Discurso durante a 199ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Destaque para a atuação do seu partido para a melhoria das estradas federais na Bahia. (como Líder)

Autor
César Borges (PR - Partido Liberal/BA)
Nome completo: César Augusto Rabello Borges
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA DE TRANSPORTES.:
  • Destaque para a atuação do seu partido para a melhoria das estradas federais na Bahia. (como Líder)
Publicação
Publicação no DSF de 30/10/2009 - Página 55924
Assunto
Outros > POLITICA DE TRANSPORTES.
Indexação
  • REGISTRO, EMPENHO, PARTIDO POLITICO, PARTIDO REPUBLICANO (PRE), BUSCA, ENTENDIMENTO, GOVERNO FEDERAL, MELHORIA, SISTEMA VIARIO, ESTADO DA BAHIA (BA), GARANTIA, INFRAESTRUTURA, DESENVOLVIMENTO REGIONAL.
  • COMENTARIO, PARTICIPAÇÃO, ORADOR, DEPUTADOS, BANCADA, ESTADO DA BAHIA (BA), REUNIÃO, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DOS TRANSPORTES (MTR), DEPARTAMENTO NACIONAL DE INFRA-ESTRUTURA DOS TRANSPORTES (DNIT), ELABORAÇÃO, PLANO, AMPLIAÇÃO, RECUPERAÇÃO, RODOVIA, DETALHAMENTO, TRECHO, SOLICITAÇÃO, DISPONIBILIDADE, RECURSOS ORÇAMENTARIOS.

                          SENADO FEDERAL SF -

            SECRETARIA-GERAL DA MESA

            SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


            O SR. CÉSAR BORGES (Bloco/PR - BA. Como Líder. Sem revisão do orador.) - Muito obrigado, Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores. Sei que temos que ser breves para atender outros Senadores.

            Quero destacar o trabalho do nosso partido, o PR, com relação à melhoria do sistema viário baiano. O PR, que participa da base do Governo do Presidente Lula aqui no Congresso Nacional e que tem a satisfação de ter no Ministério dos Transportes o Senador da República Alfredo Nascimento como Ministro, tem tido todo o espaço junto a esse Ministério para reivindicar, da forma mais justa e mais correta, a melhoria dessa malha rodoviária federal baiana - repito, federal, porque a responsabilidade do Governo Federal é com relação à sua malha federal. Temos tido todo o apoio para a recuperação dessa malha. Mas, agora, Sr. Presidente, é mais do que isso; é para a ampliação dessa malha.

            Então, em primeiro lugar, destaco que, para a recuperação dessa malha, por meio das solicitações do PR, da minha pessoa - eu presido o Partido no meu querido Estado da Bahia e falo agora para a população do Estado da Bahia -, dos Deputados Federais e Estaduais, temos reivindicado pelo nosso Estado e conseguimos junto ao Ministro Alfredo Nascimento 3,5 mil quilômetros de estradas em recuperação, um investimento da ordem de US$600 milhões. A Bahia tem seis mil quilômetros de estradas federais, que são importantes não para a Bahia, mas para todo o Brasil. E essas obras estão em andamento.

            Inclusive, Sr. Presidente, é preciso destacar que o Governo Federal assumiu, tomou para si a tarefa de recuperar muitas estradas que estavam sob delegação do Governo do Estado. Então, tomando para si essas estradas, que são estradas federais mas estavam sob delegação do Estado, que não as estava mantendo, nós estamos conseguindo recuperar rapidamente, também, essas estradas.

            E, agora, eu falo da ampliação, porque ontem mantive entendimentos com o Ministério dos Transportes e também com o Dnit e conseguimos formular um plano para o ano 2010 de estradas importantíssimas para o nosso Estado, que há muito tempo são reivindicadas e que, lamentavelmente, até hoje não se transformaram em realidade.

            Então, eu trago o mapa da Bahia, Sr. Presidente, para não cometer nenhuma omissão em relação a essas importantes rodovias. Eu começo a falar na BR-235, que serve ao Estado de Sergipe e ao Estado da Bahia. Basicamente, liga Sergipe à Bahia, depois passa pelo Estado de Pernambuco e chega ao Estado do Piauí, na cidade próxima a Campo Alegre de Lourdes, que está na Bahia, mas entrando no Piauí. Então, nós estamos conseguindo a pavimentação dessa estrada no trecho divisa Bahia/Sergipe a Juazeiro. Nós temos já uma licitação feita no trecho de Uauá, tirando essa cidade que estava isolada, até a BR-116, um pouco mais, no Município de Canché. No ano que vem, vamos licitar de Canché a Jeremoabo e de Jeremoabo até Sergipe. Isso já está assegurado; o projeto já está sendo concluído e será uma prioridade a licitação dessa obra.

