Pronunciamento de Osmar Dias em 02/12/2009
Discurso durante a 230ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Registro de visita realizada por S.Exa. a diversos projetos na cidade de Toledo, no Paraná, com destaque para o Centro de Convivência da Terceira Idade, como um modelo que pode ser transformado num projeto estadual.
- Autor
- Osmar Dias (PDT - Partido Democrático Trabalhista/PR)
- Nome completo: Osmar Fernandes Dias
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
ATUAÇÃO PARLAMENTAR.
ESTADO DO PARANA (PR), GOVERNO MUNICIPAL.:
- Registro de visita realizada por S.Exa. a diversos projetos na cidade de Toledo, no Paraná, com destaque para o Centro de Convivência da Terceira Idade, como um modelo que pode ser transformado num projeto estadual.
- Publicação
- Publicação no DSF de 03/12/2009 - Página 64430
- Assunto
- Outros > ATUAÇÃO PARLAMENTAR. ESTADO DO PARANA (PR), GOVERNO MUNICIPAL.
- Indexação
-
- REGISTRO, INICIATIVA, ORADOR, VISITA, DIVERSIDADE, REGIÃO, CIDADE, ESTADO DO PARANA (PR), REALIZAÇÃO, GRUPO, DEBATE, POPULAÇÃO, BUSCA, CONHECIMENTO, REIVINDICAÇÃO, SUGESTÃO, APERFEIÇOAMENTO, MANDATO PARLAMENTAR, PLANEJAMENTO, DESENVOLVIMENTO, AMBITO ESTADUAL.
- ELOGIO, INDICE, DESENVOLVIMENTO SOCIAL, MUNICIPIO, TOLEDO (PR), ESTADO DO PARANA (PR), GESTÃO, PREFEITO, PARTIDO POLITICO, PARTIDO PROGRESSISTA (PP), DETALHAMENTO, PROJETO, DIGNIDADE, ATENDIMENTO, IDOSO, AREA, SAUDE, LAZER, ESPORTE, CULTURA, CONGRATULAÇÕES, COMPETENCIA, ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL, CONSTRUÇÃO, CONJUNTO HABITACIONAL, ESCOLA PUBLICA, TEMPO INTEGRAL, PARQUE, ECOLOGIA, TEATRO, RECUPERAÇÃO, ASFALTAMENTO, ESTRADAS VICINAIS, BENEFICIO, PEQUENO PRODUTOR RURAL, SUGESTÃO, ORADOR, APROVEITAMENTO, MODELO, AMBITO ESTADUAL, AMBITO NACIONAL.
SENADO FEDERAL SF -
SECRETARIA-GERAL DA MESA SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA |
O SR. OSMAR DIAS (PDT - PR. Como Líder. Sem revisão do orador.) - Presidente Mão Santa, prometo que não vou cantar. Eu faço essa promessa antes de começar, para não deixar ninguém espantado, assustado.
Sr. Presidente, até vou falar aqui uma coisa que dava uma poesia mesmo, mas eu não sou poeta, não. Eu sei falar bem direto as coisas, então vou falar aquilo que eu faço aqui. V. Exª já reparou -, e também o Senador Paulo Paim, que está sempre aqui quando eu falo - que eu gosto de falar sobre experiências que estão dando certo no Paraná, no Brasil.
Quero falar da cidade de Toledo, no meu Estado. Por coincidência, hoje, o Deputado Ricardo Barros fez uma festa de aniversário e convidou as pessoas para almoçarem o porco no roleto, que é o prato típico de Toledo. E de lá vieram pessoas, de Toledo, com os leitões que foram assados no clube de Brasília. Eu estive lá na hora do almoço e me lembrei, então, de falar aqui sobre o que eu vi em Toledo, já que estou viajando pelo Paraná com o Projeto Paraná, que é um projeto que visa ouvir a população para que eu possa aperfeiçoar o meu mandato nesta Casa e pensar no futuro do Paraná ao mesmo tempo.
