Discurso durante a 216ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Satisfação e orgulho pela vitória da jovem gaúcha Simone Maria Gatto no concurso de redação promovido pelo Senado Federal, cujo tema foi "muito prazer, sou cidadão brasileiro", e leitura da redação vencedora, intitulada "O Jogo da Democracia". Parabéns aos artistas plásticos Cristina Kaschny e Gerson Reichert, selecionados para exporem seus trabalhos na exposição "Artistas Brasileiros - Novos Talentos - Pinturas", inaugurada no último dia 17 no Salão Branco do Congresso Nacional. (como Líder)

Autor
Sérgio Zambiasi (PTB - Partido Trabalhista Brasileiro/RS)
Nome completo: Sérgio Pedro Zambiasi
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA CULTURAL.:
  • Satisfação e orgulho pela vitória da jovem gaúcha Simone Maria Gatto no concurso de redação promovido pelo Senado Federal, cujo tema foi "muito prazer, sou cidadão brasileiro", e leitura da redação vencedora, intitulada "O Jogo da Democracia". Parabéns aos artistas plásticos Cristina Kaschny e Gerson Reichert, selecionados para exporem seus trabalhos na exposição "Artistas Brasileiros - Novos Talentos - Pinturas", inaugurada no último dia 17 no Salão Branco do Congresso Nacional. (como Líder)
Publicação
Publicação no DSF de 20/11/2009 - Página 60521
Assunto
Outros > POLITICA CULTURAL.
Indexação
  • SAUDAÇÃO, ESTUDANTE, ENSINO MEDIO, ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL (RS), VITORIA, CONCURSO, REDAÇÃO, REALIZAÇÃO, SENADO, CONGRATULAÇÕES, PROFESSOR, DIRETOR, ESTABELECIMENTO DE ENSINO, SECRETARIA DE EDUCAÇÃO, LEITURA, TEXTO.
  • ELOGIO, INICIATIVA, SENADO, IMPORTANCIA, CONCURSO, FORMAÇÃO, CIDADÃO.
  • SUGESTÃO, CAMARA MUNICIPAL, REALIZAÇÃO, CONCURSO, REDAÇÃO, INCENTIVO, PARTICIPAÇÃO, ESTUDANTE, MELHORIA, APRENDIZAGEM, DESENVOLVIMENTO CULTURAL, JUVENTUDE, PAIS.
  • SAUDAÇÃO, ARTISTA, ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL (RS), PARTICIPAÇÃO, EXPOSIÇÃO, SENADO, DIVULGAÇÃO, TRABALHO, CRIATIVIDADE, PINTOR, ESCULTOR, BRASIL, BUSCA, VALORIZAÇÃO, CULTURA.

                          SENADO FEDERAL SF -

            SECRETARIA-GERAL DA MESA

            SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


            O SR. SÉRGIO ZAMBIASI (PTB - RS. Pronuncia o seguinte pronunciamento. Sem revisão do orador.) - Obrigado, Sr. Presidente Osvaldo Sobrinho.

            É com grande satisfação que venho a esta tribuna para fazer um registro muito significativo para o meu Rio Grande do Sul. Aqui, quero dizer do orgulho que tive ao ser noticiado que uma jovem gaúcha se sagrou vitoriosa em concurso de redação promovido pelo Senado Federal, com o tema: “Muito prazer, sou cidadão brasileiro”.

            Em concorrida cerimônia realizada hoje pela manhã no Salão Negro do Congresso Nacional, a estudante Simone Maria Gatto, aluna da Escola Estadual de Ensino Médio Prof. Wilson Luiz Maccarini, da cidade de Casca, no Rio Grande do Sul, foi homenageada pela criação do belo texto intitulado “O jogo da Democracia”, no qual faz um inteligente paralelismo entre o mundo do futebol e o viver democrático. Passo à leitura do texto escrito por essa garota:

O Jogo da Democracia

Cada ser humano que habita o país é membro de um time, a República. Este time possui como técnico a Constituição, que tem por objetivo conquistar inúmeras vitórias, apoiado pelas estratégias da democracia. No entanto, nem sempre são obtidos resultados positivos, pois a finalização pode não sair como foi planejada, deixando assim os torcedores descontentes.

Uma equipe sempre ousa pelo triunfo. A equipe brasileira já ganhou dezenas de partidas importantes como a da alfabetização e a da redução da mortalidade infantil, mas ainda não conquistou totalmente o campeonato. Isso significa dizer que os méritos alcançados em uma etapa do jogo precisam ser refletidos na outra, para que todos possam ver o resultado positivo sendo alcançado. Além disso, se a meta é vencer, a platéia tem direitos igualitários de assistir este mérito, independente do lugar que ocupe no estádio.