            Outra obra da maior importância é a duplicação da BR-101, no trecho norte do Estado da Bahia, que vai da divisa Sergipe/Bahia até a BR-324, passando por importantes cidades, como Entre Rios, Esplanada, Alagoinhas.

            Vai haver essa duplicação, e a Bahia não pode aceitar que a BR-101 seja duplicada no trecho norte de Sergipe até o Estado do Rio Grande do Norte e que não seja duplicada no nosso trecho. Estamos assegurando a duplicação da BR-101 na sua parte norte e queremos, agora, fazer a duplicação do trecho sul. Queríamos que isso se desse por meio de uma concessão, que seria a forma mais rápida. Talvez não seja feito assim por decisão governamental. Se não for feito, vamos lutar para que recursos orçamentários sejam disponibilizados para duplicar a BR-101 desde a BR-324, próximo à cidade de Feira de Santana, até a divisa Bahia/Espírito Santo.

            Por outro lado, Sr. Presidente, quanto a outra importante rodovia, a BR-135, que fica no oeste e que é uma das grandes fronteiras agrícolas brasileiras, já foi conseguido que essa estrada estivesse hoje praticamente concluída da cidade de São Desidério, próximo à cidade de Barreiras, até Correntina.

            O que estamos assegurando, já para o próximo ano - a licitação já vai ser efetivada -, é o trecho Correntina até a divisa com Minas Gerais, passando pelas cidades de Coribe e Cocos, no oeste da Bahia.

            Ainda no oeste da Bahia, estamos lutando, para que a BR-030, que agora vai atravessar o rio São Francisco, por uma ponte, Senador Gerson Camata... Ela já havia sido executada, mas não haviam sido realizados os seus encontros. Então, era um grande portal, mas não era possível utilizá-la, para atravessar o rio São Francisco. Agora os encontros estão sendo feitos, e estamos trabalhando, para que haja continuidade na margem esquerda do rio, podendo-se ir de Cariranha até as cidades de Feira da Mata e Cocos, interligando-se a BR-030 e a BR-135. Isso será fundamental para abrir novas fronteiras agrícolas no oeste da Bahia.

            Também, ainda no oeste da Bahia, no próximo ano, a licitação e o início da execução do trecho que irá da cidade de Luís Eduardo Magalhães, que é a cidade sede do polo de desenvolvimento agrícola do oeste, junto com Barreiras, Santa Maria da Vitória, mas para ligar essencialmente Luís Eduardo Magalhães, pela BR-242, até o Estado do Tocantins, que já está pavimentado.

            Também, na BR-030, no trecho que vai para o litoral da Bahia, o que liga a cidade de Boa Nova, que está na BR-116, até a cidade de Aurelino Leal, às margens da BR-101. Será uma intervenção da maior importância para a complementação da malha rodoviária do Estado. E, também, levar essa BR-030 até o mar, até a cidade de Maraú, onde há um grande potencial turístico para o desenvolvimento do Estado da Bahia.

            Então, Sr. Presidente, são intervenções muito importantes que estão em curso - intervenções de manutenção, de adequação e recuperação e de construção. Portanto, venho aqui destacar esse trabalho.

            Ontem estávamos juntos no Dnit, no Ministério dos Transportes. Eu, pessoalmente, acompanhado do Deputado José Rocha, que é Secretário-Geral do Partido da República na Bahia, e do Deputado João Carlos Bacelar, mas também associado com todos os outros Deputados da nossa bancada no Estado da Bahia, lutando, para que o Governo Federal possa ter esse programa realizado o quanto antes no nosso Estado.

            Acho, como já dizia Washington Luís, que governar é abrir estradas. Então, estamos lutando por esse sistema de malha rodoviária da Bahia, que é a infraestrutura necessária para que o Estado possa explorar todas as suas potencialidades, pois, sem estradas, sem infraestrutura, não há desenvolvimento.

            Não utilizarei o resto do tempo, Sr. Presidente, em consideração aos demais colegas. Ainda faltam quatro minutos, mas não vou utilizá-los, em deferência ao Senador Valter e ao Senador Gerson Camata.

            Agradeço-lhe. Era essa a comunicação que queria fazer, em nome da Liderança do PR.

            Muito obrigado, Sr. Presidente.


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Este texto não substitui o publicado no DSF de 30/10/2009 - Página 55924