Discurso durante a 207ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Leitura de carta enviada por S.Exa. ao reitor da UNIBAN, sobre a expulsão da aluna Geise Vilas Boas.

Autor
Eduardo Suplicy (PT - Partido dos Trabalhadores/SP)
Nome completo: Eduardo Matarazzo Suplicy
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
DIREITOS HUMANOS.:
  • Leitura de carta enviada por S.Exa. ao reitor da UNIBAN, sobre a expulsão da aluna Geise Vilas Boas.
Publicação
Publicação no DSF de 11/11/2009 - Página 57962
Assunto
Outros > DIREITOS HUMANOS.
Indexação
  • LEITURA, CARTA, AUTORIA, ORADOR, DESTINATARIO, REITOR, UNIVERSIDADE PARTICULAR, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), DEFESA, REVOGAÇÃO, EXPULSÃO, ESTUDANTE, NECESSIDADE, RESPEITO, DIREITOS E GARANTIAS INDIVIDUAIS, ANUNCIO, CONFERENCIA, CIDADANIA.

                          SENADO FEDERAL SF -

            SECRETARIA-GERAL DA MESA

            SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


            O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SP. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Prezado Presidente, Senador Mão Santa, eu gostaria de cumprimentar...

            O SR. PRESIDENTE (Mão Santa. PSC - PI) - Vamos prorrogar a sessão por mais meia hora, para que todos os oradores possam usar da palavra.

            O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SP) - Mas eu gostaria de cumprimentar a Universidade Bandeirantes que, por meio do seu Reitor, Professor Heitor Pinto Filho, resolveu repensar a decisão de expulsar a Srtª Geisy Arruda.

            Eu gostaria de dizer que, na segunda-feira, dia 9 de novembro, ontem à tarde, encaminhei uma carta ao Professor Heitor Pinto Filho, nos seguintes termos:

“Em vista da extraordinária repercussão do episódio sobre a estudante de turismo, do campus de São Bernardo do Campo, Geisy Arruda, de 20 anos, que, no último dia 22 de outubro, foi perseguida, xingada e encurralada por alunos nos corredores da instituição, em virtude de trajar um vestido curto, e por ter o Conselho Universitário decidido excluí-la da Uniban, venho respeitosamente fazer um apelo no sentido de que essa decisão possa ser reconsiderada. Possa, sim, a Uniban justamente aproveitar a oportunidade para que toda a comunidade venha refletir melhor sobre o acontecimento e que venhamos todos a aprender com o mesmo.

Essa é a sugestão não apenas de um pai de três filhos, avô de cinco netos, professor concursado, desde 1966, que até hoje dá aulas de Economia da Escola de Administração de Empresas de São Paulo, da Fundação Getúlio Vargas, mas também de um Senador por São Paulo que quase todas as semanas interage com estudantes de muitas universidades.

Quero lembrar que, no ano passado, ocorreu um episódio que também causou grande repercussão na imprensa. Um menino de 14 anos levou um revólver com balas que havia encontrado no armário de seu pai para mostrar aos seus colegas da Escola Nossa Senhora das Graças, em São Paulo. Era justamente a escola em que eu havia feito meu curso primário. Surgiu a polêmica sobre se deveria ou não expulsar o menino, como alguns pais chegaram a pedir. Resolvi telefonar à diretora do “Gracinha” e me ofereci para fazer uma palestra com os estudantes e professores a respeito da violência e de quais eram os instrumentos de política econômica e social para que construíssemos uma sociedade fraterna, civilizada e justa, onde pudéssemos, assim, minimizar a criminalidade violenta. A proposta foi aceita. Aquele aluno estava presente na palestra, presenciada também por muitos dos professores e funcionários e aquela reflexão contribuiu muito para amainar os ânimos. Desistiu-se de qualquer punição maior. Procurou-se tirar um proveito educacional de muita valia para toda a comunidade.

Tenho a convicção de que algo semelhante poderá ser realizado pela Uniban, com a participação da própria Geisy Arruda, possivelmente de seus pais, dos próprios alunos que tiveram uma atitude de persegui-la e xingá-la.

De minha parte, disponho-me a colaborar para esse debate. Outras pessoas, com grande experiência relacionada ao tema da sexualidade, poderiam também contribuir.

Respeitosamente,

Senador Eduardo Matarazzo Suplicy”.

           Assim, eu gostaria de informar, Sr. Presidente, que li para o Reitor Heitor Pinto Filho, ontem à tarde, por volta das três e meia, esta carta, e ele me informou que estava justamente pensando numa decisão dessa natureza, que aceitava a proposta e, mais do que isso, que iria avocar a si a decisão do Conselho Universitário, de maneira a revogar a decisão de expulsá-la. Ele ainda aceitou a minha proposição e ressaltou, inclusive, que, na qualidade de professor, eu seria muito bem-vindo em fazer essa palestra sobre o episódio todo.

            De que maneiras poderemos todos contribuir - os cidadãos daquela comunidade, os estudantes, as estudantes, os pais, os professores, os funcionários - e aprender com esse episódio? Precisamos aprender, sobretudo, a sempre ter atitude de respeito e de construção para refletirmos sobre exageros como esses de estarem os estudantes a xingar, a quase agredir aquela moça, que se sentiu tão perseguida.

            Enfim, aceitei fazer a palestra, que será realizada nesta sexta-feira, 13 de novembro, às 19 horas. Espero chegar lá por volta das 18 horas e 30 minutos para, inclusive, dialogar um pouco com os professores e os estudantes da Universidade Bandeirantes, justamente onde estudaram o Deputado Vicentinho, Vicente Paulo da Silva, e também Luiz Marinho, hoje Prefeito da Cidade de São Bernardo do Campo. Eu já estive na Universidade Bandeirantes fazendo palestras sobre a Renda Básica de Cidadania e terei prazer, se desejarem, de também falar sobre esse tema e todos os temas que visem a elevar o grau de cidadania e respeito para com as pessoas.

            Agora, à tarde, falei com o Dr. Décio, assessor jurídico do Reitor Heitor Pinto Filho, que me informou que o próprio Vice-Reitor, Ellis Brown, ainda na tarde de hoje, assegurou que de fato foi suspensa a punição à Srª Geisy Vila Nova Arruda e que está confirmada a palestra que realizarei, na próxima sexta-feira, na Uniban, campus de São Bernardo do Campo, na Avenida Rudge Ramos, nº 1.501.

            Muito obrigado, Presidente Mão Santa.


Modelo1 4/19/248:10



Este texto não substitui o publicado no DSF de 11/11/2009 - Página 57962