Discurso durante a 186ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Comemoração pelos 20 anos do de existência do Templo da Boa Vontade, em Brasília. (como Líder)

Autor
Sérgio Zambiasi (PTB - Partido Trabalhista Brasileiro/RS)
Nome completo: Sérgio Pedro Zambiasi
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Comemoração pelos 20 anos do de existência do Templo da Boa Vontade, em Brasília. (como Líder)
Publicação
Publicação no DSF de 22/10/2009 - Página 54018
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, TEMPLO, DISTRITO FEDERAL (DF), SEDE, SOLIDARIEDADE, PAZ, INTEGRAÇÃO, CRISTÃO, IMPORTANCIA, OBRA FILANTROPICA, ATENDIMENTO, POPULAÇÃO CARENTE, SAUDAÇÃO, TRABALHO, PRESIDENTE, COLABORADOR, LEGIÃO.

                          SENADO FEDERAL SF -

            SECRETARIA-GERAL DA MESA

            SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


           O SR. SÉRGIO ZAMBIASI (PTB - RS. Pela Liderança. Sem revisão do orador.) - Obrigado, Sr. Presidente.

           O SR. PRESIDENTE (João Pedro. Bloco/PT - AM) - Pelo Regimento, V. Exª dispõe de vinte minutos, mas não é obrigado a falar os vinte minutos.

           O SR. SÉRGIO ZAMBIASI (PTB - RS) - Vou tentar ser o mais breve possível, mas eu não poderia deixar, Sr. Presidente João Pedro, de registrar uma data muito importante não apenas para Brasília, mas também para o Brasil.

           Na realidade, este pronunciamento tem o objetivo de irmanar - e por que não - o Senado, todo o Senado, às inúmeras manifestações de júbilo pela comemoração do vigésimo aniversário do Templo da Boa Vontade, inaugurado no dia 21 de outubro de 1989, aqui, em Brasília, reportando-me, Senador João Pedro, às palavras pronunciadas naquela ocasião pelo grande comunicador José de Paiva Netto, Presidente da Legião da Boa Vontade.

           À época, ele afirmava:

O Templo da Boa Vontade cumpre esta histórica função no mundo: abrigar solidariamente em seu seio as ovelhas de Deus, exaustas de separatismo, sequiosas do estabelecimento do ecumenismo irrestrito e do ecumenismo total na terra. É uma renovação total do espírito religioso, filosófico, político, científico, econômico, artístico, até mesmo desportivo no mundo, verdadeiro renascimento espiritual. (...) mais importante que erguer um templo material é erigir o templo do Deus vivo nos corações humanos. Isto o faz a LBV desde os seus primórdios. Necessário tornara-se, porém, surgir um símbolo de congraçamento humano-espiritual, que há de guiar no terceiro milênio os homens no caminho da fraternidade. Por isso, aqui se encontra o Templo da Boa Vontade.

           Com efeito, a evidência maior dessa sede de congraçamento, de solidariedade e de espiritualidade que impulsiona homens e mulheres de todas as idades, raças, classes e credos é o grande número de pessoas que o visitam habitual ou ocasionalmente. Trata-se do monumento mais visitado de Brasília, tendo já recebido mais de 19 milhões de peregrinos e de turistas. É um número realmente impressionante.

           Ele se ergue majestoso na Quadra 915, lotes 75/76, da Asa Sul, Plano Piloto; magnífica pirâmide de sete faces, com 21 metros de altura por 28 de diâmetro, encimada por um prisma de puríssimo cristal.

           Tudo no seu projeto tem uma razão profunda de ser, unida a uma proposta irrestritamente ecumênica. Cada aspecto da obra foi estudado de forma meticulosa, transformando-a em um ponto de encontro da espiritualidade superior, da cultura, da arte, da ecologia e da ciência, ali harmonicamente dispostas de modo a inspirar os mais nobres sentimentos.

           Por isso, lá entrar é ser transportado para uma esfera de paz, sabedoria e bem-aventurança; é dispor-se a examinar, com tranquilidade e maturidade, a própria vida - tanto a vida que temos quanto aquela que queremos e devemos levar: uma vida mais fraterna, mais compassiva, mais aberta ao próximo, às suas necessidades e aos seus sofrimentos morais e carências materiais.

           Assim, de lá saímos com o espírito renovado e com uma vontade redobrada de realizar o ensinamento divino de amar ao próximo como a nós mesmos em todos os contextos que habitamos: o lar da família, o local de trabalho, a vizinhança, a comunidade, ou mesmo a arena ampla e plural da opinião pública.

           Assim, também podemos refletir e melhor aquilatar o significado e a relevância do trabalho do Presidente Paiva Netto, de seus colaboradores administrativos, da multidão de legionários da boa vontade que se dedicam de corpo e alma ao atendimento dos desvalidos (crianças, adolescentes, idosos, famílias necessitadas) nas obras da LBV espalhadas pelo País, de leste a oeste, de norte a sul.

           Seguramente, lá em Manaus, no seu Amazonas, Senador João Pedro. Até no meu Rio Grande do Sul, na minha Porto Alegre. Aliás, foi ali na região metropolitana que o Presidente Paiva Netto escolheu para residir, para morar e para viver, na simpática e bela cidade de Glorinha, rumo ao litoral gaúcho. Lá existe uma das grandes obras sociais da LBV no Sul do País. E lá mora o cidadão Paiva Netto, o que muito orgulha, seguramente, todos nós, gaúchos. Fomos escolhidos para ser o seu endereço, o endereço da sua família e um dos endereços dessa belíssima obra.

           Cabe aqui reconhecer também a colaboração da equipe de jornalistas e outros profissionais da mídia escrita, falada e televisada que operam o sistema de comunicação da LBV.

           Presidente João Pedro, não por acaso, 21 de outubro é também o Dia do Ecumenismo - isto é, do amor sem fronteiras -, aqui em Brasília. A comemoração se deve à iniciativa do então Deputado Distrital (hoje Deputado Federal) Rodrigo Rollemberg, destinada a comemorar o décimo aniversário do Templo da Boa Vontade, em 1999.

           De lá para cá, seu exemplo frutificou e outras unidades da Federação, como São Paulo, Rio e Mato Grosso passaram também a celebrá-lo oficialmente.

           Olhem que bela ideia para se executar em todo o Brasil, em todas as unidades da Federação!

           Que esta data e que o exemplo deixado pelo saudoso fundador da LBV, Alziro Zarur, seguido pelo seu ilustre sucessor, Dr. Paiva Netto, e vivenciado no cotidiano de caridade, de solidariedade e de inclusão social protagonizado pelos legionários da boa vontade Brasil afora, que essas ações e que esse trabalho nos inspirem agora e para sempre.

           Era o que tinha a comunicar, Presidente João Pedro.

           Parabéns, mais uma vez, a todos os legionários da LBV!

           Muito obrigado.


Modelo1 5/7/242:23



Este texto não substitui o publicado no DSF de 22/10/2009 - Página 54018