Discurso durante a 203ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro da matéria intitulada "'Censura é para Estado totalitário", afirma Dipp", publicada no jornal O Estado de S.Paulo, edição de 11 de setembro último.

Autor
Alvaro Dias (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/PR)
Nome completo: Alvaro Fernandes Dias
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
IMPRENSA.:
  • Registro da matéria intitulada "'Censura é para Estado totalitário", afirma Dipp", publicada no jornal O Estado de S.Paulo, edição de 11 de setembro último.
Publicação
Publicação no DSF de 06/11/2009 - Página 57564
Assunto
Outros > IMPRENSA.
Indexação
  • SOLICITAÇÃO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, ARTIGO DE IMPRENSA, JORNAL, O ESTADO DE S.PAULO, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), REGISTRO, DECLARAÇÃO, MINISTRO, CONSELHO NACIONAL, JUSTIÇA, INCONSTITUCIONALIDADE, CENSURA, IMPEDIMENTO, PUBLICAÇÃO, INVESTIGAÇÃO, POLICIA FEDERAL, OPERAÇÃO, PARTICIPAÇÃO, EMPRESARIO, FILHO, PRESIDENTE, SENADO, PREJUIZO, ESTADO DEMOCRATICO.

                          SENADO FEDERAL SF -

            SECRETARIA-GERAL DA MESA

            SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


            O SR. ALVARO DIAS (PSDB - PR. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, ocupo a tribuna neste momento para fazer o registro da matéria intitulada, “‘Censura é para Estado totalitário’, afirma Dipp”, publicada pelo jornal O Estado de S. Paulo em sua edição de 11 de setembro de 2009.

            A matéria destaca que para o corregedor nacional da Justiça, ministro Gilson Dipp, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), “censura é para Estado totalitário” e asseverou que toda censura “é absolutamente inconstitucional e vai contra todos os princípios democráticos de uma nação que se diz protetora dos direitos individuais e das liberdades públicas”. O jornal O Estado de são Paulo passa por um longo período de censura, desde 31 de julho, quando o desembargador Dácio Vieira, do Tribunal de Justiça do Distrito federal, proibiu o jornal de publicar dados sobre a Operação Boi Barrica, da Policia Federal, que envolve o empresário Fernando Sarney, filho do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP). Dipp esta examinando explicações do desembargador, que nega ser suspeito embora tenha relações de convívio social com os Sarney.

            Sr. Presidente, requeiro que a matéria acima citada seja considerada parte integrante deste pronunciamento, para que passe a constar dos Anais do Senado Federal.

            Era o que tinha a dizer.

            Muito obrigado.

 

*************************************************************************

DOCUMENTO A QUE SE REFERE O SR SENADOR ALVARO DIAS EM SEU PRONUNCIAMENTO.

(Inserido nos termos do art. 210, inciso I e § 2º, do Regimento Interno.)

*************************************************************************

Matéria referida:

“‘Censura é para Estado totalitário’, afirma Dipp”


Modelo1 5/2/241:53



Este texto não substitui o publicado no DSF de 06/11/2009 - Página 57564