Discurso durante a 208ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Comentário sobre visita feita por S.Exa., na última semana, ao Instituto Internacional de Neurociências de Natal Edmond e Lily Safra, no Rio Grande do Norte. Despedida de S.Exa. do mandato parlamentar, após ter substituído, como suplente, a Senadora Patrícia Saboya, por 120 dias.

Autor
Flávio Torres (PDT - Partido Democrático Trabalhista/CE)
Nome completo: Flávio Torres
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA CIENTIFICA E TECNOLOGICA. ADMINISTRAÇÃO PUBLICA. ATUAÇÃO PARLAMENTAR.:
  • Comentário sobre visita feita por S.Exa., na última semana, ao Instituto Internacional de Neurociências de Natal Edmond e Lily Safra, no Rio Grande do Norte. Despedida de S.Exa. do mandato parlamentar, após ter substituído, como suplente, a Senadora Patrícia Saboya, por 120 dias.
Aparteantes
Cristovam Buarque, Flexa Ribeiro, Geraldo Mesquita Júnior, João Pedro, Mário Couto, Mão Santa, Renato Casagrande, Roberto Cavalcanti, Tasso Jereissati.
Publicação
Publicação no DSF de 12/11/2009 - Página 58258
Assunto
Outros > POLITICA CIENTIFICA E TECNOLOGICA. ADMINISTRAÇÃO PUBLICA. ATUAÇÃO PARLAMENTAR.
Indexação
  • COMENTARIO, VISITA, SENADOR, CENTRO DE PESQUISA, CIENCIA E TECNOLOGIA, AREA, MEDICINA, LOCALIZAÇÃO, CAPITAL DE ESTADO, ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (RN), SAUDAÇÃO, FILHO, ORADOR, CANDIDATO APROVADO, GRUPO, PESQUISADOR, ELOGIO, INICIATIVA, CRIAÇÃO, ESTABELECIMENTO DE ENSINO, TEMPO INTEGRAL, INCLUSÃO, CRIANÇA, PROCESSO, CONVITE, COMISSÃO DE CIENCIA E TECNOLOGIA, CONHECIMENTO, EXPERIENCIA.
  • JUSTIFICAÇÃO, PROJETO DE LEI, AUTORIA, ORADOR, PROIBIÇÃO, PREFEITO, GOVERNADOR, CRIAÇÃO, MARCA, ADMINISTRAÇÃO, IMPRESSÃO, PATRIMONIO PUBLICO, OBRIGATORIEDADE, UTILIZAÇÃO, SIMBOLO, MUNICIPIOS, ESTADOS, REDUÇÃO, GASTOS PUBLICOS, TROCA, MANDATO.
  • DESPEDIDA, SENADO, PERIODO, EXERCICIO, SUPLENCIA, PATRICIA SABOYA, SENADOR, AGRADECIMENTO, OPORTUNIDADE, FUNCIONARIOS, GABINETE.

                          SENADO FEDERAL SF -

            SECRETARIA-GERAL DA MESA

            SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


            O SR. FLÁVIO TORRES (PDT - CE. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Senadora Serys Slhessarenko, Presidente do Senado, eu gostaria de comentar uma visita que eu fiz, sexta-feira passada, ao Rio Grande do Norte, acompanhado que fui pela Senadora Rosalba Ciarlini e pelo Senador Garibaldi Alves Filho, Senadores da terra - o Senador Agripino não pôde comparecer porque estava em viagem -, ao Instituto Internacional de Neurociências de Natal - Edmond e Lily Safra. É um instituto que foi concebido, liderado pelo Dr. Miguel Nicolelis, um médico paulistano que dirige o Instituto de Neurociências da Universidade de Duke, em Durham, nos Estados Unidos. Esse professor faz parte de uma lista da Scientific American, que é uma revista científica de grande prestígio, que elencou os vinte cientistas mais importantes do mundo contemporâneo; e o Prof. Nicolelis integra essa lista e, portanto, talvez seja o brasileiro mais perto da medalha tão cobiçada, a medalha sueca, o Nobel. Trata-se de uma pessoa que resolveu fazer no Brasil - e, no Brasil, em Natal - esse grande Instituto de Neurociências, que é liderado no Brasil pelo professor Sidarta Ribeiro, um biólogo da UnB, que morava há mais de 10 anos nos Estados Unidos, trabalhando no laboratório do professor Nicolelis. Ali são 12 pesquisadores que vão começar um instituto de alta tecnologia nessa área, que é tão importante no nosso Nordeste do Brasil.

