Discurso durante a 186ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Homenagem pelo transcurso dos 63 anos de existência do Serviço Social da Indústria - SESI.

Autor
Romero Jucá (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/RR)
Nome completo: Romero Jucá Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM. POLITICA SOCIAL.:
  • Homenagem pelo transcurso dos 63 anos de existência do Serviço Social da Indústria - SESI.
Publicação
Publicação no DSF de 22/10/2009 - Página 54066
Assunto
Outros > HOMENAGEM. POLITICA SOCIAL.
Indexação
  • HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, SERVIÇO SOCIAL DA INDUSTRIA (SESI), ELOGIO, TRABALHO, MELHORIA, QUALIDADE DE VIDA, TRABALHADOR, INDUSTRIA, FAMILIA, PRESTAÇÃO DE SERVIÇO, AREA, SAUDE, EDUCAÇÃO, ESPORTE, LAZER, CULTURA, NUTRIÇÃO, PROMOÇÃO, CIDADANIA, IMPORTANCIA, CRIAÇÃO, CONFEDERAÇÃO NACIONAL DA INDUSTRIA (CNI), PROGRAMA, INCENTIVO, CRIANÇA, ADULTO, MODERNIZAÇÃO, METODOLOGIA, ENSINO, FILHO, EMPREGADO, IMPLEMENTAÇÃO, PARCERIA, SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL (SENAI), QUALIFICAÇÃO, FORMAÇÃO PROFISSIONAL, AUMENTO, OPORTUNIDADE, MERCADO DE TRABALHO.

                          SENADO FEDERAL SF -

            SECRETARIA-GERAL DA MESA

            SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


            O SR. ROMERO JUCÁ (PMDB - RR. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, o Serviço Social da Indústria (Sesi) foi criado no dia 1º de julho de 1946, inspirado nos princípios da solidariedade social, como entidade de direito privado, mantida e administrada pela indústria.

            Nesses 63 anos de existência o Sesi nunca se afastou de sua missão institucional de melhorar as condições de vida do trabalhador da indústria e seus familiares, com a prestação de serviços nas áreas de saúde, educação, esporte, lazer, cultura, nutrição e promoção da cidadania.

            O que atualmente é apresentado como novidade no mundo empresarial - a responsabilidade social e a prestação de importantes serviços à comunidade - já vem sendo praticado por nossos empresários desde 1946, quando da criação do Sesi, com a inspiração e o estímulo de grandes líderes empresariais, como Roberto Simonsen e Euvaldo Lodi.

            Ao longo desses 63 anos, o Sesi tem formado empreendedores, cidadãos criativos, socialmente responsáveis, com responsabilidade ambiental e tem contribuído para a qualificação de nossos recursos humanos.

            Sabemos que a educação é o fator estratégico mais importante para a elevação dos níveis de produção e produtividade da indústria moderna.

            No mundo cada vez mais competitivo em que vivemos, a sobrevivência empresarial está fortemente correlacionada com a inovação, a criatividade, a especialização, combinadas com recursos financeiros e capital social.

            Para atender essa demanda a Confederação Nacional da Indústria (CNI) instituiu o programa “Educação para a Nova Indústria”, com investimentos superiores a 10 bilhões de reais.

            O Sesi trabalha com a educação infantil, o ensino fundamental e educação de adultos, adotando metodologias inovadoras oferece ensino qualificado para os filhos dos trabalhadores na indústria e para toda a comunidade.

            O Sesi trabalha em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) em um programa denominado Educação para a Nova Indústria, que representa um desafio para aumentar a oferta de oportunidades para a formação de profissionais, de acordo com o Mapa Estratégico da Indústria 2007-2015.

            O Sesi tem como objetivos aliar educação, saúde, cultura, lazer, esporte e qualidade vida, para garantir ao trabalhador da indústria e à sua família cidadania, dignidade e melhores condições de vida e trabalho que contribua para nosso desenvolvimento econômico e social, com respeito ao meio ambiente.

            O Sesi investe permanentemente na educação, formação e qualificação de crianças, jovens e adultos, tendo como princípios diretores a flexibilidade, a criatividade, o empreendedorismo e a inovação.

            Devemos ressaltar alguns pontos que significam resultados importantes e concretos:

            35.293 matrículas em educação infantil;

            167.801 matrículas em ensino fundamental;

            179.062 matrículas em Ensino Médio;

            265.339 matrículas em educação do trabalho;

            892.745 matrículas em educação continuada, presencial e a distância.

            O jornal O Estado de São Paulo, edição de 01 de abril de 2008, publicou artigo do professor José Pastore, um dos maiores especialistas nas áreas do emprego e do ensino profissional, em que ele afirma: “Acompanho o ensino profissional no Brasil há quase 50 anos. Em 1960 realizei minha primeira pesquisa sobre o SENAI e de lá para cá nunca parei de estudar o assunto. Descobri que um dos mais preciosos ativos do SENAI é o seu capital social.

            O capital social é o conjunto de valores, atitudes, hábitos e comportamentos que dão personalidade às instituições. Entram aí o zelo, a disciplina, a organização, a pontualidade, a cordialidade, o respeito pelos professores, o comprometimento, a responsabilidade, o amor pelo bem-feito, a obsessão por aprender e o vírus da curiosidade - tudo o que falta na maioria das escolas públicas”.

            Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, desejo congratular-me com o Presidente da Confederação Nacional da Indústria e Diretor do Departamento Nacional do Serviço Social da Indústria, Deputado Armando Monteiro, por sua eficiente gestão à frente do Sesi.

            O Relatório Anual 2008 do Sesi representa uma prestação de contas das realizações sociais, conforme os princípios de ética e transparência que norteiam essa entidade de grande importância para nosso desenvolvimento industrial.

            Os objetivos traçados no Mapa Estratégico do Sistema Sesi e os resultados alcançados demonstram de maneira transparente o papel e o cumprimento da missão de promover a qualidade de vida do trabalhador e de seus dependentes, nas áreas de educação, saúde e lazer.

            Compete ainda ao Sesi, como agente de serviço social da indústria, estimular a gestão socialmente responsável da empresa industrial, com o objetivo de o trabalhador receber serviços e benefícios necessários para um melhor desempenho, como profissional e como cidadão.

            Gostaria de encerrar este meu pronunciamento com as palavras do Presidente da Confederação Nacional da Indústria, Deputado Armando Monteiro Neto: Após amplo debate na mídia, que culminou com um acordo firmado entre o Sistema Indústria e o Governo Federal, através do Ministério da Educação, do Ministério do Trabalho e Emprego e do Ministério da Fazenda, reforçaram-se significativamente o papel do SESI no campo educacional e o reconhecimento da conveniência do modelo de governança sabiamente instituído há mais de 60 anos para o SESI e outras entidades do “Sistema S”.

            Com esse acordo o Sesi irá ampliar a destinação de sua receita líquida, para a criação de vagas gratuitas de educação básica e continuada. Isso significa maior acesso dos brasileiros à educação e cultura e a confirmação da missão social da entidade, que foi criada com forte apelo social e de solidariedade.

            Desejo, neste momento, os melhores votos de grandes realizações ao Presidente Armando Monteiro Neto e a toda a sua equipe de colaboradores, com a certeza de que o Brasil continuará a receber muitos benefícios dessa importante entidade que tanto tem contribuído para nosso desenvolvimento econômico e social.

            Muito obrigado.


Modelo1 5/8/248:41



Este texto não substitui o publicado no DSF de 22/10/2009 - Página 54066