Discurso durante a 185ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Homenagem ao jornal Folha de Boa Vista pelos seus 26 anos de criação.

Autor
Augusto Botelho (PT - Partido dos Trabalhadores/RR)
Nome completo: Augusto Affonso Botelho Neto
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Homenagem ao jornal Folha de Boa Vista pelos seus 26 anos de criação.
Publicação
Publicação no DSF de 21/10/2009 - Página 53774
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, JORNAL, FOLHA DE BOA VISTA, ESTADO DE RORAIMA (RR), REGISTRO, HISTORIA, CRIAÇÃO, CUMPRIMENTO, JORNALISTA, DIRETORIA, FUNCIONARIOS, ELOGIO, CONTRIBUIÇÃO, IMPRENSA, INTEGRAÇÃO, REGIÃO NORTE.

                          SENADO FEDERAL SF -

            SECRETARIA-GERAL DA MESA

            SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


           O SR. AUGUSTO BOTELHO (Bloco/PT - RR. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Obrigado, Senador Mão Santa.

           Sr. Presidente, Srªs e Srs Senadores, vou usar a tribuna do Senado hoje para homenagear o maior jornal do meu Estado, a Folha de Boa Vista, pelos seus 26 anos de criação, comemorados amanhã, no dia 21 de outubro.

           A história da Folha remonta ao ano de 1983, quando três jornalistas e um antigo funcionário da Telebrás da Paraíba, Cícero Cruz, fundam o jornal e publicam a 1ª edição da Folha, que nasceu de forma artesanal e foi impressa, pela primeira vez, em Manaus. O crescimento do jornal, que atualmente é o maior de nosso Estado, acompanhou o ideal de seus criadores, que, no primeiro editorial, escreveram: “nossa ideia é montar um jornal independente”.

           Quero cumprimentar e parabenizar todos os jornalistas, fotógrafos e funcionários desse importante jornal de Roraima, na figura de seu Diretor-Geral Getúlio Cruz e de sua Diretora Comercial Paula Cruz. Também quero fazer uma homenagem especial aos mais de noventa funcionários que tornam possível a circulação do jornal todos os dias.

           A Folha de Boa Vista merece ser homenageada aqui, da tribuna do Senado, porque é o veículo em atividade mais antigo da imprensa escrita de Roraima. Atualmente, circula com mais ou menos doze mil exemplares por dia.

           Hoje, a Folha de Boa Vista faz parte do Grupo Folha, que, além de ter o jornal, tem a FolhaWeb, a Rádio Folha AM 1020, a Editora Boa Vista, a Rádio Activa, em Santa Elena do Uairén e o Bureau de impressão EBV.

           Vou aproveitar para parabenizar também o Grupo Folha pelos seis anos da Rádio Folha AM 1020, completados no mesmo dia em que o jornal completa 26 anos.

           Quando nasceu, há 26 anos, ninguém poderia imaginar que a Folha de Boa Vista se tornaria parte de um grupo tão forte e influente no Estado de Roraima. A Folha, além de documentar fatos, faz parte da história do meu Estado. Por isso, quero dar os meus parabéns aos jornalistas pelo trabalho que desenvolvem, o que permite levar a notícia com imparcialidade até os cidadãos e cidadãs de Roraima.

           Senador Osvaldo Sobrinho, também quero parabenizar os fotógrafos que transmitem, através da câmera, o espírito e o sentimento da alma roraimense.

           Parabéns a todos os funcionários que ajudam a da Folha de Boa Vista a estar nas bancas de jornais e nas casas das pessoas bem cedinho, todos os dias.

           A Folha de Boa Vista é realmente um jornal necessário em Roraima. Este é o tema dela: “a Folha é um jornal necessário”. Não havia nenhum jornal quando ela foi fundada lá.

           Era isso que eu tinha a dizer, simplesmente, Senador Mão Santa.

           Muito obrigado pela oportunidade.

           Senador Claudino, obrigado também pela cessão da vez.


Modelo1 7/18/248:30



Este texto não substitui o publicado no DSF de 21/10/2009 - Página 53774