O que estou fazendo é ficar o dia todo numa região, numa cidade, onde as pessoas vêm e conversam o dia todo. Falam sobre a educação, a saúde, a infraestrutura, a habitação. Dividem-se em grupos de trabalho, e compareço a cada grupo de trabalho, numa forma democrática, que exibe uma coisa só, Presidente: sabedoria, humildade. A humildade de ouvir a sabedoria popular, porque é da sabedoria da população que vou tirando as ideias, as propostas, que vão se transformando em projetos.
Ao mesmo tempo, procuro visitar projetos naquela região que estão dando certo. E visitei alguns na cidade de Toledo. Se V. Exªs forem verificar, Toledo está sempre classificada entre as cinco cidades que oferecem melhores Índices de Desenvolvimento Humano do País - o IDH de Toledo está lá em cima. Vamos buscar explicação, porque queremos que esse Índice de Desenvolvimento Humano seja espalhando, seja distribuído por todas as cidades do Paraná e do Brasil.
Então, por que lá em Toledo as coisas estão dando certo? Porque há hoje um Prefeito, José Carlos Schiavinato, que não é do meu Partido, é do PP, Partido Progressista, e que está dando ali uma lição de como administrar uma cidade pensando nas pessoas, o que é o mais importante. Porque há pessoas que dizem: “Ah, vamos fazer uma obra bonita”. Mas será que aquela obra bonita vai beneficiar as pessoas? Será que é certo construir uma obra que demanda grandes somas de recursos, que envolve empreiteiras que, muitas vezes, são parceiras em campanhas eleitorais, mas fazem obras que depois ficam inacabadas, fazem obras que depois não cumprem o seu objetivo, fazem obras que depois cumprem só o objetivo de permitir a candidatura à reeleição daquele sujeito que é financiado por aquela empreiteira? Ora, com o financiamento daquela empreiteira, esse sujeito tem a possibilidade de uma campanha rica para a sua reeleição. Mas e o povo? “O povo que fique em segundo plano”. Não!
Em Toledo, o que vejo é o seguinte: a comunidade participa. Fui ver um centro de convivência da terceira idade, Senador Valdir Raupp, em Toledo. Vi as pessoas já aposentadas. É claro que não estão satisfeitas com a aposentadoria que recebem, porque, neste País, poucos podem dizer que têm uma aposentadoria que corresponde ao esforço, ao dispêndio de energia, à dedicação que tiveram à sua família, ao seu Estado e ao seu País. Depois, recebem uma aposentadoria que não corresponde, de jeito nenhum, a esse esforço.
Lá, eles estão recebendo tudo aquilo que merece uma pessoa que chega nessa idade, a terceira idade. Estamos longe disso, Senador Valdir Raupp. Gilvam Borges sabe o que é isso, já está sentindo essa experiência da terceira idade e me disse que é muito bom. Fui ver no centro de convivência da terceira idade como é tratar as pessoas com respeito, dignidade e carinho. V. Exª é médico. Lá, as pessoas estão recebendo tratamento odontológico, fisioterapia e exames médicos regulares. Estão recebendo o tratamento de saúde que merecem receber. O poder público está bancando isso. Mas estão recebendo muito mais do que isso: praticam esporte, lazer, assistem a um filme. Têm, portanto, acesso à cultura da região com documentários que assistem ali, fazem o baile da terceira idade, têm equipamentos para a prática de exercícios, numa academia construída especialmente para atender a suas necessidades.
Então, eu vi ali o respeito do Prefeito Schiavinato, da sua equipe, nessa parceria exemplar desenvolvida com o Deputado Dilceu Sperafico, que ajuda a levar os recursos para a cidade de Toledo e a promover essas obras, pensando nas pessoas.
O centro de convivência dos idosos, ou da terceira idade, é um modelo que, eu acredito, pode se transformar num projeto estadual, para que as cidades possam sonhar em um dia ter também um centro daqueles, onde os seus aposentados, pessoas da terceira idade possam receber esse respeito declarado exatamente através de atitudes concretas que estão lá no centro da terceira idade.