            E eu não poderia deixar de dizer que me orgulho de, entre os 12 professores já concursados, integrar o quadro desses pesquisadores um filho meu, que é doutor em Física e trabalha também nessa área.

            Isso já seria uma coisa muito boa e muito importante, mas, paralelo a isso, esse instituto concebeu uma escola com 1200 crianças em tempo integral. Então, nós vamos ter, convivendo no mesmo ambiente, a criança começando o colegial e o PhD candidato ao Prêmio Nobel, todos trabalhando na mesma área.

            Hoje já são 1000 crianças que fazem um returno nas suas próprias escolas, brincando de fazer ciências, tomando contato com as primeiras experiências, com o primeiro osciloscópio, com o primeiro robô. Realmente, é um trabalho muito importante. E eu queria, inclusive, transmitir ao Senador Flexa Ribeiro um convite da direção daquele hospital para que a Comissão de Ciência e Tecnologia visite esse esforço, porque é uma coisa que eu tenho certeza de que causará inveja a muita gente e, quem sabe, nós vamos replicar essa experiência em outros lugares, porque é um trabalho muito bonito.

            Segundo, Srª Presidente, eu queria comentar o meu último projeto, porque hoje eu estou me despedindo desta tribuna - passei aqui quatro meses como suplente da Senadora Patrícia Saboya. Assim, hoje, protocolei, aqui no Senado, um último projeto que procura impedir que os prefeitos e os governadores, ao assumirem os seus mandatos, pintem nos carros e nos prédios públicos os símbolos da sua administração. Que seja o símbolo do município, obrigatoriamente, e que o novo prefeito que entra já tenha aquilo como símbolo. Isso implicará uma grande economia para o País.

            Na minha despedida, gostaria de dizer o seguinte: cheguei aqui fazendo a promessa de que iria procurar ouvir democraticamente correntes distintas e acho que a cumpri, porque, felizmente, aqui, não me atritei com ninguém; consegui defender os meus princípios e também não fui agredido. Dessa forma, levo do Senado a melhor das impressões.

            Mandei entregar nos gabinetes de V. Exªs, aos gabinetes dos meus colegas o meu endereço em Fortaleza e espero recebê-los quando eventualmente forem ao Ceará. Mas eu queria, primeiro, dizer o seguinte: grande parte do que fiz aqui eu devo, primeiro, ao conceito que tem a Senadora Patrícia nesta Casa. Cheguei e fui bem recebido, pois todo mundo sabia que eu era o suplente da Senadora e os olhares já se abriam para mim de maneira agradável, Então, tive as portas abertas pela Senadora. Segundo, pelo Gabinete da Senadora - e não vou citar todo mundo, vou citar os que estão aqui -, chefiado pela Gláucia Benevides, o Brito, que conserta o meu Português nos meus discursos, e o Paulinho, que é o homem que faz as leis; afora o pessoal que está no gabinete, que foi importantíssimo para o desempenho do meu mandato, que deu ao meu mandato alguma consistência. Eu devo a eles se o meu mandato tiver alguma consistência.

            O Sr. Mão Santa (PSC - PI) - Senador Flávio Torres.

            O SR. FLÁVIO TORRES (PDT - CE) - Ouço o Senador Mão Santa com muito prazer.

