Discurso durante a 213ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro do recebimento do Relatório de Sustentabilidade de 2008, editado pela Caixa Econômica Federal, que se destaca pelos depoimentos de pessoas beneficiadas pelas ações sociais da Caixa.

Autor
Romero Jucá (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/RR)
Nome completo: Romero Jucá Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
BANCOS.:
  • Registro do recebimento do Relatório de Sustentabilidade de 2008, editado pela Caixa Econômica Federal, que se destaca pelos depoimentos de pessoas beneficiadas pelas ações sociais da Caixa.
Publicação
Publicação no DSF de 18/11/2009 - Página 60108
Assunto
Outros > BANCOS.
Indexação
  • REGISTRO, RECEBIMENTO, RELATORIO, CAIXA ECONOMICA FEDERAL (CEF), DETALHAMENTO, RESPONSABILIDADE, NATUREZA SOCIAL, GESTÃO, RECURSOS, INCENTIVO, DESENVOLVIMENTO SUSTENTAVEL, CONFIANÇA, CAPACIDADE, BRASILEIROS, PATROCINIO, INICIATIVA, PRESERVAÇÃO, MEIO AMBIENTE, MELHORIA, QUALIDADE DE VIDA, POPULAÇÃO.
  • COMENTARIO, INCLUSÃO, NATUREZA SOCIAL, CAIXA ECONOMICA FEDERAL (CEF), LICENCIAMENTO, MEIO AMBIENTE, ADESÃO, PROTOCOLO, OBRIGATORIEDADE, COMPROVAÇÃO, ORIGEM, MADEIRA.

                          SENADO FEDERAL SF -

            SECRETARIA-GERAL DA MESA

            SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


            O SR. ROMERO JUCA (PMDB - AM. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, há alguns dias, recebi uma bela publicação editada pela Caixa Econômica Federal. Trata-se do Relatório de Sustentabilidade de 2008, onde são apresentadas, de forma minuciosa e detalhada, todas as ações de caráter sócio-ambiental da empresa pública.

            A começar pelo material utilizado para sua impressão, confeccionada em papel reciclado, percebe-se claramente o caráter de responsabilidade social que permeia a gestão dos recursos feita pela Caixa.

            O seu slogan também simboliza perfeitamente o mote da campanha: “o banco que acredita nas pessoas”. É exatamente com esse espírito, de confiança na capacidade dos brasileiros e brasileiras, que a Caixa vem oferecendo e patrocinando diversas iniciativas de cunho social e ambiental.

            São projetos, Senhor Presidente, que saem do papel, pessoas que encontram seus talentos, sonhos que se transformam em realidade. Esse tem sido o destino manifesto e o resultado do apoio da Caixa no sentido de melhorar a qualidade de vida dos brasileiros e ajudar no desenvolvimento global e sustentável do País.

            No Relatório, estão expressos os princípios e valores que orientam a atuação da empresa: Responsabilidade, transparência, comportamento ético, consideração pelas partes interessadas, legalidade, normas internacionais, direitos humanos e gestão participativa. Por meio deles, Senhor Presidente, a Caixa vem consolidando a sua marca de credibilidade não somente no mercado financeiro, mas, sobretudo, no seio de nossa sociedade.

            Atendendo às demandas das políticas públicas, a Caixa demonstra números impressionantes.

            Somente em pagamentos relacionados ao FGTS, PIS, Seguro Desemprego e programas sociais como o Bolsa Família, foram repassados mais de 100 bilhões de reais no ano passado.

            A conta simplificada possibilitou que mais de sete milhões de brasileiros abrissem uma conta bancária, em um programa de inclusão de proporções inéditas em nossa história.

            Por sua vez, o saldo de crédito alcançou valores 44% superiores aos obtidos em 2007, com óbvio destaque para a carteira de habitação, responsável por 24% do total de 80 bilhões de reais disponibilizados.

            Na seara ambiental, a Caixa igualmente se destaca pelo seu compromisso de sustentabilidade. Prova disso são a exigência de licenciamento ambiental para as operações de crédito a empresas cujas atividades sejam potencialmente agressivas ao meio ambiente, a adesão ao Protocolo Verde e a obrigatoriedade de apresentação de documento que comprove a origem legal de madeiras para a construção civil por ela financiada.

            Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, o Relatório de Sustentabilidade de 2008 não apresenta só números e estatísticas. Ele se destaca, em especial, pelos depoimentos de pessoas beneficiadas pelas ações sociais da Caixa.

            Ali, encontramos gente que conseguiu financiar a sua casa própria, atletas que obtiveram patrocínio para participar de competições, estudantes que tiveram seus estudos subsidiados e profissionais e pequenos empresários que lograram êxito em atividades produtivas com base em recursos disponibilizados pela Caixa Econômica Federal.

            Justamente por acreditar nas pessoas, como bem diz o seu slogan, a Caixa se transformou em uma das principais ferramentas financeiras na execução de políticas sociais e ambientais neste Governo. E acreditamos firmemente que assim continuará por muitos e muitos anos, ajudando o povo deste País a produzir, estudar, desenvolver-se e, acima de tudo, viver com dignidade.

            Era o que tinha a dizer, Sr. Presidente.

            Muito obrigado.


Modelo1 3/29/2412:51



Este texto não substitui o publicado no DSF de 18/11/2009 - Página 60108