Discurso durante a 199ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Celebração dos 76 anos da cidade de Goiânia, no dia 24 de outubro. Defesa da construção do metrô em Goiânia.

Autor
Marconi Perillo (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/GO)
Nome completo: Marconi Ferreira Perillo Júnior
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM. POLITICA DE TRANSPORTES.:
  • Celebração dos 76 anos da cidade de Goiânia, no dia 24 de outubro. Defesa da construção do metrô em Goiânia.
Aparteantes
Gerson Camata.
Publicação
Publicação no DSF de 30/10/2009 - Página 55922
Assunto
Outros > HOMENAGEM. POLITICA DE TRANSPORTES.
Indexação
  • HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, CAPITAL DE ESTADO, ESTADO DE GOIAS (GO), CONGRATULAÇÕES, POPULAÇÃO, ELOGIO, QUALIDADE, RELEVANCIA, MUNICIPIO, DESENVOLVIMENTO REGIONAL, REGISTRO, HISTORIA.
  • DEFESA, IMPORTANCIA, CONSTRUÇÃO, METRO, CAPITAL DE ESTADO, ESTADO DE GOIAS (GO), PREVISÃO, MELHORIA, TRANSPORTE COLETIVO URBANO, QUALIDADE DE VIDA, USUARIO, MODERNIZAÇÃO, MUNICIPIO, SOLICITAÇÃO, APOIO, GOVERNO FEDERAL, JUSTIFICAÇÃO, PROJETO DE LEI, AUTORIA, ORADOR, AUTORIZAÇÃO, OBRA PUBLICA.

                          SENADO FEDERAL SF -

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            SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


            O SR. MARCONI PERILLO (PSDB - GO. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Obrigado, querido Senador Mão Santa, nosso Presidente, Srªs e Srs. Senadores, no dia 24 de outubro passado, Goiânia, nossa capital, completou 76 anos. E não poderíamos deixar de, mais uma vez, já que o fiz na semana passada, manifestar desta tribuna da Câmara alta do Parlamento brasileiro, da Casa de Rui Barbosa, a felicidade de celebrar essa data grandiosa para os goianos.

            Queremos parabenizar os goianienses e os goianos, não só pela beleza, pelas qualidades de nossa capital e também pela sua importância geopolítica e econômica no contexto do Centro-Oeste e do Brasil.

            A fundação de Goiânia, Sr. Presidente, representa um marco na história de Goiás e do Brasil, fincado pelas mãos operosas de seu fundador, o estadista Pedro Ludovico Teixeira, que mostrou ao País as potencialidades e a pujança de Goiás.

            Na verdade, coube aos Bandeirantes paulistas, tendo à frente Bartolomeu Bueno da Silva, “o Anhanguera”, fazer toda a trajetória de São Paulo até chegar ao nosso Estado.

            Mas coube a um outro Bandeirante, Dr. Pedro Ludovico, Bandeirante do século XX, deste século que transformou o Brasil em um país moderno, a iniciativa de, dando curso a um projeto de Getúlio Vargas, a um conceito de Getúlio Vargas de fazer o País crescer do leste para o oeste, ou seja, fazer com que o Brasil fizesse a verdadeira marcha para o oeste, o Dr. Pedro Ludovico aproveitou essa oportunidade e, em que pesem todas as suas limitações financeiras e as limitações da época, projetou, criou, planejou uma das mais modernas capitais brasileiras, a cidade de Goiânia.