            O Sr. Mão Santa (PSC - PI) - Senador Flávio Torres, Deus escreve certo por linhas tortas. Sou do partido de Jesus, o Partido Social Cristão. Atentai bem! A mídia quis diminuir os suplentes, e eu sempre dizia que tinha uma visão diferente. O maior Senador e o maior estadista deste País é Fernando Henrique Cardoso, gostem ou não gostem, e ele adentrou aqui como suplente de Franco Montoro. Eu recordo - eu leio muito - que o suplente do José Serra, o próximo Presidente da República, é o industrial Piva, não é, Tasso Jereissati? Foi uma figura... Eu vi todos os Senadores louvarem a atuação do Piva nesta Casa. E V. Exª repete essa grandeza do suplente; mostra para a Nação a grandeza do suplente. V. Exª, professor de Física da Universidade Federal do Ceará, onde me formei, relembra a física prática do melhor livro que eu vi, de Blackwood. Então, V. Exª enriqueceu essa classe, V. Exª representou com grandeza a grandeza do nosso Ceará. Eu sei que todos nós gostamos do encanto e da beleza da Senadora Patrícia aqui, não é, Tasso Jereissati? Mas V. Exª nos encantou com a sua sabedoria. “O essencial é invisível aos olhos, e quem vê bem vê com o coração”. E diz mais Antoine de Saint-Exupéry: “és eternamente responsável pelo que cativas”. V. Exª cativou todos nós. Então, o Ceará.... Feliz o Estado que tem no banco de reservas alguém como V. Exª. Eu me lembro do campeonato mundial, quando Pelé se contundiu: “Ah! estamos lascados!” Aí, entrou o Amarildo. Saiu a nossa encantadora Patrícia e entrou V. Exª, trazendo a esta Casa, se não a beleza, a sabedoria.

            O Sr. Geraldo Mesquita Júnior (PMDB - AC) - Senador Flávio Torres, V. Exª me permite um aparte, aqui o seu colega, Geraldo Mesquita?

            O SR. FLÁVIO TORRES (PDT - CE) - Pois não, Senador Geraldo. Quero só dizer ao Senador Mão Santa que nunca tentei competir nessa área com a Senadora Patrícia.

            Senador Geraldo Mesquita.

            O Sr. Geraldo Mesquita Júnior (PMDB - AC) - Mas, Senador Flávio Torres, o senhor acaba de me dar um susto. Estamos tão acostumados aqui com a sua presença, muito prazerosa por sinal, e V. Exª nos deixa numa situação muito complicada. Ansiamos pelo retorno da Senadora Patrícia, mas, ao mesmo tempo, gostaríamos de tê-lo aqui por muito tempo.

            O SR. FLÁVIO TORRES (PDT - CE) - Muito obrigado.

            O Sr. Geraldo Mesquita Júnior (PMDB - AC) - E, com a sua parcial despedida, percebo logo que o senhor anuncia o retorno da Senadora Patrícia e, portanto, o final da sua suplência aqui. Olhe que situação danada que o senhor criou! O senhor chegou aqui, professor, cientista, encantou a todos, conquistou a todos, e a situação é exatamente esta, de extrema dificuldade. Pelo carinho que temos à Senadora Patrícia, todos nós nesta Casa, ficamos torcendo pelo seu retorno, mas, ao mesmo tempo - creio que não falo sozinho -, creio que esta Casa toda gostaria de ter V. Exª por muito tempo aqui. Faço votos de que V. Exª se anime e, quem sabe, entre nessa confusão, nessa disputa, e venha brilhar, como V. Exª brilhou, em tão pouco tempo, diga-se de passagem, nesta Casa.

            O SR. FLÁVIO TORRES (PDT - CE) - Muito obrigado.

            O Sr. Geraldo Mesquita Júnior (PMDB - AC) - Meus parabéns, e V. Exª conta com um amigo aqui, sempre que precisar.

            O SR. FLÁVIO TORRES (PDT - CE) - Muito obrigado.

            Senador João Pedro.

