Pronunciamento de Geraldo Mesquita Júnior em 05/11/2009
Discurso durante a 203ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Condolência pelo falecimento do Sr. Cavalcante, que foi responsável pelas praças e arborização de cidades do Acre e principalmente da capital. Comentários sobre a reportagem do Blog ac24 horas, que enumera as ações do Prefeito de Cruzeiro do Sul, no Acre, Vagner Sales, beneficiando produtores rurais da região.
- Autor
- Geraldo Mesquita Júnior (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/AC)
- Nome completo: Geraldo Gurgel de Mesquita Júnior
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL.:
- Condolência pelo falecimento do Sr. Cavalcante, que foi responsável pelas praças e arborização de cidades do Acre e principalmente da capital. Comentários sobre a reportagem do Blog ac24 horas, que enumera as ações do Prefeito de Cruzeiro do Sul, no Acre, Vagner Sales, beneficiando produtores rurais da região.
- Publicação
- Publicação no DSF de 06/11/2009 - Página 57351
- Assunto
- Outros > ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL.
- Indexação
-
- HOMENAGEM POSTUMA, CIDADÃO, ESTADO DO ACRE (AC), RESPONSAVEL, ARBORIZAÇÃO, PAISAGISMO, CAPITAL DE ESTADO.
- LEITURA, ARTIGO DE IMPRENSA, INTERNET, BALANÇO, ATUAÇÃO, PREFEITO, MUNICIPIO, CRUZEIRO DO SUL (AC), ESTADO DO ACRE (AC), MELHORIA, AGRICULTURA, APOIO, PRODUTOR RURAL, SOLICITAÇÃO, SECRETARIO DE ESTADO, ELABORAÇÃO, ENCAMINHAMENTO, PROJETO, BANCADA, CONGRESSO NACIONAL, DESTINAÇÃO, RECURSOS ORÇAMENTARIOS, AQUISIÇÃO, EQUIPAMENTOS, INCENTIVO, PRODUÇÃO, ALIMENTOS.
- ELOGIO, EMPENHO, PREFEITO, MUNICIPIOS, ESTADO DO ACRE (AC), ESPECIFICAÇÃO, MUNICIPIO, CRUZEIRO DO SUL (AC), RECUPERAÇÃO, SITUAÇÃO, PREFEITURA, INCENTIVO, DESENVOLVIMENTO REGIONAL.
- ELOGIO, INICIATIVA, PREFEITO, MUNICIPIO, BUJARI (AC), ESTADO DO ACRE (AC), AUDIENCIA, PRESIDENTE, INSTITUTO NACIONAL DE COLONIZAÇÃO E REFORMA AGRARIA (INCRA), SOLICITAÇÃO, EXAME, SITUAÇÃO, PEQUENO PRODUTOR RURAL, COMPATIBILIDADE, EXPULSÃO, TERRAS, REGIÃO.
SENADO FEDERAL SF -
SECRETARIA-GERAL DA MESA SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA |
O SR. GERALDO MESQUITA JÚNIOR (PMDB - AC. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Senador Mão Santa, meu prezado amigo que preside esta sessão, Srs. Senadores presentes, começo lamentando aqui o falecimento de uma figura importante lá da minha terra, S. Cavalcante, que chegou no Acre décadas atrás, constituiu família e foi responsável pelas praças, pela arborização de áreas, principalmente na nossa capital, uma pessoa muito querida, muito estimada, muito respeitada. Faleceu e lamento muito. Quero aqui desejar conforto para a sua família, seus filhos, sua esposa, seus familiares, enfim. E tenho certeza absoluta de que o povo acreano reverencia o nome do S. Cavalcante com muita consternação.
