Discurso durante a 190ª Sessão Especial, no Senado Federal

Comemoração do centenário de criação do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas - DNOCS.

Autor
Tasso Jereissati (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/CE)
Nome completo: Tasso Ribeiro Jereissati
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM. DESENVOLVIMENTO REGIONAL.:
  • Comemoração do centenário de criação do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas - DNOCS.
Publicação
Publicação no DSF de 29/10/2009 - Página 55232
Assunto
Outros > HOMENAGEM. DESENVOLVIMENTO REGIONAL.
Indexação
  • HOMENAGEM, CENTENARIO, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, DEPARTAMENTO NACIONAL DE OBRAS CONTRA AS SECAS (DNOCS), RECONHECIMENTO, IMPORTANCIA, TRABALHO, PLANEJAMENTO, GESTÃO, RECURSOS HIDRICOS, BENEFICIO, REGIÃO NORDESTE, CONGRATULAÇÕES, SERVIDOR.
  • DEFESA, NECESSIDADE, INTEGRAÇÃO, GESTÃO, RECURSOS HIDRICOS, REGIÃO NORDESTE, IMPEDIMENTO, ISOLAMENTO, ESTADOS.

                          SENADO FEDERAL SF -

            SECRETARIA-GERAL DA MESA

            SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


            O SR. TASSO JEREISSATI (PSDB - CE. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, senhores componentes da Mesa, senhores funcionários do Dnocs, demais presentes, minhas senhoras, meus senhores, eu queria fazer uma rápida saudação a todos aqueles que fazem e fizeram a história do Dnocs, uma história tão rica de acontecimentos e tão determinante na história do nosso Estado, o Estado do Ceará, e da Região Nordeste de uma maneira geral.

            Eu queria pedir desculpas, porque estava gravando um programa de televisão e nós aqui temos também a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania, na qual sou Relator de uma matéria.

            Por essa razão, cheguei atrasado. Mas não poderia deixar de passar aqui para fazer esta saudação, dizer do orgulho que nós temos de tudo aquilo que o Dnocs fez pela nossa Região basicamente na história da gestão de recursos hídricos.

            O que seria da nossa Região e do meu Estado do Ceará se não fossem as obras, o planejamento e o conhecimento que o Dnocs trouxe sobre questão hídrica para toda a região?

            Grandes cabeças, grandes pensamentos, grandes fundamentos fizeram toda a gestão de recursos hídricos da nossa Região. O planejamento de novas barragens, arquitetura, engenharia, cálculo de barragens não só fizeram acontecer as obras do Dnocs, mas contribuíram decisivamente para a formação do banco de conhecimentos que nós temos hoje sobre essa questão.

            O momento é mais do que oportuno. Existe a necessidade, mais do que nunca, de uma integração entre a gestão dos recursos hídricos dentro de todo o Nordeste brasileiro. A transposição do rio São Francisco torna essa integração fundamental.

            O Dnocs, a meu ver, tem um papel fundamental a desempenhar nessa questão e, portanto, no futuro da gestão dos recursos hídricos em todo o Nordeste, que não pode mais ficar isolada em Estado a Estado.

            Nós temos já há algum tempo no nosso Estado, o Ceará, o nosso próprio modelo de gestão, mas, a partir do São Francisco e de outras prováveis, possíveis e eventuais transposições que venham a ser feitas, há necessidade de termos a visão global do Nordeste como um todo, de uma gestão só, que possa integrar e complementar todo esse conhecimento que o Dnocs acumulou ao longo desses anos.

            Por isso, queria deixar aqui os nossos parabéns, as nossas congratulações a todos aqueles que fizeram a história desse tão importante órgão e também dizer a todos os senhores que nós, como cearenses, somos orgulhosos dessa instituição que agora completa 100 anos.

            Muito obrigado.

            Parabéns ao Dnocs. (Palmas.)


Modelo1 5/5/242:49



Este texto não substitui o publicado no DSF de 29/10/2009 - Página 55232