Discurso durante a 163ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Apoia a providência sugerida pelo Senador José Agripino e conclama a Casa a travar o grande debate de uma nova pactuação federativa.

Autor
Arthur Virgílio (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/AM)
Nome completo: Arthur Virgílio do Carmo Ribeiro Neto
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL.:
  • Apoia a providência sugerida pelo Senador José Agripino e conclama a Casa a travar o grande debate de uma nova pactuação federativa.
Publicação
Publicação no DSF de 24/09/2009 - Página 46742
Assunto
Outros > ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL.
Indexação
  • COBRANÇA, CUMPRIMENTO, COMPROMISSO, GOVERNO FEDERAL, CONGRESSO NACIONAL, TOTAL, RECURSOS, MUNICIPIOS, EXPECTATIVA, GOVERNADOR, RESSARCIMENTO, PREFEITURA, PERDA, IMPOSTO SOBRE CIRCULAÇÃO DE MERCADORIAS E SERVIÇOS (ICMS).
  • NECESSIDADE, REVISÃO, PACTO, FEDERAÇÃO, DISTRIBUIÇÃO, RECEITA, FUNDO DE PARTICIPAÇÃO DOS MUNICIPIOS (FPM), OBJETIVO, VIABILIDADE, GOVERNO MUNICIPAL, PROTESTO, SITUAÇÃO, PREFEITO, ATUALIDADE.

            O SR. ARTHUR VIRGÍLIO (PSDB - AM. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, de maneira bastante breve, eu entendo que o Governo precisa cumprir a palavra que empenha, e a sessão de amanhã, do Congresso, será exclusivamente para esse fim. Essa é uma boa medida, embora paliativa. Acredito que os Governadores deveriam também ressarcir as prefeituras pelas perdas de ICMS. Agora, o que se impõe mesmo é um novo pacto federativo, porque é absurdo que as prefeituras fiquem com apenas 17% do FPM e apenas 25% do ICMS. Isso obriga os prefeitos, sobretudo aqueles das cidades menores, a ficarem eternamente de pires nas mãos, inclusive com reflexos lamentáveis de dependência política. Está na hora de se mexer nisso.

            Por isso, entendo que a providência sugerida pelo Senador Agripino e secundada por todos nós, líderes partidários, é muito boa, ela dá o instrumento para o Governo resgatar o segundo bilhão. E que venha a terceira, que venha a quarta, que venha a décima medida provisória, até o final do ano, de modo a que pelo menos a arrecadação de 2009, em relação ao FPM, não seja menor do que a de 2008, o que já é uma perda para os Municípios, mas é melhor do que nós ficarmos pura e simplesmente com o prejuízo que a crise causou em 2009. Mas o grande debate que a Casa precisaria travar seria em torno de uma nova pactuação federativa, porque os Municípios são, de fato, os primos pobres da Nação brasileira, Sr. Presidente.

            Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 24/09/2009 - Página 46742