            O Sr. João Pedro (Bloco/PT - AM) - Senador Flávio Torres, primeiro, quero, neste aparte, dar um testemunho do mandato de V. Exª aqui. V. Exª acaba de anunciar o retorno da Senadora Patrícia, que é, sem dúvida alguma, uma grande Senadora, uma grande representante da mulher brasileira no Congresso Nacional, uma pessoa que tem uma longa experiência e uma vida pública exemplar. E V. Exª, nesse período curto, mas exitoso, um período curto, mas com muita profundidade, com muito espírito público, com os Senadores do Estado do Ceará - ao lado do Senador Inácio Arruda, que é um grande brasileiro; ao lado do Senador Tasso Jereissati -, V. Exª não só representou com dignidade, com conteúdo, com sensibilidade e com compromisso o povo do Ceará, como fez bem ao Senado da República. Tive o privilégio de aumentar, de forjar, com muito compromisso com as coisas públicas, uma amizade com V. Exª. Fizemos por sinal duas viagens, uma para ver o trabalho do Brasil no Haiti, que é um grande trabalho - tenho as palavras de V. Exª sobre a presença do Brasil na reconstrução daquele país, como a opinião de V. Exª, que é uma opinião de conteúdo, uma opinião estratégica sobre energia nuclear. Junto com outros Senadores, visitamos Angra I, Angra II e a construção de Angra III, e vi V. Exª trabalhando nas comissões. Então, V. Exª faz um mandato curto, mas...

(Interrupção do som.)

            O Sr. João Pedro (Bloco/PT - AM) - (...) cheio de conteúdo, de vontade de construir o melhor para o Estado de V. Exª e para o Brasil. Então, quero parabenizá-lo pelo mandato, pelo exemplo, pelo compromisso e pelo espírito público. V. Exª sai daqui e vai continuar como homem público, vai voltar para a Universidade, e espero que V. Exª continue esse exemplo de homem comprometido com o Brasil, comprometido com a cidadania, comprometido com a verdade. Então, parabéns! V. Exª é um representante do PDT, que é um grande partido, um partido importante na vida do povo brasileiro. Parabéns pelo mandato, e que V. Exª continue esse homem exemplar lá no Estado de V. Exª, na Universidade Federal do Ceará. Parabéns e muito obrigado.

            O SR. FLÁVIO TORRES (PDT - CE) - Muito obrigado, Senador João Pedro.

            A SRª PRESIDENTE (Serys Slhessarenko. Bloco/PT - MT) - Percebo que há vários Srs. Senadores querendo apartear e eu pediria que fossem breves, por favor.

            O SR. FLÁVIO TORRES (PDT - CE) - Senador Tasso Jereissati.

            O Sr. Tasso Jereissati (PSDB - CE) - Senador Flávio Torres, com certeza - e V. Exª sabe muito bem disso -, não me surpreendi com o mandato de V. Exª. Apesar de ser muito mais novo do que V. Exª, já o conheço há muitos anos. De uma certa maneira, acompanhei sua trajetória acadêmica dentro do Estado do Ceará, desde a época ainda de estudante de pós-graduação, e sua trajetória política. E conheço perfeitamente a sua capacidade, o seu talento e, principalmente, o seu espírito público, que fez parte da trajetória de toda sua vida. Nunca deixaram de fazer parte de sua vida, seja profissional, seja acadêmica, o espírito público e a preocupação com os destinos da sociedade brasileira e, especificamente, da sociedade cearense. Portanto, o seu desempenho aqui, sempre muito ponderado e sempre participando de eventos importantes, com muita serenidade, com muita tranqüilidade, porém, com muita firmeza sempre, sem abrir mão de seus pontos de vista, colocando os seus princípios e sua forma de ver a política e ver o mundo, fez com que V. Exª se tornasse essa unanimidade que nós estamos vendo aqui e que, realmente, traz para todos nós muito orgulho. Para mim, especialmente, como cearense e como seu amigo, orgulho-me de ser seu companheiro aqui no Senado, e que o Ceará tenha tido, nesses rápidos quatro meses, um representante do seu quilate, um representante da sua qualidade. Eu queria deixar isso bastante claro aqui. Se os cearenses estiverem nos ouvindo, eles devem estar orgulhosos de sua participação aqui nesta Casa. E, ao final, até como eu ia ler hoje à tarde, mais tarde - Srª Presidente, permita-me 30 segundos -, queria dividir com V. Exª uma homenagem que eu iria fazer à jornalista - e V. Exª já tinha até me falado sobre isso - Adísia Sá, que foi a primeira mulher cearense profissional de imprensa, a primeira mulher da Associação Cearense de Imprensa e é hoje um ícone da imprensa cearense. Ela está fazendo 80 anos e talvez seja hoje, entre os jornalistas e escritores vivos da nossa imprensa, a figura mais respeitada. Então, eu queria, e com certeza também V. Exª nessa sua despedida, partilhasse comigo desta homenagem que nós, cearenses, fazemos à Adísia Sá. E, mais uma vez, queria dizer que estamos todos muito felizes por essa... Sempre causa um certo lamento em nos despedir, mas tenho a certeza de que, quem sabe, os desígnios dos eleitores cearenses, ao verem essa sua atuação, não desponte aí um retorno também. Muito obrigado.

