Discurso durante a 188ª Sessão Especial, no Senado Federal

Homenagem póstuma ao Ex-Governador e Ex-Senador Gilberto Mestrinho, falecido no dia 19 de julho deste ano, em Manaus-AM.

Autor
João Pedro (PT - Partido dos Trabalhadores/AM)
Nome completo: João Pedro Gonçalves da Costa
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Homenagem póstuma ao Ex-Governador e Ex-Senador Gilberto Mestrinho, falecido no dia 19 de julho deste ano, em Manaus-AM.
Publicação
Publicação no DSF de 28/10/2009 - Página 54473
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, GILBERTO MESTRINHO, EX SENADOR, EX GOVERNADOR, ESTADO DO AMAZONAS (AM), APRESENTAÇÃO, PESAMES, FAMILIA, ELOGIO, VIDA PUBLICA, DEFESA, REGIÃO AMAZONICA.

                          SENADO FEDERAL SF -

            SECRETARIA-GERAL DA MESA

            SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


            O SR. JOÃO PEDRO (Bloco/PT - AM. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Presidente Arthur Virgílio, Senador autor do requerimento desta homenagem póstuma; familiares do Governador, Senador e dirigente político nacional - porque o Gilberto era um dirigente político do PMDB em nível nacional, uma figura nacional -; Deputados Federais que estão aqui, Deputada Rebecca, Deputado Lupércio; os dois juízes da nossa terra, Dr. Yedo Simões, que é Desembargador, e o Juiz Elci; empresário Paulo Girard, que está aqui; Miguel Bianco, que é dirigente do PMDB no Estado, Deputado; meu companheiro João Thomé, companheiro de caminhada de muito tempo; Luís Costa, uma figura importante nesse processo junto ao Governador Gilberto Mestrinho; enfim, eu quero dizer da minha alegria de participar desta justa homenagem a um dirigente político.

            Falar de Gilberto é falar das polêmicas; e, como homem público, ninguém está distante da polêmica. Não precisamos falar aqui da concordância. A divergência faz também um grande homem público.

            Eu quero me associar e pedir desculpas porque está marcado um horário para um debate com dirigentes do PSDB sobre o Mercosul, sobre a adesão da Venezuela ao Mercosul. É um horário na televisão e eu vou ter que sair. E eu espero que o Governador Gilberto Mestrinho, Senador que fez, enquanto vivo, muitas obras importantes no Estado e pelo Brasil, agora, lá de cima, ele possa fazer com que se ilumine o Senado para a adesão da Venezuela ao Mercosul.

            Quero dar parabéns à Leila, à Maria, que são pessoas importantes e que compõem a família de Gilberto Mestrinho. Por sinal, a família de Gilberto Mestrinho não são só os nove filhos, mas é uma família imensa, a família dos amazonenses, de homens e mulheres. É uma referência. Mais que um ex-Governador, foi um homem do Brasil, que fez a polêmica, que governou, que teve opiniões, que fez muito - e fez muito pelos pobres. Isso é preciso ser dito.

            Quero também dar um abraço ao filho Luís Carlos Mestrinho, que está aqui conosco nesta sessão.

            Enfim, o Amazonas está de parabéns pela memória de um grande político. Quero parabenizar todos que estão aqui, no Senado, construindo esta sessão, fazendo esta reflexão a respeito de um político que fez muito, aqui na Casa, como Relator do Orçamento, como Senador, defendendo a Amazônia, os interesses do Amazonas. Ele foi intrépido; Gilberto foi intrépido na defesa do Amazonas.

            João Thomé, você é um dirigente, um herdeiro, tem muito do Gilberto, pela sensibilidade de fazer política, de sonhar e de ter utopias. Quero dar um abraço a todos os familiares, aos dirigentes que estão aqui, empresários, políticos do Amazonas. Um abraço muito especial a você, com quem tenho uma convivência lá dos anos 80. O primeiro clássico do marxismo quem me deu foi você. Isso não é feio, não; isso é bonito, porque você é um homem de idéias e um homem que pensa o mundo. Parabéns, João!

            Obrigado, Senador.


Modelo1 8/18/248:24



Este texto não substitui o publicado no DSF de 28/10/2009 - Página 54473