Há dias eu venho à tribuna, Senador Mão Santa, e desde então guardo aqui uma reportagem do blog ac24horas, que fala da ação do Prefeito de Cruzeiro do Sul. Infelizmente, eu não tive oportunidade de levar V. Exª a Cruzeiro do Sul para que visse que coisa linda, uma cidade belíssima, de população generosa. Cruzeiro do Sul hoje é governada, Senador Mão Santa, pelo Prefeito Vagner Sales, um rapaz trabalhador, acorda de madrugada e tem “pegada”, como se diz. E eu fiquei feliz da vida com a matéria que colhi e guardei na minha mesa para uma primeira oportunidade, que fala das ações do Prefeito de Cruzeiro do Sul, Vagner Sales, no campo, na área da agricultura.
Em Cruzeiro do Sul, nos últimos anos, os trabalhadores rurais, os pequenos produtores viviam uma situação aflitiva, sem amparo, sem apoio. E o Prefeito de Cruzeiro do Sul, tão logo conseguiu arrumar a casa, como se diz, voltou seus olhos, suas preocupações para o que ocorre com essa gente tão querida, tão estimada, tão trabalhadora, as pessoas que vivem no campo, Senador Mão Santa, maltratadas, muitas das vezes desamparadas.
E a matéria me deixou feliz da vida porque é uma espécie de balanço do que já foi feito até hoje, desde a posse do Prefeito Vagner Sales. E eu digo isso, Senador Mão Santa, porque a gente participou da campanha dele; o esforço para elegê-lo, o Cleidson, Prefeito de Mâncio Lima; o Randinho, Prefeito de Marechal Thaumaturgo; o Padeiro, Prefeito de Bujari, que esteve há poucos dias aqui em Brasília tratando com o Presidente do Incra de um assunto muito complexo. Cerca de 500 famílias, no Município de Bujari, estão envolvidas numa questão de terra com um pretenso proprietário. E o Prefeito Padeiro esteve aqui com o Presidente do Incra tratando da questão. Isso demonstra compromisso, responsabilidade.
E eu digo que me sinto muito feliz, muito satisfeito, em ter participado da campanha desses Prefeitos e minimamente ser responsável também pelas suas eleições, porque eles estão dando retorno, Senador Mão Santa.
Veja trecho da matéria sobre o Prefeito de Cruzeiro do Sul:
Cruzeirenses que todos os dias compram nos mercados às margens do rio Juruá, no centro da cidade, produtos da região como melancia, feijão e arroz, milho e hortaliças, entre outros, sequer imaginam a guerra que precisou ser vencida contra o tempo para a prefeitura recuperar tratores semidestruídos há anos para socorrer centenas de produtores rurais. De acordo com o Prefeito Vagner Sales, eles se sentiam abandonados por vários gestores que se sucederam na administração municipal. Aproximadamente 400 hectares, talvez mais, na zona rural foram beneficiados, este ano, com o arado mecanizado através de máquinas recuperadas pela prefeitura.
Diz mais aqui a matéria, Senador Mão Santa:
O trabalho, que começou em junho e continuará até quando a chuva permitir [o nosso inverno lá é rigoroso], alcançou 16 comunidades em localidades como Badejos, Santa Bárbara, Santa Rosa, São Pedro, Mariana, Vila Lagoinha e Santa Luzia, entre outras.
Várias comunidades foram atendidas e beneficiadas pelo Prefeito. Para o Prefeito, “a ideia é fazer muito mais em 2010, com a aquisição de novas máquinas e insumos que tornem a terra ainda mais produtiva”.
Para isso, diz a matéria, o Prefeito solicitou ao Secretário de Agricultura que elabore e encaminhe projetos à Bancada federal acreana para que possamos alocar recursos no Orçamento do ano que vem, para que o Prefeito possa dispor de recursos suficientes para aquisição de novos equipamentos, para que leve a efeito novas ações, beneficiando essa população muitas vezes esquecida no meu Estado, que são os pequenos produtores, aqueles que realmente produzem alimentos.