Às vezes, o adversário surpreende e faz com que o capitão pare a partida, reveja os lances e mude a tática. Como se não bastasse, não raro, fazem-se necessárias algumas substituições: saem a opressão, a injustiça e a desonestidade para dar lugar à liberdade, à justiça e à honestidade. Com liberdade, justiça e honestidade, é possível chutar a pobreza e a marginalização, fazer defesa contra as desigualdades sociais e driblar todos os tipos de preconceito para, no final, erguer a bandeira da democracia.

            O Brasil é este time que muito já conquistou, mas que muito ainda precisa conquistar, pois há um público enorme esperando para vibrar com cada uma das vitórias. Porque não importa por qual veia do corpo destes torcedores corre o sangue de brasileiro, o que tem realmente valor é carregar no coração o orgulho de fazer parte desta seleção e, acima de tudo, de ser cidadão de uma República chamada Brasil.”

            De fato, eu me orgulho de saber que nossa juventude, aqui representada pela Simone, tem dentro de si uma profunda esperança e a expectativa de que o Brasil supere suas crises com a garra que é peculiar ao nosso povo.

            Por isso, quero felicitar, da tribuna desta Casa, a cidadã Simone Maria Gatto, pela brilhante redação que fez, sob a supervisão da professora de Português Zeniria Maria Strieski; a direção da Escola Estadual Prof. Wilson Luiz Maccarini, que, sem dúvida, teve importante papel nesse processo - a homenagem é feita na pessoa da Diretora Maria Dinorá Baccin Castelli -; a Secretaria de Educação do Estado do Rio Grande do Sul, o Secretário Ervino Deon, especialmente na pessoa da Coordenadora Cristini Mello Furtado; e ainda esta Casa, o Senado Federal, por essa iniciativa. Ela demonstra cabalmente que, a despeito de toda crise que esta Casa possa enfrentar, ela se mostra altiva e consonante com o que pensa nosso povo, e isso realmente é gratificante.

            O Concurso de Redação do Senado Federal tem o objetivo de contribuir para o processo de formação dos futuros formadores de opinião e dos eleitores, cidadãos e cidadãs, estimulando-os a refletir sobre a importância do Estado Democrático de Direito e da participação política para o exercício pleno da cidadania e oferecendo ainda a visão do papel institucional do Senado Federal e dos demais órgãos integrantes do Poder Legislativo brasileiro.

            Daqui da tribuna desta Casa, estendo essa sugestão para as Câmaras de Vereadores em cada um dos quase seis mil Municípios brasileiros. Se cada Câmara estender um processo desse para as escolas municipais do seu Município, com certeza, iniciaremos uma grande revolução cultural. E o que Senado fez? Estimulou os jovens, criou a expectativa entre os jovens. Mais de dezessete mil escolas em todo o Brasil participaram do Concurso. Na realidade, 17.746 escolas em todo o Brasil receberam o kit de participação para o Concurso, das quais 1.441 estão no Rio Grande do Sul.

            Temos aqui, portanto, a dimensão da concorrência salutar que foi promovida para estimular a participação dos nossos jovens na construção de uma consciência coletiva e democrática.

            Então, repito: quem sabe, com as Câmaras de Vereadores iniciando esse processo, com um concurso desse, oferecendo uma premiação como a do Senado, oferecendo um laptop para a redação vencedora, oferecendo um benefício do seu orçamento para a escola da aluna ou do aluno vencedor, e com as Secretarias de Educação dos Estados fazendo isso em parceria com as Assembleias Legislativas, isso provocaria realmente uma corrente fantástica rumo ao aprimoramento do conhecimento, da literatura e da língua mãe, ao aprimoramento cultural da população. É um processo revolucionário que, com certeza, muda todo o processo de entendimento tanto da democracia no Brasil, quanto do aperfeiçoamento da própria língua portuguesa, da nossa cultura e dos conhecimentos.

           Sr. Presidente Mão Santa, colega e companheiro Osvaldo Sobrinho, quero também aproveitar esta oportunidade para parabenizar outros dois gaúchos, os artistas plásticos Cristina Kaschny e Gerson Reichert, que, indicados por mim e pelo Senador Pedro Simon, respectivamente, foram selecionados para exporem seus trabalhos juntamente com vários artistas de outros Estados, na exposição “Artistas Brasileiros -- Novos Talentos -- Pinturas”, inaugurada no último dia 17 no Salão Branco do Congresso Nacional. É mais uma iniciativa do Senado Federal que busca valorizar nossa cultura, permitindo a utilização de um espaço privilegiado para a exposição de obras de artistas brasileiros, que, muitas vezes, não têm condições de mostrar seu trabalho e toda a sua criatividade em dimensão brasileira.

            Portanto, parabéns à Cristina e ao Gerson! Parabéns ao nosso Senado Federal, por essas ações que projetam a imagem da Casa positivamente!

            Muito obrigado.


Modelo1 5/7/248:48



Este texto não substitui o publicado no DSF de 20/11/2009 - Página 60521