Discurso durante a 181ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Defende que projeto do Senador Marco Maciel, que estudou o problema do lobby no mundo inteiro, contribua com a matéria sobre mesmo assunto prestes a ser votada pela Câmara dos Deputados.

Autor
Garibaldi Alves Filho (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/RN)
Nome completo: Garibaldi Alves Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
LEGISLATIVO.:
  • Defende que projeto do Senador Marco Maciel, que estudou o problema do lobby no mundo inteiro, contribua com a matéria sobre mesmo assunto prestes a ser votada pela Câmara dos Deputados.
Publicação
Publicação no DSF de 15/10/2009 - Página 51810
Assunto
Outros > LEGISLATIVO.
Indexação
  • COMENTARIO, DECLARAÇÃO, PRESIDENTE, CAMARA DOS DEPUTADOS, ANUNCIO, VOTAÇÃO, PROJETO, REGULAMENTAÇÃO, LOBBY, CONGRESSO NACIONAL, REGISTRO, EXISTENCIA, MATERIA, SEMELHANÇA, ASSUNTO, AUTORIA, MARCO MACIEL, SENADOR, PARALISAÇÃO, TRAMITAÇÃO, DEFESA, INCLUSÃO, CONTRIBUIÇÃO, DISCIPLINAMENTO, PREVENÇÃO, CRIME.

           O SR. GARIBALDI ALVES FILHO (PMDB - RN. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, com a compreensão do Senador Tião Viana, eu gostaria de fazer apenas um alerta.

           A Câmara dos Deputados, segundo declarações do Presidente Michel Temer, está-se preparando para votar um projeto disciplinando a ação dos lobbies no Congresso Nacional, principalmente na Câmara dos Deputados.

            Ora, Sr. Presidente, nós temos aqui um projeto perfeito e acabado, feito por um Parlamentar que estudou o problema do lobby no mundo inteiro, que é o Senador Marco Maciel.

            Então, o que eu desejo é que o Senado não descarte esse projeto, não abra mão dele. Temos que impulsioná-lo e ir, não de encontro, mas ao encontro da Câmara, para que tenhamos até mesmo uma discussão prevalecendo o projeto ou prevalecendo a contribuição dos dois projetos.

            Mas não podemos aceitar passivamente que o projeto da Câmara caminhe em detrimento de um projeto do Senador Marco Maciel, que está aqui parado. Não sei por que o projeto está nessa situação. O lobby é um fenômeno. Digo: é um fato, não é um fenômeno. É um fato que existe aqui e nós sabemos que a sua existência precisa ser disciplinada, porque pode dar margens a negócios escusos, pode dar margem a verdadeiros crimes.

            Era essa a palavra que eu queria trazer ao Presidente Mão Santa e à compreensão do Senador Tião Viana.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 15/10/2009 - Página 51810