Discurso durante a 188ª Sessão Especial, no Senado Federal

Solidariza-se com o grupo de cerca de 500 aposentados, que aguardam uma resposta da Câmara dos Deputados para a votação do projeto do Senador Paulo Paim.

Autor
Mário Couto (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/PA)
Nome completo: Mário Couto Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
PREVIDENCIA SOCIAL.:
  • Solidariza-se com o grupo de cerca de 500 aposentados, que aguardam uma resposta da Câmara dos Deputados para a votação do projeto do Senador Paulo Paim.
Publicação
Publicação no DSF de 28/10/2009 - Página 54705
Assunto
Outros > PREVIDENCIA SOCIAL.
Indexação
  • SOLIDARIEDADE, MANIFESTAÇÃO COLETIVA, IDOSO, OCUPAÇÃO, PARTE, EDIFICIO SEDE, CAMARA DOS DEPUTADOS, LOBBY, VOTAÇÃO, MATERIA, BENEFICIO, APOSENTADO, PENSIONISTA, REPUDIO, ORADOR, INJUSTIÇA, ADIAMENTO, APRECIAÇÃO, DIFERENÇA, AGILIZAÇÃO, APROVAÇÃO, MEMBROS, SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL (STF), TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO (TCU), SOLICITAÇÃO, AUXILIO, PRESIDENTE, SENADO.

           O SR. MÁRIO COUTO (PSDB - PA. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente Mão Santa, eu me desloquei da minha residência até aqui, hoje. Eu não vinha aqui em função de uma gripe muito forte, eu estava febril, mas tive de fazer isso, mesmo com dificuldade, porque soube que aqui estava um grupo de aproximadamente quinhentos aposentados. O Senador Paim acabou de falar, e eu estava vindo para cá quando o ouvi. Rapidamente, fiz uma visita a todos no corredor da Câmara. Lá, estão sentados, alguns estão em pé, esperando uma resposta do Presidente Temer, para que possam saber quando o projeto do Senador Paulo Paim vai ser votado.

           Senador Mão Santa, com todo respeito ao Senador que está na tribuna - permita-me, Senador, falar por só um minuto -, quero dizer que, outro dia, nesta Casa - e é isto que me chateia, que me deixa decepcionado com o Poder Legislativo -, vi o nome de uma autoridade ser votado rapidinho em todas as Comissões. Fizeram com que a matéria viesse ao plenário e votaram imediatamente o nome daquela autoridade para o Supremo Tribunal Federal (STF). Depois, para o Tribunal de Contas da União (TCU), escolheram outra autoridade. Assim fizeram, sem respeito ao Regimento, sem respeito à Constituição, porque eram autoridades e porque tinham ordens do Presidente da República.

           Senador Mão Santa, vá lá olhar o estado em que se encontram os aposentados: quinhentos aposentados estão sentados no chão. Não sei se almoçaram até esta hora. Vão passar a noite lá, Senador Mão Santa. Podem passar lá a noite de hoje e o dia de amanhã.

           Ligue para o Presidente Temer ou peça para o Senador Sarney ligar. Não deixe que isso aconteça com os aposentados deste País! Faça um acordo. Peça para o Presidente Temer fazer um acordo. Se não se vota amanhã, vota-se para a semana. Mas votem! Se querem derrubar o projeto, derrubem! Se querem aprovar, aprovem! Mas votem!

           Olha a diferença com que este País trata seus filhos! Olha a diferença! Quando se trata de autoridade, vota-se logo, cumprem-se todos os trâmites ilegais, para que seu nome possa ser aprovado no mesmo dia. Como são os aposentados pobres, eles estão lá jogados, para todas as pessoas que passam lá olharem e verem como eles se encontram.

           Senador Mão Santa, faça isso, por favor. Peça isso ao Senador Sarney. Tentei falar na presença dele aqui, mas não consegui. Não quis rasgar o Regimento desta Casa, mas tenho muita confiança em V. Exª. Sei que V. Exª tem muito carinho pelos aposentados deste País. Inspirei-me em V. Exª para começar a luta por essa causa. Estão lá. Ligue para o Presidente; ligue para o Presidente da Câmara. Peça para S. Exª não deixar a situação dos aposentados ser exposta a público. Faça isso. Quem está lhe pedindo isso é um amigo seu.

           Muito obrigado, Senador Mão Santa.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 28/10/2009 - Página 54705