Discurso durante a 182ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Manifestação sobre as palavras do Senador Eduardo Suplicy e sobre documentação por ele encaminhada à S.Exa.

Autor
Heráclito Fortes (DEM - Democratas/PI)
Nome completo: Heráclito de Sousa Fortes
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ATUAÇÃO PARLAMENTAR. ESTADO DO PIAUI (PI), GOVERNO ESTADUAL.:
  • Manifestação sobre as palavras do Senador Eduardo Suplicy e sobre documentação por ele encaminhada à S.Exa.
Publicação
Publicação no DSF de 16/10/2009 - Página 51998
Assunto
Outros > ATUAÇÃO PARLAMENTAR. ESTADO DO PIAUI (PI), GOVERNO ESTADUAL.
Indexação
  • QUESTIONAMENTO, CONDUTA, EDUARDO SUPLICY, SENADOR, TENTATIVA, DEFESA, GOVERNADOR, ESTADO DO PIAUI (PI), RESPONSAVEL, IRREGULARIDADE, ADMINISTRAÇÃO ESTADUAL, CONTESTAÇÃO, VERACIDADE, DOCUMENTAÇÃO, COMPROVAÇÃO, REGISTRO, EMPRESA.

                          SENADO FEDERAL SF -

            SECRETARIA-GERAL DA MESA

            SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


            O SR. HERÁCLITO FORTES (DEM - PI. Para uma explicação pessoal. Sem revisão do orador.) - Eu agradeço ao Presidente, que democraticamente me dá o tempo, mas, evidentemente, o artigo 14 se faz necessário em um momento como este.

            Senador Suplicy, é movido de um constrangimento que V. Exª não imagina que ocupo esta tribuna para tratar desse assunto. V. Exª eu imaginava ser um homem muito ocupado em defender as questões de São Paulo, mas, de repente, transformou-se em um ventrículo das falcatruas cometidas pelo Governo do Estado do Piauí. Sei que V. Exª é um homem limpo, sei que V. Exª não convive com determinadas coisas, mas, se tivesse o cuidado de examinar antes essa documentação que estão lhe mandando, não faria esse papelão que vem fazendo aqui.

            V. Exª anunciou um voo direto de Teresina para São Raimundo Nonato, de São Raimundo Nonato para Petrolina. Esse voo é mentira, não existe, nunca existiu. V. Exª citou o nome de uma empresa que não existe. Agora fizeram um arranjo com uma segunda empresa, uma sociedade feita de última hora. Está aqui. O evento foi realizado no mês de maio, e a licitação, com a obra já paga, no mês de agosto, Senador Suplicy. Cadê a moralidade administrativa que V. Exª prega e que engana os paulistas? V. Exª quer ser moralista para São Paulo e quer que o Piauí vire de cabeça para baixo?

            Paciência! Respeite um Estado que, por ser pobre, merece ter dignidade, Senador Suplicy. V. Exª não tem o direito de usar a tribuna para defender o indefensável. Se eu não o conhecesse, diria que V. Exª está recebendo comissão dessa empresa. Isso, se não o conhecesse. Conheço-o e não digo isso. Mas V. Exª está sendo um bobo útil.

            V. Exª não tem o direito de desrespeitar o Estado de São Paulo. Respeite os milhões de piauienses que moram em São Paulo e que ficam indignados quando veem V. Exª falando de coisas que não existem no Estado do Piauí. Eu esperava até que V. Exª não trouxesse esse assunto à tribuna. Fala da tal empresa... O endereço citado aí - mandei hoje - foi fotografado na cidade de Recife;

é um terreno baldio ao lado de uma empresa distribuidora de petróleo. Será possível, Senador Suplicy?! V. Exª não teve o cuidado nem de saber se o voo de São Raimundo Nonato existe. V. Exª examinou? V. Exª teve o cuidado de examinar? O Governador lhe disse que o voo existe ou que o voo é mentiroso? Diga, Senador Suplicy.

            Aliás, sobre falcatruas, eu perguntei a V. Exª sobre a Emgerpi. V. Exª não é o líder do Governo do Piauí aqui? Esclareça o que aconteceu, o escândalo da Emgerpi lá no Estado, em que a secretária, a subsecretária foi afastada por concorrências fraudulentas, por concentração de obras numa secretaria, Senador Suplicy. Se V. Exª quer ser Líder do Governo, assuma de uma vez por todas. Não seja apenas o líder de compotas, de casinhos pequenos. Agora, não venha para cá tentar enganar a população do meu Estado. Esses fatos que V. Exª tenta defender aqui são indefensáveis.

            O Governador foi tão incorreto com V. Exª que lhe fez duas cartas e não esclareceu nada em nenhuma, e agora vem esse empresário e lhe manda. Só que o empresário citado pelo Governador na carta a V. Exª é um tal de Mesquita. Está aqui, Senador Suplicy. Eu estou lhe mostrando o fato, eu estou lhe mostrando documento. Eu não tenho a tradição da leviandade. Eu sou adversário duro, combato, mas combato com prova, com argumento. Não faça isso! Não é bom para V. Exª. Não me crie esse constrangimento de ter que vir à tribuna dizer que V. Exª não fala a verdade. É evidente que não fala a verdade induzido, de boa-fé - espero eu -, por irresponsabilidades.

            É duro, Mão Santa. Senador Mão Santa, V. Exª sabe o que eu estou dizendo. Esta é uma história triste: o Senador Suplicy anunciar, da tribuna do Senado, que há uma linha direta ligando Teresina a São Raimundo Nonato e Petrolina.

            Esse avião nunca existiu, Senador! Essa linha nunca aconteceu. E V. Exª vem sustentando essa mentira. Paciência! Não faça isso não. V. Exª é um homem que tem boa imagem. Não faça isso porque não é bom para a sua biografia. O povo do Piauí lhe estima e lhe respeita. Isso é ruim, Senador. Informe-se primeiro. V. Exª está recebendo cartas sem pé nem cabeça, e eu estou mostrando documentos. Não sei aonde V. Exª quer ir, mas, enquanto estiver sendo porta-voz de mentiras envolvendo o meu Estado...

(Interrupção do som.)

            O SR. HERÁCLITO FORTES (DEM - PI. Fora do microfone.) - ...vai ter resposta nesta tribuna.

            Obrigado.


Modelo1 5/6/244:54



Este texto não substitui o publicado no DSF de 16/10/2009 - Página 51998