Pronunciamento de Arthur Virgílio em 28/10/2009
Discurso durante a 198ª Sessão Deliberativa Extraordinária, no Senado Federal
Recuperação do Pólo Industrial de Manaus.
- Autor
- Arthur Virgílio (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/AM)
- Nome completo: Arthur Virgílio do Carmo Ribeiro Neto
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
POLITICA INDUSTRIAL.:
- Recuperação do Pólo Industrial de Manaus.
- Publicação
- Publicação no DSF de 29/10/2009 - Página 55643
- Assunto
- Outros > POLITICA INDUSTRIAL.
- Indexação
-
- REGISTRO, IMPORTANCIA, RECUPERAÇÃO, POLO INDUSTRIAL, MUNICIPIO, MANAUS (AM), ESTADO DO AMAZONAS (AM), POSTERIORIDADE, CRISE, MUNDO, RETOMADA, PRODUÇÃO, INCLUSÃO, MOTOCICLETA, INSTALAÇÃO, FABRICA, INDUSTRIA AUTOMOBILISTICA, PAIS ESTRANGEIRO, CHINA, AUMENTO, NUMERO, EMPREGO.
SENADO FEDERAL SF -
SECRETARIA-GERAL DA MESA SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA |
O SR. ARTHUR VIRGÍLIO (PSDB - AM. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, encaminho à Mesa curto pronunciamento em que registro a recuperação do Polo Industrial de Manaus no tocante aos seus polos de duas rodas. E, por outro lado, volto a repisar - e é muito bom fazer isso ainda na presença do Senador Romero Jucá -: o que precisamos arrancar, que é o retorno do privilégio - hoje, eu espero e tenho certeza que momentaneamente cassados - ao polo de bicicletas e de motocicletas no Polo de Manaus.
Isso gera emprego, a competitividade tem que ser mantida. Há uma agregação de valor industrial tecnológico muito grande e nacional, muito grande em empresas como Yamaha, como Honda. A Honda nem se beneficia praticamente dos 17% de isenção do Imposto de Importação, porque ela não importa nada. É tudo fabricado no Brasil, e 60% disso, fabricado no Amazonas. As pessoas que pensam que aquilo é um polo de maquiagem estão muito enganadas.
Então, Sr. Presidente, eu peço que seja acolhido na íntegra esse pronunciamento que eu havia composto ainda sem ter tido a surpresa de que privilégios iam ser cassados hoje. Mas confio, como confia o Senador João Pedro e sei que confia o Senador Romero Jucá, que, na Medida Provisória nº 470, isso será reposto, porque não podemos nos conformar com algo que cheire, na hora em que se imagine que se está saindo da crise, a desemprego para o Polo Industrial de Manaus. Não posso aceitar isso.
Portanto, encaminho esse pronunciamento, Sr. Presidente.
E temos uma lista de propostas que ainda podem ser votadas hoje: inúmeros requerimentos, alguns projetos; enfim, eu creio que terminou sendo uma sessão, ou melhor, um grupo de sessões muito produtivo.
Muito obrigado, Sr. Presidente.
************************************************************************************************
SEGUE, NA ÍNTEGRA, DISCURSO DO SR. SENADOR ARTHUR VIRGÍLIO.
************************************************************************************************
O SR. ARTHUR VIRGÍLIO (PSDB - AM. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, o Polo Industrial de Manaus, de forte presença nas linhas de produtos elétricos, eletrônicos e domésticos, destaca-se também como principal centro produtor do segmento de duas rodas. Ali são produzidas as melhores motocicletas do Brasil, com elevado percentual de nacionalização.
O PIM atravessou a crise global e desponta agora fortemente na recuperação, com a retomada da produção, com sucessivos anúncios de novos empreendimentos.
Agora, por exemplo, chega a informação da presença em Manaus de uma das maiores montadoras de veículos da China, a Hafei Auto.
Esse grupo, pela empresa que o representa no Brasil - a Effa Motors -acaba de anunciar que, a partir de 2010, passará a montar vans, furgões e picapes.
O anúncio informa que o investimento em Manas é da ordem de US$10 milhões, com uma fábrica situada numa área de 8 mil metros quadrados, gerando 200 empregos diretos em Manaus.
A empresa vai apenas montar os veículos, pelo regime CDK, que é o Complete Knocked Down. Ou seja, os veículos, a partir do próximo ano, serão apenas montado.
Como começo, é razoável. Só espero que a empresa amplie sua base no PIM e, seguindo o exemplo de outros empreendimentos, todos vitoriosos, passe em breve a produzir os veículos em Manaus, sem se limitar apenas a sua montagem.
No passado, Manaus teve exemplos assemelhados, que não prosperaram exatamente porque em Manaus eram apenas montados veículos parecidos com os que agora a Effa pretende montar no Pólo Industrial.
Formulo votos de êxito, esperando, repito, que a iniciativa se amplie, sem se limitar a uma mera linha de montagem.
Era o que eu tinha a dizer.
Muito obrigado.
Modelo1 1/12/253:44