Fala da Presidência durante a 174ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Homenagem ao aniversário dos 114 anos do jornal Correio do Povo.

Autor
Paulo Paim (PT - Partido dos Trabalhadores/RS)
Nome completo: Paulo Renato Paim
Casa
Senado Federal
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
ATUAÇÃO PARLAMENTAR. HOMENAGEM.:
  • Homenagem ao aniversário dos 114 anos do jornal Correio do Povo.
Publicação
Publicação no DSF de 03/10/2009 - Página 49258
Assunto
Outros > ATUAÇÃO PARLAMENTAR. HOMENAGEM.
Indexação
  • CUMPRIMENTO, JOSE NERY, SENADOR, ELOGIO, ATUAÇÃO PARLAMENTAR, AGRADECIMENTO, MANIFESTAÇÃO, SOLIDARIEDADE, GARANTIA, PRESIDENCIA, ORADOR, COMISSÃO, DIREITOS HUMANOS.
  • INFORMAÇÃO, ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL (RS), PARTICIPAÇÃO, ORADOR, VICE-PREFEITO, MUNICIPIO, CANOAS (RS), REUNIÃO, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DA SAUDE (MS), INTERINO, CONFIRMAÇÃO, ENTENDIMENTO, GARANTIA, INVESTIMENTO, RETORNO, FUNCIONAMENTO, HOSPITAL.
  • HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, JORNAL, CORREIO DO POVO, ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL (RS).

            O SR. PRESIDENTE (Paulo Paim. Bloco/PT - RS) - Muito obrigado.

            Senadores e Senadoras, antes de concluir, eu queria informar ao Rio Grande do Sul que, hoje pela manhã, juntamente com a Vice-Prefeita de Canoas, Srª Beth Colombo, a pedido do Prefeito de Canoas, Jairo Jorge, estivemos reunidos com a Ministra interina da Saúde, a Srª Márcia Bassit, e construímos um grande entendimento para que o hospital Nossa Senhora das Graças, de Canoas, voltasse a funcionar dentro da normalidade.

            Havia uma expectativa muito grande em torno disso, Senador José Nery. O Hospital Nossa Senhora das Graças, de Canoas, tem 47 anos, atende em torno de 36 Municípios. Havia uma expectativa grande para saber se ele voltaria ou não à normalidade. Esse entendimento feito, com a brilhante defesa feita pela Vice-Prefeita, que é também Secretária de Saúde, e com o telefonema que recebemos do Prefeito Jairo Jorge, culminou num grande entendimento.

            Então, vai ser ampliado o empréstimo, vamos para uma outra modalidade, e teremos um investimento nesse hospital que vai permitir a ampliação do atendimento e que tudo volte à normalidade.

            Eu quero agradecer aqui à Srª Márcia Bassit, mais uma vez, Ministra interina do Ministério da Saúde, à Srª Cleusa Bernardo, Secretária Adjunta do SAS, à Vice-Prefeita Beth Colombo, ao Prefeito Jairo Jorge, pela sabedoria do pleito encaminhado - por isso foi possível ao Ministério e à Caixa construírem esse entendimento -, e também ao Neilton Santana, Secretário Adjunto daquela pasta. Às vezes a gente vai aos Ministérios e nem sempre tem o acolhimento que espera. Eu agradeço também ao Ministro Temporão, porque sei que ele também contribuiu.

            Havia uma expectativa muito grande no Rio Grande em torno dessa resposta. Eu agradeço a todos pela forma rápida como foi respondida essa questão, o que permitiu que o hospital voltasse à normalidade.

            Quero ainda, Senador José Nery, só para concluir, dizer que ontem eu encaminhei à Mesa do Senado requerimento, que é assinado por mim, pelo Senador Pedro Simon e pelo nosso Senador Sérgio Zambiasi, nos seguintes termos: “Nos termos do art. 222 do Senado Federal, requeiro voto de aplauso ao jornal Correio do Povo pela comemoração de seus 114 anos...” que aconteceu ontem.

            Para o requerimento, agora já referendado pela Casa - vai ser encaminhado o voto de aplauso ao grupo Record e, naturalmente, ao Correio do Povo -, apresentei a seguinte justificativa:

            O Correio do Povo, jornal que tem a cara e o jeito dos gaúchos, está fazendo hoje, 1º de outubro, 114 anos. É mais um ano nesta trajetória bem-sucedida de informar os gaúchos e os brasileiros, notadamente os dos estados vizinhos.

            O empreendimento jornalístico de Caldas Júnior, no já distante ano de 1895, se afirmou ao longo do tempo e hoje é uma verdadeira marca do Rio Grande do Sul, levando a todos os lugares a informação com credibilidade, preservando valores de imparcialidade e de excelência no ofício que o consagrou. [Esse jornal atende a todos, responde a todos. Para mim é um dos jornais que mantêm como eixo o aspecto democrático].

            O Correio do Povo mantém sua história de pioneiro da inovação, o jornal agora volta a implementar novidades e medidas que têm como meta propiciar uma leitura ainda mais profícua para aquele que é a razão de existir do jornal, o leitor [o povo].

            Trata-se de um longevo defensor do desenvolvimento da nossa terra e dos valores imperecíveis da nossa gente. Na passagem dos seus 114 anos, o Correio do Povo se afirma e reafirma como o jornal do coração dos gaúchos [e dos brasileiros].

            Para tanto, gostaríamos que esse voto de aplauso fosse enviado para: a direção do Jornal ‘Correio do Povo’, sito à Rua Caldas Júnior, 219. Centro. Porto Alegre (...), na pessoa do Sr. Natal Furucho - Presidente da Empresa Jornalística Caldas Júnior.”

            Posso informá-lo que já está sendo remetido o voto de aplauso por nós solicitado.

            Com essa pequena homenagem que faço neste momento ao Correio do Povo por seus 114 anos, também homenageio toda a imprensa gaúcha, todos os jornais do Rio Grande, todas as emissoras de rádio, todos os blogs, todos os profissionais que, de forma muito correta, muito séria e muito honesta, nos brindam com a comunicação em tempo real, principalmente com a nossa querida Internet.

            Um abraço.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 03/10/2009 - Página 49258