Discurso durante a 188ª Sessão Especial, no Senado Federal

Solidariedade a cerca de 500 aposentados que estão ocupando o Salão Verde da Câmara dos Deputados, até que sejam votados o fim do fator previdenciário e o reajuste dos benefícios acompanhando o salário mínimo.

Autor
Paulo Paim (PT - Partido dos Trabalhadores/RS)
Nome completo: Paulo Renato Paim
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
PREVIDENCIA SOCIAL.:
  • Solidariedade a cerca de 500 aposentados que estão ocupando o Salão Verde da Câmara dos Deputados, até que sejam votados o fim do fator previdenciário e o reajuste dos benefícios acompanhando o salário mínimo.
Publicação
Publicação no DSF de 28/10/2009 - Página 54668
Assunto
Outros > PREVIDENCIA SOCIAL.
Indexação
  • SOLIDARIEDADE, MOBILIZAÇÃO, IDOSO, INICIATIVA, ENTIDADE, APOSENTADO, OCUPAÇÃO, AREA, EDIFICIO SEDE, CAMARA DOS DEPUTADOS, LOBBY, VOTAÇÃO, MATERIA, VALORIZAÇÃO, APOSENTADORIA, PENSÕES, PROTESTO, ORADOR, REPETIÇÃO, ADIAMENTO, IMPORTANCIA, URGENCIA, SOLUÇÃO.

            O SR. PAULO PAIM (Bloco/PT - RS. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Senador Mão Santa, é só para informar à Casa que estive em uma plenária, hoje de manhã, na Câmara dos Deputados, com cerca de 500 idosos, debatendo a importância da aprovação do fim do fator, de que V. Exª foi o Relator, como também de garantir o PL nº 1, que é o reajuste dos aposentados acompanhando o crescimento do mínimo.

            Terminada a plenária, fui informado, há questão de uma hora, que cerca de 500 aposentados estão ocupando neste momento o Salão Verde e só sairão de lá depois que a Câmara dos Deputados votar a matéria.

            Vou me deslocar para lá, mas é uma pressão que, eu diria, natural, Sr. Presidente. Eles estão aguardando, e cada mês se joga para outro mês: de maio foi para junho; de junho foi para julho; de julho foi para agosto; de agosto foi para outubro, e estamos praticamente entrando em novembro. 

            Então, entendo que é correto, é justo esse movimento organizado pela Cobap, com apoio de grande parte do movimento sindical, para que a Câmara... eles estão pedindo, Senador Mão Santa, apenas que vote a matéria. Cada um que vote com a sua consciência.

            Portanto, meus cumprimentos à Cobap e a essas centenas de idosos, homens e mulheres de cabelos brancos, que estão na Câmara exigindo que a Câmara vote os projetos que o Senado já aprovou.

            Era isso, Sr. Presidente.

            Obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 28/10/2009 - Página 54668