Depois, nós visitamos um conjunto habitacional, onde há casas com 52m2, feitas com muito cuidado, mas já com toda a infraestrutura construída. Calçamento - não só o asfalto, mas as calçadas -, escola em tempo integral funcionando ali naquele bairro, onde as famílias estão tendo a oportunidade de morar e viver com dignidade e, ao mesmo tempo, de colocar o filho em uma escola em tempo integral e, dessa forma, permitir que essas crianças possam ter três alimentações diárias, adequadas para a idade, e uma formação de cidadania que, na escola convencional, muitas vezes não se encontra. Lá está a escola junto com o conjunto habitacional, e toda a infraestrutura: iluminação, calçada, asfalto, água em todas as casas, saneamento. Aquilo é construir pensando nas pessoas.
Depois, fomos ver o Parque das Águas, onde um rio que passa por dentro da cidade foi transformado num parque temático, o das Águas, em cuja construção eu modestamente ajudei. Mas quero dizer que fiquei impressionado porque, com custo reduzido, o prefeito transformou uma área que, antes, era um risco para as pessoas não só de contaminação, de doenças, mas também de assaltos, e ali hoje funciona o Parque das Águas, muito bonito e, por sinal, oferecendo também lazer. As pessoas lá vão para caminhar, academia ao ar livre, um outro modelo que pode ser levado a tantas outras cidades.
Mas, Sr. Presidente, Toledo não se esqueceu da cultura, fez um belíssimo teatro, de cuja construção também participei modestamente. Mas é um teatro que recebe palestrantes. Uma cidade onde se abrigam duas universidades, a PUC e a Unipar, e portanto, muitos estudantes, e ali, nesse teatro, se oferece a cultura também à população.
E tivemos a oportunidade de visitar as estradas rurais do Município de Toledo. Se o cuidado com as pessoas que vivem na cidade é o esmero do Prefeito José Carlos Schiavinato e sua equipe, quando você vai na área rural vê mais respeito ainda. As estradas readequadas lá do meu tempo, quando fui Secretário de Agricultura, e fazia. Ele aproveitou a readequação das estradas e, por cima, colocou uma manta de asfalto, asfaltando a área rural. Aí, as pessoas humildes falam: “Olha, mas, se fosse para uma grande indústria, era normal ter o asfalto. Mas nós, pequenos agricultores, recebermos um asfalto aqui na porta da nossa casa?” Mas é isso, é o respeito. E aqui nós ajudamos a aprovar o empréstimo para Toledo de US$9.4 milhões, que tornou possível realizar esse sonho.
Mas, Senador Paim, ali há um exemplo. Não é apenas o Poder Público que participa. O produtor também dá a sua contribuição, de acordo com as suas possibilidades. Se posso dar 5 sacas de soja, contribuo com 5 sacas de soja; se posso dar 15 arrobas de suíno, dou 15 arrobas de suíno.
E, assim, cada um dá a sua parte, e ali é feita a obra, em uma integração exemplar entre a comunidade e o Poder Público. Isso se chama parceria. Mas essa parceria é rastreada, é baseada na credibilidade. E credibilidade hoje, Senador Paim, a gente não encontra em qualquer prateleira por aí, não. Não é numa prateleira onde se vende panetone que a gente vai encontrar credibilidade. A gente vai encontrar credibilidade em pessoas que exercem o Poder Público com essa firmeza, pessoas que exercem o Poder Público com essa competência, mas com essa sensibilidade de entender que as obras não são feitas apenas para embelezar uma cidade, mas são feitas para melhorar as condições de vida das pessoas que ali vivem, para oferecer qualidade de vida para as crianças, para os jovens, para os adultos, para os que já atingiram a terceira idade, para todas as pessoas, indistintamente. E ali temos um bom modelo do que pode ser o Paraná de amanhã.
Sonho com aquilo que vi em Toledo se ampliando, se multiplicando, para atingir aqueles municípios do Paraná que, infelizmente, hoje perdem em população, porque não têm atividade econômica para suportar a população daquele local. Jovens que saem de suas cidades procurando, nas regiões metropolitanas, oportunidades que, muitas vezes, não encontram, e se transforma em pesadelo aquele sonho que eles acalentaram ali no local onde eles moram.
Eu prefiro, Sr. Presidente, dizer que esses jovens sonham com oportunidades que o Poder Público pode oferecer, como se oferece, com muita dignidade e respeito, na cidade de Toledo, que é um orgulho para o Paraná - e podem escrever aí: orgulho para o Brasil.
Modelo1 11/26/249:52