Discurso durante a 172ª Sessão Especial, no Senado Federal

Voto de aplauso e louvor pelos 114 anos do jornal Correio do Povo, de Porto Alegre, Rio Grande do Sul.

Autor
Sérgio Zambiasi (PTB - Partido Trabalhista Brasileiro/RS)
Nome completo: Sérgio Pedro Zambiasi
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SENADO. HOMENAGEM.:
  • Voto de aplauso e louvor pelos 114 anos do jornal Correio do Povo, de Porto Alegre, Rio Grande do Sul.
Publicação
Publicação no DSF de 02/10/2009 - Página 48945
Assunto
Outros > SENADO. HOMENAGEM.
Indexação
  • COMENTARIO, SUPERIORIDADE, NUMERO, SENADOR, NASCIMENTO, ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL (RS), REPRESENTAÇÃO, DIVERSIDADE, ESTADOS.
  • LEITURA, TRECHO, EDITORIAL, HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, JORNAL, CORREIO DO POVO, ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL (RS), ELOGIO, CONTRIBUIÇÃO, IMPRENSA.
  • SAUDAÇÃO, SUPERIORIDADE, NUMERO, JORNAL, ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL (RS), REGISTRO, DADOS.

            O SR. SÉRGIO ZAMBIASI (PTB - RS. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Apenas para fazer um registro, enquanto a Senadora Serys faz a troca da Presidência.

            Eu aproveito para fazer um registro que muito orgulha a todos nós, do Rio Grande do Sul, especialmente a nós que temos, na nossa origem profissional, a imprensa. O Senador Paim tomou a iniciativa e tem a nossa assinatura, a minha e a do Senador Simon, de um voto de aplauso e louvor. E é claro que o Senador Cassol soma-se a nós, o Senador Goellner, a Senadora Serys, Senador Simon, enfim, os sete Senadores nascidos no Rio Grande do Sul. Hoje, já temos mais Senadores gaúchos fora do Rio Grande do que no Rio Grande do Sul. Já são quatro em outros Estados, além de nós três, do nosso Estado.

            Mas queremos fazer um registro, com muito orgulho também, porque somos muito privilegiados em relação à imprensa. Porto Alegre possui cinco jornais de grande circulação: o Zero Hora, que atinge uma tiragem de cerca de 200 mil jornais diários; o Diário Gaúcho, com cerca de 200 mil também de jornais diários; e o Correio do Povo, que tem uma tiragem diária de 200 mil jornais. Então, só com esses três jornais, temos à disposição da população da região metropolitana de Porto Alegre 600 mil jornais, para uma população em torno de 1,5 a 2 milhões de pessoas. Isso mostra o índice de leitores que existe na nossa região metropolitana. Além do jornal O Sul, que tem em torno de 50 mil jornais diariamente, e do Jornal do Comércio, também com algo em torno de 50 mil jornais. Quer dizer, chegaremos a 700 mil jornais diários no Estado, especialmente na região metropolitana de Porto Alegre. Além de outra rede muito forte, que é o Grupo Sinos, o jornal NH, o Diário de Canoas e o Vale dos Sinos (Jornal VS), lá de São Leopoldo, que, juntos, somam em torno também de 100 mil jornais diários. Isso dá muito orgulho para nós.

            Senadora Serys, o Correio do Povo, que é o mais antigo jornal do Rio Grande do Sul, está completando, hoje, 1º de outubro, 114 anos. “É mais um ano nesta trajetória bem-sucedida” - como diz seu editorial - “de informar os gaúchos e os brasileiros, notadamente os dos estados vizinhos. O empreendimento jornalístico de Caldas Júnior, no já distante ano de 1895, se afirmou ao longo do tempo e hoje é uma verdadeira marca do Rio Grande do Sul, levando a todos os lugares a informação com credibilidade, preservando valores de imparcialidade e de excelência no ofício que o consagrou.”

            Portanto, queria deixar também em meu nome, no do Senador Paulo Paim e no do Senador Pedro Simon, este registro da passagem, hoje, dia 1º de outubro, dos 114 anos de existência e de trabalho ininterrupto do jornal Correio do Povo, do Rio Grande do Sul.

            Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 02/10/2009 - Página 48945