O Prefeito, em face do que encontrou na prefeitura, máquinas quebradas, etc., não se deixou levar pelo desânimo, Senador Mão Santa, e conseguiu comprar peças para recuperar tratores quebrados que estavam parados há muito tempo na garagem. E já em agosto deste ano pôde contar com alguns equipamentos funcionando e colocou todos para atender a esses produtores na zona rural.
Por que eu trago essa informação, Senador Mão Santa, ao conhecimento do Senado? Porque aqui nós aprovamos, anualmente, a alocação de recursos no Orçamento para que os prefeitos possam contar com essas verbas para movimentar as prefeituras.
Eu digo com toda franqueza que eu me sinto como se fosse um desses pequenos produtores. Sinto-me alvo da atenção do Prefeito, do Prefeito que tem a sensibilidade de se voltar para os pequenininhos, para os humildes, para aqueles que realmente mais necessitam das ações de uma prefeitura, como a prefeitura de Cruzeiro do Sul, de Bujari, de Mâncio Lima, de Marechal Thaumaturgo.
A notícia que eu tenho e trago ao Senado Federal, afinal nós somos todos responsáveis pelo que acontece em cada canto do nosso País, a notícia que tenho é que esses Prefeitos que foram eleitos no meu Partido, que integram o meu Partido, têm-se havido com propriedade, têm-se havido com arrojo, têm-se jogado na tarefa de recompor a situação das prefeituras, para que as condições sejam encontradas no sentido de servir à comunidade.
Eu falava há pouco da presença do Prefeito Padeiro, do Município de Bujari, um pequeno Município ali próximo da capital, que esteve aqui em contato com o Presidente do Incra pedindo que o Incra examinasse uma questão candente lá do Município, como eu disse, envolvendo 500 famílias de pequenos produtores, que estão lá em disputa com um pretenso proprietário de uma grande região onde eles estão instalados há anos, inclusive. Eles que produzem, que cuidam daquela terra, estão na iminência de serem desalojados. E a notícia que eu tenho é de que o Presidente do Incra foi muito sensível à questão apresentada pelo Prefeito Padeiro, a quem parabenizo por ter tomado a iniciativa de procurar o Presidente do Incra e sensibilizá-lo em relação à situação em que vive aquela comunidade de seu Município.
Portanto, Senador Mão Santa, eram essas as notícias que eu queria trazer para o Senado Federal. Afinal, somos responsáveis aqui pelo que acontece não só no Piauí de V. Exª e do Senador Heráclito, mas também no Acre, no Paraná, do Senador Alvaro Dias, enfim, em todos os recantos brasileiros. Quando temos a possibilidade e o privilégio de trazer aqui boas notícias, isso me deixa confortado, satisfeito e orgulhoso, eu diria até, de ser companheiro de Prefeitos tão trabalhadores, dedicados, compenetrados e sérios, no exercício de um cargo tão bonito como é o de Prefeito Municipal. Tenho muita satisfação em saber que eles estão ali zelando, aplicando com o maior rigor e com a maior lisura todo e qualquer valor com que as prefeituras possam contar, fazendo com que esses recursos, por menores que sejam, sejam bem aplicados e revertam em benefício das comunidades.
Então, Senador Mão Santa, Srªs e Srs. Senadores, eu queria aproveitar a oportunidade e mandar as minhas felicitações a esses Prefeitos, especialmente a esses quatro Prefeitos do meu Estado, que, como eu disse, foram eleitos dentro do nosso partido, o PMDB, e que estão correspondendo, mostrando-se à altura, colocando-se à altura da responsabilidade que a eles foi atribuída pelo povo de cada um desses Municípios.
Eu quero agradecer, portanto, Senador Mão Santa, pela oportunidade de trazer essas informações, essas notícias, e desejo o maior sucesso para o povo acreano, para os seus administradores, que, como esses Prefeitos, têm correspondido às expectativas.
Muito obrigado.
Modelo1 1/8/255:48