Discurso durante a 169ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Voto de pesar pelo falecimento do ex-Senador Alberto Silva.

Autor
Garibaldi Alves Filho (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/RN)
Nome completo: Garibaldi Alves Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM. ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL. PESCA.:
  • Voto de pesar pelo falecimento do ex-Senador Alberto Silva.
Publicação
Publicação no DSF de 30/09/2009 - Página 47722
Assunto
Outros > HOMENAGEM. ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL. PESCA.
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, ALBERTO SILVA, DEPUTADO FEDERAL, EX SENADOR, EX GOVERNADOR, ESTADO DO PIAUI (PI), ELOGIO, VIDA PUBLICA.
  • SOLIDARIEDADE, LIDERANÇA, UNIÃO, APROVAÇÃO, CREDITOS, COMPENSAÇÃO, PERDA, MUNICIPIOS, REGISTRO, VISITA, ORADOR, INTERIOR, ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (RN), DEPOIMENTO, PREFEITO, FALENCIA, FINANÇAS, NECESSIDADE, APRECIAÇÃO, CAMARA DOS DEPUTADOS, PROJETO, REORGANIZAÇÃO, PAGAMENTO, PRECATORIO, DEFESA, BUSCA, SOLUÇÃO, DEBITOS, PREVIDENCIA SOCIAL.
  • ANUNCIO, REUNIÃO, COMISSÃO, SENADO, DEBATE, PROBLEMA, EXPORTAÇÃO, PESCADO, PARTICIPAÇÃO, REPRESENTANTE, EMPRESA, PESCA, PESCADOR ARTESANAL.

            O Sr. Garibaldi Alves Filho (PMDB - RN. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, eu também não poderia deixar de trazer a minha palavra de pesar pelo falecimento do ex-Senador Alberto Silva, ex-Governador, ex-Deputado Federal, homem nascido no Piauí e fiel às suas origens. Veio como Senador e teve aqui um desempenho que mereceu a minha admiração e a admiração de todos aqueles que conviveram com ele por duas legislaturas. Como Governador do Estado, temos notícia do seu arrojo, da inovação com que ele encarou o desafio de governar o Piauí, realizando obras que perpetuaram a sua passagem pela vida política do seu Estado.

            Alberto Silva está sendo sepultado no dia de hoje, e creio que o povo do Piauí está se despedindo dele com muita comoção.

            Daí por que quero deixar esta palavra aqui, ao mesmo tempo em que dou o meu apoio às Lideranças partidárias quando resolvem se unir no sentido de aprovar aqui o crédito para a recomposição das finanças dos Municípios. Quem tem viajado ao interior dos seus Estados - e todos aqui viajam - sabe muito bem o drama por que passam esses Municípios.

            Estive, domingo, no Município de São Vicente. Lá, o Prefeito resolveu, durante dois dias, fechar as portas da Prefeitura, em uma manifestação de caráter simbólico pelos problemas que a sua Prefeitura está enfrentando. A mesma coisa encontrei no Município de São José do Seridó, antes do Município de Equador, que fica na linha de fronteira entre o Estado do Rio Grande do Norte e o Estado da Paraíba, do Senador Efraim e do Senador Cícero Lucena aqui presentes.

            Todos deram o mesmo depoimento. Conversei também com o Prefeito de Currais Novos, que se mostrou também, não diria nem preocupado, e sim, alarmado com essa situação das finanças dos Municípios.

            Há outras soluções que precisam ser adotadas. A Câmara dos Deputados precisa aprovar o projeto que reorganiza o pagamento dos precatórios. O problema da Previdência precisa ser equacionado, precisa haver um acordo com relação a esses débitos, porque se esgotaram as medidas que foram tomadas e o problema não foi resolvido.

            Então, Senador Jefferson Praia, agradecendo a compreensão de V. Exª, porque, até mesmo pela ordem, nós não poderíamos estar fazendo estes discursos, quero dizer que, hoje à tarde, também trataremos de um problema numa reunião no local onde se reúne a Comissão de Assuntos Econômicos, para tratar do problema da exportação do pescado. Essa reunião trouxe a Brasília não apenas aqueles da pesca empresarial, mas também aqueles da pesca artesanal.

            Agradeço a V. Exª.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 30/09/2009 - Página 47722