            O SR. FLÁVIO TORRES (PDT - CE) - Muito obrigado, Senador Tasso Jereissati.

            Se a Presidente permitir...

            O Sr. Mário Couto (PSDB - PA) - Pela ordem.

            A SRª PRESIDENTE (Serys Slhessarenko. Bloco/PT - MT) - Pela ordem, Senador Mário Couto.

            O Sr. Mário Couto (PSDB - PA. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Minha nobre Presidente, eu quero apenas lhe fazer um pedido. É praxe nesta Casa quando algum colega está saindo, especialmente quando o colega é muito querido por todos, que se abra o microfone aos outros parlamentares para que se possa levar alguma palavra de agradecimento ao Senador que sai. Por isso, peço a V. Exª - ainda temos cerca de quatro Senadores para falar e eu sou um dos interessados em usar a tribuna porque estou inscrito na lista de hoje e sou um dos primeiros a falar - que conceda cerca de 15 a 20 minutos para que nós possamos saudar o grande companheiro que, hoje, sai desta Casa e deixa saudades em todos. Muito obrigado a V. Exª. Eu sei da intenção de V. Exª em cumprir o Regimento e V. Exª é muito nobre nesta questão, mas sei também da sua sensibilidade e tenho certeza de que não vai sair do que é comum nesta Casa. Muito obrigado.

 

            A SRª PRESIDENTE (Serys Slhessarenko. Bloco/PT - MT) - Senador Mário Couto, o Senador Flávio Torres já está na tribuna há 19 ou 20 minutos. Mas tudo bem. Nós já estamos considerando porque ele teria 10 minutos. Ele já dobrou o tempo a que tinha direito. Mas considerando a sua argumentação - e está totalmente considerada - é que nós, realmente, estamos acatando este tempo a mais. Só peço que cada um dos Srs. Senadores que forem aparteá-lo que sejam breves, pois se cada um usar cinco minutos, iremos para uma hora e temos muitos inscritos. Mas se cada um usar dois minutos, Senador Flávio Torres, ficará melhor.

            O SR. FLÁVIO TORRES (PDT - CE) - Senador Roberto Cavalcanti, com prazer.