            E, o mais importante disso tudo é que, graças a este projeto de Getúlio Vargas, denominado de “Marcha para o Oeste” e graças à iniciativa de Pedro Ludovico de construir Goiânia, a ideia de se transferir a Capital da República do Rio de Janeiro para o coração do Brasil acabou ganhando coro, acabou sendo inserida na Constituição. Na campanha presidencial, Juscelino Kubitschek, respondeu a um apelo do Toniquinho, lá de Jataí, que era um jovem advogado, e que, em um comício abordou Juscelino Kubitschek, que estava no palanque. Ele, lá embaixo, perguntou: “Presidente, caso seja eleito, o senhor vai cumprir a Constituição e vai transferir a Capital da República para o planalto central do Brasil, para o coração do Brasil?” E Juscelino Kubitschek, sem pestanejar disse: “Vou cumprir a Constituição e vou transferir a Capital da República para o coração do Brasil, para o Estado de Goiás”, cumprindo assim o mandamento constitucional. Juscelino, com aquela iniciativa e com aquela decisão, acabara de completar o seu plano de metas para o Governo brasileiro. Juscelino, que havia definido cinco metas, acabou transformando a meta da construção de Brasília na sua meta síntese.

            Refiro-me a esse fato, Senador Gerson Camata, para lembrar que isso só foi possível porque lá atrás dois visionários - Pedro Ludovico Teixeira e Getúlio Vargas - fizeram todo esse movimento de deslocamento do desenvolvimento e do crescimento brasileiro para a região centro e para a região oeste do Brasil. Ou seja, houve a interiorização do desenvolvimento nacional.

            Com a fundação de Goiânia, cumpria-se mais uma etapa da chamada “Marcha para o Oeste” no processo de ocupação do Centro-Oeste do País. Goiânia representaria o trampolim para novos e arrojados projetos, como já disse aqui, a construção da nova Capital brasileira, Brasília, e também para a construção da rodovia Belém-Brasília, aberta por Juscelino Kubitschek, e que acabou sendo chamada àquela época de “Rodovia das Onças”. Graças a Juscelino e graças a Bernardo Sayão, o Brasil acabou abrindo essa grande artéria, ligando Brasília até Belém, no Estado do Pará.

            Concedo, com prazer, o aparte ao Senador Gerson Camata.

            O Sr. Gerson Camata (PMDB - ES) - Quero, rapidamente, me congratular com V. Exª e com Goiás. Moço ainda, lembro-me de uma entrevista de Israel Pinheiro - no início da construção de Brasília - que disse: “Se não fosse o Pedro Ludovico ter construído Goiânia, talvez nunca nessa época teria Brasília sido construída aqui”.

            Como Goiânia deu certo, a equipe de Juscelino mostrou a ele que aquela promessa que ele havia feito era exequível, porque Goiás tinha feito uma capital. Então veja V. Exª que Goiânia puxou a Capital do Brasil para cá. Quero registrar também que conheço a cidade de Goiânia, acho-a maravilhosa, e sempre digo que lá há os bares mais bonitos do Brasil. É uma cidade maravilhosa pela cordialidade dos homens e pela beleza das mulheres goianas. Parabéns.

            O SR. MARCONI PERILLO (PSDB - GO) - Agradeço-lhe, Senador Gerson Camata o aparte, que certamente enriquece este pronunciamento, agradeço-lhe especialmente pela generosidade e pela cortesia em relação à nossa capital e todas as suas potencialidades já descritas por S. Exª.

            Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, a modernidade e o progresso têm estado vinculados à história de Goiânia. Exatamente por isso, quando estivemos no Governo, desenvolvemos um projeto voltado à construção do metrô, que obteve, então, parecer favorável da Companhia Brasileira de Trens Urbanos.

            O projeto do metrô de Goiânia tem viabilidade técnica e certamente será um instrumento para avançar na solução da questão do transporte urbano na nossa capital, sobretudo em se pensando em Goiânia nas próximas décadas.

            O metrô de Goiânia irá ao encontro dos urbanistas contemporâneos, uníssonos ao preconizar que a construção da cidade do século XXI deve resguardar o direito à mobilidade, às diferenças, à identidade local e à igualdade jurídica.

            O espaço público revela a qualidade das cidades, porque indica a qualidade de vida das pessoas e a qualidade de cidadania dos seus habitantes.

            Sr. Presidente, Goiânia, hoje, como uma cidade metropolitana que já conta, na sua região metropolitana, com mais de dois milhões de habitantes, enfrenta problemas gravíssimos em relação a alguns setores, a algumas áreas; mas em especial em relação ao trânsito, que está caótico, e em relação ao transporte coletivo.

