Discurso durante a 202ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Alerta para o estado precário do aeroporto de Vitória, destacando a falta de segurança no local. (como Líder)

Autor
Gerson Camata (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/ES)
Nome completo: Gerson Camata
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA DE TRANSPORTES.:
  • Alerta para o estado precário do aeroporto de Vitória, destacando a falta de segurança no local. (como Líder)
Publicação
Publicação no DSF de 05/11/2009 - Página 56800
Assunto
Outros > POLITICA DE TRANSPORTES.
Indexação
  • GRAVIDADE, SITUAÇÃO, AEROPORTO, CAPITAL DE ESTADO, ESTADO DO ESPIRITO SANTO (ES), SUPERIORIDADE, MOVIMENTAÇÃO, FALTA, SEGURANÇA, CANCELAMENTO, VOO, COMENTARIO, DIVERSIDADE, REUNIÃO, BANCADA, CONGRESSISTA, GOVERNADOR, PRESIDENTE DA REPUBLICA, MINISTERIO DA DEFESA, TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO (TCU), SUSPENSÃO, OBRA PUBLICA, REFORMULAÇÃO, MOTIVO, SUPERFATURAMENTO, CRITICA, ATUAÇÃO, EMPRESA BRASILEIRA DE INFRAESTRUTURA AEROPORTUARIA (INFRAERO), AUSENCIA, ROMPIMENTO, CONTRATO, CRIAÇÃO, IMPASSE, SUSPEIÇÃO, CONLUIO, CORRUPÇÃO, REJEIÇÃO, PROPOSTA, GOVERNO ESTADUAL.
  • PROTESTO, RECUSA, OFERTA, GOVERNADOR, AQUISIÇÃO, EQUIPAMENTOS, SEGURANÇA, CONTINUAÇÃO, EXCLUSÃO, AEROPORTO, MUNICIPIO, VITORIA, ESTADO DO ESPIRITO SANTO (ES), APREENSÃO, ORADOR, RISCOS, ACIDENTE AERONAUTICO.

                          SENADO FEDERAL SF -

            SECRETARIA-GERAL DA MESA

            SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


            O SR. GERSON CAMATA (PMDB - ES. Pela Liderança. Sem revisão do orador.) - Muito obrigado.

            Quero agradecer, Srª Presidenta, a V. Exª e também ao Senador Papaléo Paes a permuta do seu tempo comigo, que falo em nome da Liderança do PMDB.

            Quero focar aqui - tenho certeza de que tanto o Senador Renato Casagrande quanto a Deputada Rita Camata me apoiarão nisso - a vergonha que representa para o Brasil, não só para os capixabas, o aeroporto de Vitória. Nós temos um aeroporto por onde passam mais de dois milhões de pessoas por ano, um dos aeroportos mais movimentados de capital de Estado. Entretanto, é o pior aeroporto do Brasil.

            Há pouco tempo, o Governador Paulo Hartung comparou nosso aeroporto a uma rodoviária do interior. Vários prefeitos reclamaram: “A rodoviária do meu Município não é feia, ruim, mal-administrada e suja como o aeroporto de Vitória”.

            Mas o pior do aeroporto de Vitória é a falta de segurança. Tivemos inúmeras reuniões: o Casagrande, a Rita, o Governador, a Bancada inteira com todos os Ministros da Defesa, com o Presidente Lula, no Tribunal de Contas, com o relator do Tribunal de Contas. E não se consegue uma solução para a vergonha que representa aquele aeroporto.

            Várias soluções se apresentaram, porque o Tribunal de Contas levantou que houve um superfaturamento de R$13 milhões na incipiente obra que houve até agora. Pediram à Infraero, na época, uma nova revisão. Então, viram que não eram R$13 milhões, não. Eram R$26 milhões que tinham roubado na obra do aeroporto. O Tribunal de Contas mandou romper o contrato com o consórcio que está fazendo o aeroporto. A Infraero, frouxa - e eu sei por quê: com medo de ser denunciada por quem recebeu o dinheiro desviado -, não rompeu o contrato com o consórcio que está construindo o aeroporto. E estão lá as obras paralisadas.

            O Governador Paulo Hartung, com a Bancada, tentou de tudo: primeiramente, pediu ao Ministro da Defesa e ao Presidente da Infraero: “Privatizem o aeroporto. Uma empresa privada constrói e administra o aeroporto”. Nada. Depois, o Governador propôs: “O Estado constrói o aeroporto, fica dono do aeroporto e administra o aeroporto”. “Não. Também não pode, não”. Certamente, não haveria comissões para algumas pessoas interessadas se o aeroporto fosse privatizado ou feito pelo Estado.

            Pois bem, há algum tempo o aeroporto não apresenta condições. Agora, por exemplo, com esses dias de chuva que infelicitaram o Estado do Espírito Santo - entre tantos desabrigados, oito mil desabrigados, queda de barreiras, quatro mortos até agora -, uma das vergonhas que sobressaiu foi o aeroporto de Vitória.

            Vejam os senhores: mais de 90 voos foram cancelados. Havia um congresso da Unimed que não pode ser realizado, porque o aeroporto estava fechado. E nós perdemos, em matéria de turismo, de desenvolvimento, de crescimento da economia, vários congressos, vários eventos que deveriam ser realizados no Espírito Santo.

            Pois bem, há cinco anos o aeroporto de Vitória não tem o ILS, o famoso Instrument Landing System, e o Governador Paulo Hartung - o Renato estava presente -, propôs: “O Estado compra um aparelho e instala no aeroporto de Vitória. “Não! Nós vamos comprar cinco aparelhos novos”.

            Compraram os cinco aparelhos novos, mas agora já disseram... Estou aqui com a carta que o Governador Paulo Hartung escreveu na época, dizendo que o Estado compraria o equipamento ILS e daria o equipamento para a Infraero, para dar segurança ao aeroporto de Vitória. Pois a Infraero não aceitou.

            E agora o Governador descobriu que as cidades que serão agraciadas serão Porto Alegre; Curitiba; São Paulo (aeroporto de Cumbica); Rio de Janeiro (aeroporto Tom Jobim); e Brasília. Vitória ficou fora. Novamente o Governador Paulo Hartung mandou, ontem, outra carta para o Presidente da República, dizendo: “O Governo do Estado compra o ILS, instala o aparelho no aeroporto de Vitória, para dar segurança, tranqüilidade ao aeroporto”.

            Vamos ver se agora a Infraero vai tomar vergonha na cara e vai permitir que os capixabas tenham esse instrumento de segurança.

            Eu vou dizer o seguinte: vai acabar acontecendo um acidente feio no aeroporto de Vitória, e, no dia que isso acontecer, eu quero a cabeça desses responsáveis, aliás, desses irresponsáveis da Infraero, do Presidente até o último servidor que não estão interessados em dar segurança a um aeroporto tão importante quanto aquele. É o pior aeroporto: mal feito, mal instalado, mal reformado, primitivo, que não merece uma capital do Estado, mas um aeroporto que não tem também segurança.

            Eu queria que o Presidente Lula atendesse a essa carta do Governador. O Governo está oferecendo um instrumento, está dando à Infraero um equipamento para ser instalado e a Infraero, há cinco anos, se recusa a aceitar um presente que custa milhões de reais. Essas são as duas cartas que o Governador Paulo Hartung mandou para o Presidente da Infraero e para o Presidente da República.

            Todos serão responsáveis, Deus queira que não, na hora em que acontecer um acidente lá.

            Muito obrigado, Srª Presidente; muito obrigado, Senador Papaléo.


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Este texto não substitui o publicado no DSF de 05/11/2009 - Página 56800