Discurso durante a 188ª Sessão Especial, no Senado Federal

Homenagem póstuma ao Ex-Governador e Ex-Senador Gilberto Mestrinho, falecido no dia 19 de julho deste ano, em Manaus-AM.

Autor
Garibaldi Alves Filho (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/RN)
Nome completo: Garibaldi Alves Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Homenagem póstuma ao Ex-Governador e Ex-Senador Gilberto Mestrinho, falecido no dia 19 de julho deste ano, em Manaus-AM.
Publicação
Publicação no DSF de 28/10/2009 - Página 54473
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, GILBERTO MESTRINHO, EX SENADOR, EX GOVERNADOR, ESTADO DO AMAZONAS (AM), ELOGIO, VIDA PUBLICA, DEFESA, REGIÃO AMAZONICA.

                          SENADO FEDERAL SF -

            SECRETARIA-GERAL DA MESA

            SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


            O SR. GARIBALDI ALVES FILHO (PMDB - RN. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Não, Sr. Presidente, quero apenas prestar um depoimento singelo. Eu queria ter manifestado isso no decorrer do discurso do Senador Renan Calheiros, que é o Líder da Bancada do PMDB, Bancada que o Senador Gilberto Mestrinho tanto honrou e integrou.

            Eu queria dizer o que todos os outros já disseram. Posso ser repetitivo, posso ser cansativo, mas quero dizer do meu carinho, do meu apreço, do apreço que eu tinha pela figura de Gilberto Mestrinho, que também foi meu conselheiro. Também o procurei em determinados momentos para ouvir uma palavra sua de orientação, e ele sempre me deu essa palavra, com extremo cuidado. Eu sentia que ele, realmente, queria nos orientar da melhor maneira.

            Depois, tive contato aqui com seu filho, o João Thomé, que foi um Senador que também defendeu as causas da Amazônia com a maior legitimidade, com a maior vibração e, eu diria até, com a maior empolgação.

            O que eu gostava de ver em Gilberto Mestrinho era justamente como ele se transformava quando falava sobre a Amazônia, quando ele defendia o que sabia que era melhor para a economia brasileira.

            O depoimento do Senador Arthur Virgílio foi completo, foi um roteiro de vida do Senador Gilberto Mestrinho que completou para mim a biografia dele. Eu tinha o retrato dele no plenário do Senado, e o depoimento do Senador Arthur Virgílio fez juntar aquilo que eu sabia àquilo que eu não sabia. Tudo aquilo que eu sabia ficou ainda menor diante do que eu soube da vida dele, só fez engrandecer o que eu sabia sobre ele.

            Então, como a vida pública tem um sentido muito passageiro, como não há um sentimento de perenidade, como aqui já estamos preocupados com a próxima eleição, nada melhor do que lembrar um homem que por aqui passou, que deixou tantos ensinamentos e que não foi esquecido.

            Realmente, emocionei-me ao saber do seu falecimento e, ainda hoje, não perdoo a mim mesmo não ter chegado a Manaus para dizer como todos os amazonenses disseram: “Obrigado, Gilberto Mestrinho, muito obrigado”. (Palmas.)


Modelo1 5/20/2412:47



Este texto não substitui o publicado no DSF de 28/10/2009 - Página 54473