            O Sr. Roberto Cavalcanti (Bloco/PRB - PB) - Senador Flavio Torres, estou aqui de novo, como diz a música. Na verdade, eu trouxe um material para ler, mas vou respeitar e agradecer a generosidade da Srª Presidente no tocante ao tempo. Mas eu tinha trazido um resumo da trajetória profissional de V. Exª, pois acho importante que o País tome conhecimento. V. Exª chega a esta Casa aos 64 anos, jovem, menino. Teve uma formação profissional sempre em Física, tendo iniciado os seus cursos na Universidade Federal do Ceará. Depois, tornou-se Mestre pela Universidade de Brasília (UnB), universidade essa criada pelo antropólogo Darcy Ribeiro, protegida e cuidada pelo Senador Cristovam Buarque. Depois, V. Exª estudou na tradicionalíssima Universidade de Oxford, na Inglaterra. E não é para todos os brasileiros ter formação em Física em Oxford, na Inglaterra! V. Exª, depois, veio para o Ceará, teve essas presenças por intermédio de bolsas da Universidade Federal do Ceará e depois do CNPq. Trabalhou na Universidade Federal do Ceará. Depois, a convite, veio lecionar na Universidade de Brasília (UnB). Depois retornou à Universidade Federal do Ceará, em 1972, chegando a professor titular em 1984. Já como titular, foi professor de pesquisa e pós-graduação na Universidade do Ceará. Militou em várias entidades científicas, tornou-se secretário e depois vice-presidente da Sociedade Brasileira de Física. É membro, ainda, da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência e do Institute of Physics, da Inglaterra. A essa altura, já trabalhando em causas ambientalistas, tornou-se sócio-fundador da Sociedade Cearense de Defesa da Cultura e do Meio Ambiente, a Socema, onde chegaria à vice-presidência. Em seguida, foi membro do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente. V. Exª participou da fundação do Partido Democrático Trabalhista no Ceará. Nessa condição, fez parte do Diretório Nacional do Partido desde 1980, primeiro como suplente e, a partir de 1983, como titular. Presidiu o PDT do Ceará por duas oportunidades, mas só viria disputar mandato eletivo em 2002, quando o partido o indicou primeiro suplente da Senadora Patrícia Saboya. Essa trajetória profissional de V. Exª é um estímulo e é um exemplo para os cidadãos brasileiros trilharem o caminho profissional e científico que V. Exª trilhou. Parabéns a V. Exª pela passagem. Mais uma vez o meu registro aqui no Senado.

            O SR. FLÁVIO TORRES (PDT - CE) - Muito obrigado, Senador Roberto Cavalcanti.

            Senador Flexa Ribeiro.

            O Sr. Flexa Ribeiro (PSDB - PA) - Senador Flávio Torres, para que eu possa saudá-lo não farei a leitura de seu currículo, porque senão ficaria aqui o resto do tempo da sessão de hoje, tão rico é o currículo de V. Exª. Mas eu quero dizer, primeiro, da satisfação e da alegria, pois, ao longo desse tempo de convivência com V. Exª, fiz mais um amigo. Construímos uma relação que, tenho certeza absoluta, vai prosperar, fortalecendo a amizade entre V. Exª e todos nós aqui e, em especial, com o Senador Flexa Ribeiro. Quero dizer ao povo do Ceará que os quatro meses em que ocupou o honroso cargo de representante daquele Estado no Senado Federal, V. Exª o fez com competência, com responsabilidade e com brilhantismo. E quero testemunhar aqui, como Presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia, que V. Exª foi, ao longo desse tempo, um dos Senadores mais atuantes, sendo presente em todas as reuniões da Comissão. V. Exª, como cientista e como pesquisador, estava, como se diz, como peixe dentro d’água na Comissão de Ciência e Tecnologia. Inclusive, visitamos alguns institutos da área de ciência e tecnologia. E V. Exª nos deixa aqui um aprendizado: uma pessoa com a vivência que V. Exª tem e que chega ao Senado Federal para cumprir um mandato de quatro meses e, ao longo desse tempo, granjeia o respeito e a amizade que amealhou aqui, é a demonstração de que a Senadora Patrícia Saboya, que vai retornar ao nosso convívio já na próxima semana, tem no seu suplente...

(Interrupção do som.)

            O Sr. Flexa Ribeiro (PSDB - PA) - (...) e o povo do Ceará em V. Exª, como Senador, um digno representante que honra aquele Estado. Parabéns! V. Exª continuará presente aqui no plenário e nas Comissões.

            O SR. FLÁVIO TORRES (PDT - CE) - Muito obrigado, Senador Flexa Ribeiro.

            Senador Cristovam Buarque.

