Discurso durante a 186ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Apoia a questão de ordem levantada pelo Senador Eduardo Suplicy, na qual se opõe a nomeação de mais 102 cargos para compor o quadro de comissionados do Senado e ocupar, dessa forma, a chefia de gabinete dos Senadores.

Autor
Osmar Dias (PDT - Partido Democrático Trabalhista/PR)
Nome completo: Osmar Fernandes Dias
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SENADO.:
  • Apoia a questão de ordem levantada pelo Senador Eduardo Suplicy, na qual se opõe a nomeação de mais 102 cargos para compor o quadro de comissionados do Senado e ocupar, dessa forma, a chefia de gabinete dos Senadores.
Publicação
Publicação no DSF de 22/10/2009 - Página 53959
Assunto
Outros > SENADO.
Indexação
  • APOIO, QUESTÃO DE ORDEM, AUTORIA, EDUARDO SUPLICY, SENADOR, OPOSIÇÃO, CRIAÇÃO, CARGO EM COMISSÃO, OCUPAÇÃO, CHEFIA, GABINETE.
  • DEFESA, MANUTENÇÃO, SERVIDOR, CARGO DE CARREIRA, CHEFIA, GABINETE, ELOGIO, CONHECIMENTO, FUNCIONAMENTO, SENADO, EFICACIA, APOIO, TRABALHO, SENADOR.

           O SR. OSMAR DIAS (PDT - PR. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Pela ordem, Presidente. Pela ordem, para complementar a questão de ordem levantada pelo Senador Suplicy. Estou aqui, no fundo, Presidente.

           Eu gostaria de apoiar a questão de ordem levantada pelo Senador Suplicy, que se coloca contra a nomeação de mais 102 cargos para compor o quadro de comissionados do Senado e ocupar, dessa forma, a chefia de gabinete dos Senadores. Por duas razões. Primeiro, porque o chefe de gabinete, sendo funcionário da Casa, conhece melhor o funcionamento da Casa e pode, dessa forma, apoiar os trabalhos que o Senador realiza no seu gabinete com muito mais eficiência. Não tenho, há quinze anos no Senado, por que reclamar de qualquer procedimento daquele que ocupa a chefia do meu gabinete, sendo ele funcionário da Casa. De outro lado, Sr. Presidente, nós estamos falando no momento em que V. Exª tem falado para toda a Nação da necessidade de reduzir gastos, de cortar custos no Senado Federal, e essa medida vai na contramão dessa proposta, dessa tese.

           Por essas duas razões, coloco-me aqui contrário a essa medida e também reforço que, em relação à ocupação de cargos na Liderança, já me pronunciei. No primeiro momento, entendi que todos os Líderes eram favoráveis àquela resolução que admitia até três cargos ocupados por funcionários no Estado de origem do Líder. Posteriormente, como vi que não havia consenso, coloquei-me contrário a essa medida. Se ela está em vigor, a minha posição continua sendo contrária a ela, às duas medidas.

           Estou aqui dando apoio, portanto, ao pronunciamento do Senador Eduardo Suplicy.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 22/10/2009 - Página 53959