, com o Governador Aécio. O encontro do Presidente com o Governador Aécio tem caráter eleitoral, diz respeito às eleições de 2010? O Presidente, então, está antecipando a campanha? É claro que não, absolutamente não!

            É justo que o Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, visite o rio São Francisco por conta da sua importância social, por conta da importância econômica do rio São Francisco, por conta da importância cultural do rio São Francisco, por conta da obra magnânima de revitalização do rio São Francisco.

            Na realidade, o Rio São Francisco é pauta de discussão dos dirigentes políticos do Brasil. Dom Pedro II já se preocupava com o rio São Francisco, justamente pela importância econômica desse rio que perpassa importantes Estados do Brasil, como Bahia, Pernambuco, Minas Gerais.

            Enfim, o Presidente da República, nessa viagem, tem encontros com governadores e com engenheiros. O Presidente Lula está visitando canteiros de obras. O Presidente Lula, nessa viagem, tem encontros com setores importantes da economia nacional, como os produtores de uva, de vinho - o Brasil inclusive exporta, vinhos dessa região do São Francisco, do Nordeste brasileiro.

            Então, Sr. Presidente, Srs. Senadores, nesta manhã, primeiro, manifesto-me apoiando a viagem do Presidente Lula e de seus Ministros; segundo, espero que o objeto da obra seja alcançado: a revitalização do São Francisco. Para o bem do Presidente Lula? Não! O Presidente Lula tem um mandato. Mas para o bem das populações que ali trabalham; para os trabalhadores que vivem no Nordeste brasileiro, fundamentalmente; para a agricultura familiar; para a exportação de produtos daquela região.

            Eu quero a revitalização para que haja vida! Para que haja economia, economia solidária, economia familiar. Que ganhem os trabalhadores, as trabalhadoras das pequenas comunidades, das pequenas cidades, das médias cidades do Nordeste brasileiro!

            O nosso Governo, o Governo do Presidente Lula, não quer, com essa obra, atrasar a dinâmica social e econômica do Nordeste. Muito pelo contrário; revitalizar o rio São Francisco é assumir compromisso hoje, mas assumir compromisso com o futuro daquela região. Então, em vez de discutir a viagem no âmbito da eleição, da pré-eleição, da campanha eleitoral, nós poderíamos estar discutindo a própria obra, para que a obra sirva ao trabalho, à luta, ao dia a dia de milhares de brasileiros que vivem às margens do rio São Francisco.

            Então, está correta a viagem do Presidente Lula, acompanhado dos seus Ministros. E erra mais uma vez a oposição, por tratar a obra, por tratar a viagem, como campanha eleitoral para 2010.

            O Estado brasileiro, a sociedade brasileira, nós avançamos; não podemos misturar as coisas. Obras como a revitalização do São Francisco são obras estruturantes para o presente, mas fundamentalmente para o futuro do Brasil.

            E nós não podemos criar esta confusão; o povo brasileiro sabe do Governo que tem. Quero lembrar, inclusive, pensando sobre essa viagem, a crítica de alguns setores da mídia que faz a oposição, como partido político, que o Presidente Juscelino Kubitschek passou por isso. O Presidente que construiu Brasília, a capital do Brasil. No final do Governo de Juscelino Kubitschek também, pelas viagens para Brasília, as viagens para observar e acompanhar o andamento, a execução das obras desta capital, também o Presidente era violentamente criticado - Juscelino Kubitschek -, por conta de antecipar as eleições, no sentido de beneficiar o seu sucessor. Essa era a crítica a Juscelino Kubitschek, um Presidente profundamente criticado pela oposição e por setores da mídia quando de suas visitas às obras da construção de Brasília. Ou seja, essa cultura na oposição brasileira vem de longe. O Presidente Lula faz uma visita ao rio São Francisco para acompanhar a execução das obras do seu governo, e a oposição e setores da mídia nacional criticam a visita do Presidente.

            Eu espero que a viagem continue e que a visita do Presidente funcione no sentido de aprofundar, de construir, de melhorar a vida dos nordestinos que moram, que trabalham, que sonham com um Brasil melhor, com uma região melhor às margens do rio São Francisco.

            Era o que tinha a dizer, Sr. Presidente.

            Muito obrigado.


Modelo1 8/18/248:15



Este texto não substitui o publicado no DSF de 17/10/2009 - Página 52421