            O Sr. Cristovam Buarque (PDT - DF) - Senador Flávio Torres, não vou tomar seu tempo, porque hoje é o seu dia. De qualquer maneira, acho que, para o seu registro, para o discurso que o senhor vai certamente imprimir, ficam bem as opiniões dos seus colegas, e eu quero dar a minha. Sou suspeito pelo fato de ser seu colega professor e seu companheiro partidário, mas quero dizer que, apesar de lhe conhecer, apesar de ser seu companheiro, apesar da simpatia de colega, o senhor me surpreendeu positivamente muito além do que eu esperava, talvez porque a Patrícia é uma Senadora com quem trabalhei muito na defesa das crianças. Fica aqui simplesmente este registro. Não vou falar mais para não tomar seu tempo. Não digo que lamento o fato de o senhor estar saindo, porque seria ruim diante da Patrícia que está chegando; porém, lamento, neste momento, o fato de que o senhor não estará aqui, amanhã, quando será lançado o grande movimento da SBPC pela educação de base no Brasil. É a primeira vez que os cientistas, por intermédio de suas associações, unem-se para defender a educação de base e não o ensino superior, Senadora Serys. Se o senhor estiver por aqui, ainda gostaria de convidá-lo para vir à UnB, onde o movimento será lançado. Espero que o senhor, como ex-dirigente da SBPC, fique ligado, mesmo que não no Senado, na defesa da educação de base a partir da consciência, da convicção e das necessidades dos cientistas brasileiros. Muito obrigado pelo seu tempo aqui. É um privilégio ser seu colega como Senador.

            O SR. FLÁVIO TORRES (PDT - CE) - Senador Mário Couto.

            O Sr. Renato Casagrande (Bloco/PSB - ES) - Depois gostaria de um aparte.

            O Sr. Mário Couto (PSDB - PA) - Vou ser breve, como o foi o Senador Cristovam Buarque. Senador Flávio Torres, primeiro quero dizer da minha admiração por V. Exª. Pelo pouco tempo que o conheci, aprendi a admirá-lo pela sua postura, pela sua dignidade, Senador. V. Exª, no pouco tempo que esteve aqui, demonstrou que é um homem que olha para a sociedade com respeito. Em nenhum momento, vi V. Exª se posicionar nem vacilar, por nenhum milímetro, numa decisão contra a sociedade. Isso me chamou muito a atenção em V. Exª. Oxalá, V. Exª retorne a este Senado e o engrandeça, como o engrandeceu nesses quatro meses, por mais tempo. Nós precisamos de homens, neste Senado, iguais a V. Exª, que respeitem a sociedade, sejam independentes e votem com a sua consciência voltada para os benefícios à sociedade. E é isso que V. Exª demonstrou no tempo em que passou aqui. Os cearenses devem estar orgulhosos da Senadora Patrícia Saboya, do Senador Flávio Torres e do Senador Tasso Jereissati. Parabéns pela sua postura e pelo homem que V. Exª é.

            O SR. FLÁVIO TORRES (PDT - CE) - Muito obrigado, Senador Mário Couto.

            Srª Presidente, acho que o último é o Senador Renato Casagrande.

            O Sr. Renato Casagrande (Bloco/PSB - ES) - Senador Flávio Torres, não poderia deixar de fazer um registro. Sei que é um registro simbólico, resumido, mas eu pude ter a oportunidade de conviver com V. Exª durante alguns dias, alguns meses. Vi a capacidade e o conhecimento técnico que V. Exª tem nos debates. Fala pouco, mas fala com conteúdo. E vi o caráter e a dedicação de V. Exª ao trabalho enquanto esteve na função de Senador - e está na função de Senador até este momento. Então, quero fazer o registro da minha alegria de tê-lo conhecido e do trabalho que V. Exª desenvolveu nesse pouco espaço de tempo. E o Senado depende e precisa de pessoas com a qualidade de V. Exª. A Senadora Patrícia Saboya é uma companheira nossa, uma amiga nossa, uma excelente Senadora e tem um substituto à altura, que orgulha o Estado do Ceará e o Brasil. Muito obrigado pela presença de V. Exª nesses dias aqui. Pode contar sempre conosco e parabéns pelo trabalho.

            O SR. FLÁVIO TORRES (PDT - CE) - Muito obrigado, Senador Renato Casagrande.

            Senadora Serys Slhessarenko, obrigado pela sua magnanimidade com relação ao tempo.

            Era o que eu tinha a dizer.

            Muito obrigado.


Modelo1 4/18/2410:22



Este texto não substitui o publicado no DSF de 12/11/2009 - Página 58258