Discurso durante a 177ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro com respeito ao episódio da fraude no exame do Enem.

Autor
Eduardo Suplicy (PT - Partido dos Trabalhadores/SP)
Nome completo: Eduardo Matarazzo Suplicy
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
EDUCAÇÃO.:
  • Registro com respeito ao episódio da fraude no exame do Enem.
Publicação
Publicação no DSF de 08/10/2009 - Página 50350
Assunto
Outros > EDUCAÇÃO.
Indexação
  • GRAVIDADE, PREJUIZO, BRASIL, ESTUDANTE, TENTATIVA, FRAUDE, EXAME, AMBITO NACIONAL, ENSINO MEDIO, MINISTERIO DA EDUCAÇÃO (MEC), INFORMAÇÃO, ALTERAÇÃO, DATA.
  • COMENTARIO, DEBATE, EMISSORA, TELEVISÃO, EX MINISTRO DE ESTADO, SECRETARIO DE ESTADO, EDUCAÇÃO, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), SECRETARIO, MINISTERIO DA EDUCAÇÃO (MEC), APOIO, PROVIDENCIA, SUGESTÃO, MELHORIA, EXAME, SOLIDARIEDADE, ORADOR, PEDIDO, REITOR, ADAPTAÇÃO, DATA, EXAME VESTIBULAR.

            O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SP. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Eu gostaria de fazer um breve registro, Sr. Presidente, Senador José Sarney, com respeito ao episódio em que um grupo pequeno de pessoas causou um desastre para os estudantes do Brasil, com a fraude, ou a tentativa de fraudar o exame do Enem.

            O Exame Nacional do Ensino Médio, de responsabilidade do MEC, do Ministério da Educação, constitui-se hoje em algo de extraordinária importância. Quatro milhões de estudantes de todo o Brasil estavam aguardando para fazê-lo, no último final de semana, para a avaliação da conclusão do ensino médio, inclusive como uma forma de poderem ingressar no ensino superior. Infelizmente, houve uma falha por parte do Consórcio Nacional de Avaliação e Seleção (Connasel), empresa que ganhou o processo de licitação.

            Em vista disso, daquele verdadeiro desastre que há de se lamentar, precisaram, o Ministério da Educação, a Secretária de Ensino Superior, o Ministro Fernando Haddad, a Srª Maria Paula Dallari Bucci, tomar providências enérgicas e de pronto para verificar como realizar um novo Enem, que agora está marcado para 5 e 6 de dezembro.

            Quero cumprimentar a forma como os Senadores, inclusive da oposição, aguardaram todas a providências tomadas pelo Ministério da Educação. Notei que não houve propriamente críticas ao Ministério da Educação por parte da oposição. Houve compreensão sobre as providências rapidamente tomadas. Inclusive, ontem, assisti pela Globo News a um diálogo entre a Srª Maria Waldvogel, o ex-Ministro e Secretário da Educação Paulo Renato Souza, de São Paulo, com a Secretária de Ensino Superior, Maria Paula Dallari Bucci, que esclareceu tudo com muita assertividade e seriedade. E notei da parte do ex-Ministro Paulo Renato uma atitude de compreensão, de elogio aos aspectos de inovação do Enem. Ponderou e fez algumas observações que certamente estão sendo consideradas pelo Ministério da Educação.

            Portanto, Sr. Presidente, cumprimento a equipe do Ministro Fernando Haddad e renovo o apelo por ele próprio realizado junto a todos os reitores de universidades: que possam agora adaptar os seus respectivos exames vestibulares à nova data da prova do Enem, dias 5 e 6 de dezembro, que agora contará com a colaboração do Cesgranrio, dos Correios, da Polícia Federal e de todos os que, no Ministério da Educação e nas Secretarias de Educação de cada Estado, vão poder colaborar.

            Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 08/10/2009 - Página 50350