Discurso durante a 185ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Comemoração do cinquentenário da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia - Febrasgo.

Autor
Valdir Raupp (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/RO)
Nome completo: Valdir Raupp de Matos
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM. SAUDE.:
  • Comemoração do cinquentenário da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia - Febrasgo.
Publicação
Publicação no DSF de 21/10/2009 - Página 53352
Assunto
Outros > HOMENAGEM. SAUDE.
Indexação
  • IMPORTANCIA, INICIATIVA, SENADO, HOMENAGEM, CINQUENTENARIO, FEDERAÇÃO, ASSOCIAÇÕES, ESTADOS, ESPECIALIDADE, MEDICINA, OBSTETRICIA, ELOGIO, DEFESA, EXERCICIO PROFISSIONAL, ETICA, APERFEIÇOAMENTO, FORMAÇÃO, MEDICO, INCENTIVO, DESENVOLVIMENTO, CIENCIA E TECNOLOGIA, BUSCA, AMPLIAÇÃO, MELHORIA, ASSISTENCIA MEDICO-HOSPITALAR, SOLIDARIEDADE, ORADOR, NECESSIDADE, VALORIZAÇÃO.

  SENADO FEDERAL SF -

SECRETARIA-GERAL DA MESA

SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


            O SR. VALDIR RAUPP (PMDB - RO. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, para bem desempenhar suas atribuições constitucionais, cabe ao Senado da República, além de trabalhar com afinco e competência em suas atividades essenciais, estabelecer canais de diálogo com a sociedade, um saudável intercâmbio que só tem a contribuir para o bom desempenho da atividade legislativa.

            É por isso que promovemos debates e audiências públicas, que recebemos em nossos gabinetes representantes dos mais diversos interesses da sociedade organizada. E é por isso também que realizamos homenagens como a de hoje, oportunidades sem igual para a construção de pontes e para o estreitamento das relações entre Parlamento e sociedade, entre representantes e representados.

            É nesse espírito que comemoramos, no período do expediente desta sessão deliberativa de hoje, o cinquentenário de fundação da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia - FEBRASGO, instituição que congrega as entidades dos médicos ginecologistas e obstetras dos 26 Estados da Federação e do Distrito Federal.

            A comemoração foi proposta pelo médico, amazônida e brilhante Senador Augusto Botelho, que tão bem representa o Estado de Roraima nesta Casa. Parabéns ao colega Augusto Botelho por mais esta iniciativa entre as muitas que sempre toma e que engrandecem cada vez mais o Senado da República!

            Desde sua fundação, em 30 de outubro de 1959, durante a Jornada Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia ocorrida em Belo Horizonte, a Febrasgo tem-se destacado pela defesa da profissão e dos inúmeros aspectos éticos - muitos deles delicados, diga-se de passagem - que permeiam o seu exercício. Além disso, mantém intercâmbio com diversas entidades médicas nacionais e estrangeiras e promove inúmeros eventos científicos, responsáveis pelo aperfeiçoamento e pela atualização profissional de diversos ginecologistas e obstetras.

            A importância da Febrasgo cresce à medida que aumentam os desafios impostos pela capilarização da saúde pública, responsável por incluir milhares de famílias nas redes estatais de assistência médico-hospitalar.

            A despeito dos inúmeros avanços que temos conquistado nos últimos anos, é imperioso afirmar que ainda há muito que melhorar em termos de saúde pública no Brasil. O atendimento ainda é precário e a infraestrutura da rede hospitalar estatal compromete a qualidade da assistência à saúde.

            No último dia 18 de outubro, comemoramos o Dia do Médico, ocasião que nos remete a uma reflexão sobre a necessidade de valorizarmos cada vez mais esse profissional tão presente no dia a dia das pessoas, especialmente da população mais pobre.

            Aos ginecologistas e obstetras, nossos cumprimentos pela passagem do Dia do Médico e também pelo jubileu de ouro da Febrasgo. Ao Dr. Nilson Roberto de Melo, Presidente da instituição, nossos parabéns, extensivos a todos os demais profissionais que integram a estrutura da Febrasgo e de todas as entidades que ela congrega.

            Muito obrigado pela atenção!


Modelo1 1/5/2512:06



Este texto não substitui o publicado no DSF de 21/10/2009 - Página 53352