Discurso durante a 200ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Registro da matéria intitulada "Empreendedorismo - Cenário favorece a Economia do País", publicada no jornal Diário do Comércio, edição de 28 de outubro corrente.

Autor
Eduardo Azeredo (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/MG)
Nome completo: Eduardo Brandão de Azeredo
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
CONCESSÃO HONORIFICA. GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO. :
  • Registro da matéria intitulada "Empreendedorismo - Cenário favorece a Economia do País", publicada no jornal Diário do Comércio, edição de 28 de outubro corrente.
Publicação
Publicação no DSF de 31/10/2009 - Página 56359
Assunto
Outros > CONCESSÃO HONORIFICA. GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO.
Indexação
  • SOLICITAÇÃO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, ARTIGO DE IMPRENSA, JORNAL, DIARIO DO COMERCIO, ESTADO DE MINAS GERAIS (MG), COBERTURA, SOLENIDADE, PREMIO, EMPRESARIO, REGISTRO, DISCURSO, DEFESA, OPORTUNIDADE, BRASIL, APROVEITAMENTO, PERIODO, POSTERIORIDADE, CRISE, QUESTIONAMENTO, GOVERNO FEDERAL, INTERFERENCIA, AGENCIA NACIONAL, DISPUTA, INICIATIVA PRIVADA, CRITICA, MOVIMENTAÇÃO, NATUREZA SOCIAL, ESPECIFICAÇÃO, SEM-TERRA, DESTRUIÇÃO, PROPRIEDADE PARTICULAR.

                          SENADO FEDERAL SF -

            SECRETARIA-GERAL DA MESA

            SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


            O SR. EDUARDO AZEREDO (PSDB - MG. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, ocupo a tribuna neste momento para registrar a matéria intitulada “Empreendedorismo - Cenário favorece a Economia do País” publicada no Jornal “Diário do Comércio”, edição de 28 do corrente. Elaborada pela reportagem local em Belo Horizonte, traz a cobertura da efeméride da entrega do “Prêmio José Costa”, jornalista fundador do referido jornal, a personalidades de destaque na sociedade civil. Em seguida transcreve na íntegra o discurso do empresário Salim Mattar, escolhido para falar em nome de todos os homenageados.

            Algumas afirmações do empresário destaque chamaram nossa atenção como “No ambiente de negócios em que vivemos hoje, podemos dizer que somos privilegiados. O mundo, depois da crise que eclodiu em setembro do ano passado, é absolutamente diferente. Esta é a nossa chance. E este governo teve a seu favor a brisa fresca internacional dos últimos anos.”

            Manifesta preocupação quanto aos últimos acontecimentos no campo: “Também me preocupa, neste momento em que este país é aplaudido pelo mundo inteiro, a baderna provocada por movimentos sociais como o MST, destruindo propriedades privadas. Isto é absolutamente inaceitável e as nossas autoridades simplesmente permitem que isto aconteça.”

            E caminha para o encerramento lembrando da ameaça de retrocesso por parte do governo federal, que vem acenando com a volta da estatização, dizendo: “Nós não queremos o governo como competidor. Nós queremos o governo como indutor dos negócios da iniciativa privada.” E logo adiante afirma: ”O governo destruiu as agências reguladoras. Nós queremos que as agências reguladoras funcionem e não fiquem à mercê do Executivo. Nós não queremos que o governo se meta na iniciativa privada querendo derrubar o Presidente da Vale. Achamos que isto não é ético.”

            Sr. Presidente, por entender relevante para o País, requeiro que a matéria acima citada seja considerado parte integrante deste pronunciamento, sendo assim inserida nos anais do Senado Federal.

            Era o que tinha dizer.

            Muito obrigado!

 

*********************************************************************************

DOCUMENTO A QUE SE REFERE O SR. SENADOR EDUARDO AZEREDO EM SEU PRONUNCIAMENTO.

(Inserido nos termos do art. 210, inciso I e § 2º, do Regimento Interno.)

*********************************************************************************

Matéria referida:

“Empreendedorismo - Cenário favorece a Economia do País”.


Modelo1 11/25/244:12



Este texto não substitui o publicado no DSF de 31/10/2009 - Página 56359