            As famílias mais pobres de Goiânia, hoje, que vivem na periferia e nas cidades da região metropolitana atravessam momentos dificílimos, de grandes agruras em função da falta de um transporte que efetivamente seja humanizado e garanta qualidade aos usuários, garantindo o cumprimento de todos os padrões exigidos em relação ao espaço dentro dos ônibus, em relação aos corredores, às filas e a uma série de gargalos que ainda existem.

            Há muitos anos defendo a construção do metrô em Goiânia e, lamentavelmente, não conseguimos ainda recursos e o financiamento para que essa obra possa ser edificada. Mas eu não tenho dúvida de que nessa sociedade contemporânea uma obra como essa deve ser prioridade de todos, porque um Governo moderno deve priorizar o ser humano.

            Aliás, todos os direitos de quarta geração preconizam o atendimento aos cidadãos, que devem estar em primeiro lugar. E na minha opinião, na cidade de Goiânia, nós temos a urgência de mobilizarmos todos os esforços no sentido da construção do metrô. Espero, no início, norte-sul; e depois, também leste-oeste.

            O espaço público revela a qualidade da cidade porque indica a qualidade de vida das pessoas e a qualidade de cidadania dos seus habitantes. Assim, os projetos de transporte coletivo, ouvidos todos os segmentos interessados, terão sucesso se os esforços técnicos forem direcionados ao planejamento de curto, médio e longo prazo, para resolverem os problemas de hoje e dos anos vindouros. Isso deve ser objeto de políticas publicas transparentes e marcadas pela previsibilidade da oferta do transporte público em consonância com o crescimento urbano, estruturado, legalizado, respeitoso para com o usuário, de qualidade, eficiente, confiável e acessível a todos.

            Exatamente por isso, Sr. Presidente, queremos ressaltar nesta data de comemoração do aniversário da nossa querida capital, cidade onde nasci, que apresentamos em 2008 o Projeto de Lei do Senado nº 159, que autoriza a construção do metrô de nossa capital, obra que, com o apoio da sociedade, mas principalmente com o apoio das autoridades federais, veremos construída em tempo breve.

            Queremos estar à frente de um projeto de revitalização da Goiânia de Pedro Ludovico Teixeira e de todos nós, para torná-la cada vez mais bela, moderna e cosmopolita. Nós queremos vencer os inúmeros problemas, como o caos do transporte coletivo urbano, o tráfego sem planejamento e a falta de políticas publicas que possam definir uma agenda para atendimento às demandas e aos problemas que reclamam da administração local a atuação mais ampla e de resultados mais eficientes e efetivos.

            Nosso carinho e fraterno abraço a todos os cidadãos goianienses, que têm motivos de grande felicidade por viverem numa capital moderna, exemplo para o Brasil, orgulho para os goianos.

            Sr. Presidente, agradeço o tempo que me disponibilizou, mas, como temos aqui inúmeros Senadores que têm viagem marcada, vou deixar para concluir este pronunciamento numa outra oportunidade.

            Muito obrigado pela atenção. Eram essas as minhas palavras. 

            O SR. PRESIDENTE (Mão Santa. PSC - PI) - A Presidência se associa às homenagens pelo aniversário... Quantos anos faz Goiânia?

            O SR. MARCONI PERILLO (PSDB - GO) - Setenta e seis.

            O SR. PRESIDENTE (Mão Santa. PSC - PI) - Eu queria informar ao Brasil que a primeira capital planejada deste País foi a nossa Teresina mesopotâmica, que tem 158 anos; depois, Belo Horizonte. Nós que inspiramos, os piauienses, E; depois, Goiânia, Brasília, que vai fazer 50 anos, e Palmas.

            Então Goiânia recebe os aplausos de todo o Brasil.

            O SR. MARCONI PERILLO (PSDB - GO) - Muito obrigado.


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Este texto não substitui o publicado no DSF de 30/10/2009 - Página 55922