Discurso durante a 237ª Sessão Deliberativa Extraordinária, no Senado Federal

Registro da apresentação de emenda ao Orçamento da União para garantir a construção de ciclovias em Boa Vista, Roraima.

Autor
Augusto Botelho (PT - Partido dos Trabalhadores/RR)
Nome completo: Augusto Affonso Botelho Neto
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA DE TRANSPORTES.:
  • Registro da apresentação de emenda ao Orçamento da União para garantir a construção de ciclovias em Boa Vista, Roraima.
Aparteantes
Mozarildo Cavalcanti, Sérgio Zambiasi.
Publicação
Publicação no DSF de 03/12/2009 - Página 64881
Assunto
Outros > POLITICA DE TRANSPORTES.
Indexação
  • JUSTIFICAÇÃO, EMENDA, ORÇAMENTO, AUTORIA, ORADOR, DESTINAÇÃO, RECURSOS, CONSTRUÇÃO, VIA PUBLICA, BICICLETA, CAPITAL DE ESTADO, ESTADO DE RORAIMA (RR), CONVENIO, PREFEITURA, MINISTERIO DAS CIDADES, IMPORTANCIA, ALTERNATIVA, TRANSPORTE URBANO, POPULAÇÃO, BAIXA RENDA, NECESSIDADE, SEGURANÇA, USUARIO, PREVENÇÃO, ACIDENTE DE TRANSITO, REALIZAÇÃO, CAMPANHA, APREENSÃO, AUMENTO, DIFICULDADE, TRAFEGO, REGISTRO, DADOS, DEPARTAMENTO DE TRANSITO (DETRAN).

                          SENADO FEDERAL SF -

            SECRETARIA-GERAL DA MESA

            SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


            O SR. AUGUSTO BOTELHO (Bloco/PT - RR. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Muito obrigado, Senador Mão Santa.

            Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, desde 2007, tenho trabalhado junto ao Governo Federal e à Prefeitura de Boa Vista, capital do meu Estado, para que consigamos construir ciclovias em todo o Município.

            Já consegui R$1 milhão para começar a implantação de 29km de ciclovias nas principais avenidas de Boa Vista. O projeto já está cadastrado no Ministério das Cidades e os recursos devem ser liberados em 2010.

            Na semana passada, apresentei uma emenda ao Orçamento, no valor de R$20 milhões, para que possamos continuar o projeto e garantir a construção de ciclovias em toda a cidade.

            Sr. Presidente, a bicicleta é um dos principais meios de transporte é um dos meios mais usados em minha cidade, principalmente pelas pessoas de baixa renda. Como Boa vista é uma cidade plana, de ruas largas e o sistema de transporte público, muitas vezes, não atende a todos, a bicicleta é a alternativa encontrada por muitas pessoas.

            Minha maior preocupação é com o aumento do índice de acidentes envolvendo ciclistas e a falta de espaço para esse tipo de veículo, o que coloca em risco a segurança de milhares de estudantes, donas de casa e trabalhadores, que usam a bicicleta como instrumento de trabalho ou como única opção de transporte para ir e voltar para casa, devido à falta de condições financeiras.

            Com a demanda crescente de bicicletas nas vias de Boa Vista, surgiram os problemas: a desordem no trânsito, consequência da falta de conhecimento do condutor e a necessidade urgente de implantação de vias exclusivas para as milhares e milhares de bicicletas que circulam, atualmente, na cidade.

            É comum motoristas de carros e motos dividirem as pistas com as bicicletas. Até as rotatórias os ciclistas fazem em frente aos veículos, como se tivessem a mesma potência. Eles costumam, diariamente, fazer grandes percursos, já que moram em bairros periféricos e trabalham longe de suas casas.

            Todos sabem da importância de faixas exclusivas para ciclistas e os números não mentem: hoje, os acidentes envolvendo ciclistas ocupam a terceira colocação entre as ocorrências de trânsito no meu Estado. Segundo dados do Departamento Estadual de Trânsito, dos acidentes com vítimas registrados neste ano, 10% envolviam ciclistas.

            Como vocês sabem, eu sou médico e posso afirmar que o ciclista é o mais vulnerável no trânsito. Pela característica do veículo, ele se machuca mais e corre muito mais riscos que um motorista de carro, por exemplo.

            Além da construção das ciclovias, também precisamos investir em campanha de orientação aos condutores e ciclistas sobre o uso e a importância das ciclovias, e da segurança de trânsito.

            Sr. Presidente Mão Santa, tenho certeza de que os R$20 milhões, fruto da minha emenda apresentada ao Orçamento do próximo ano, trarão mais qualidade de vida para os roraimenses, tanto para quem usa a bicicleta quanto para quem não a usa.

            O Sr. Sérgio Zambiasi (PTB - RS) - Senador Botelho, permita-me um aparte?

            O SR. AUGUSTO BOTELHO (Bloco/PT - RR) - Senador Zambiasi, concedo o aparte a V. Exª.

            O Sr. Sérgio Zambiasi (PTB - RS) - Senador Botelho, permita-me aparteá-lo sobre assunto tão interessante, tão atual: a bicicleta como um meio de transporte. Casualmente, hoje, no Zero Hora, do Rio Grande do Sul, o nosso colega gaúcho, o Senador Paulo Paim, escreveu um artigo intitulado: “Uma Nova Cultura de Transporte”, artigo inspirado em projeto de lei apresentado pelo Senador Paim, em que S. Exª pretende - e terá, obviamente, todo o nosso apoio - a isenção do IPI para esse meio de transporte, a bicicleta. O Senador Paim destaca alguns estudos feitos, que eu acho muito interessantes, primeiro, por ser um meio de transporte absolutamente ecológico, pois não emite dióxido de carbono na atmosfera; não causa engarrafamento nas vias urbanas; não oferece perigo aos pedestre e aos outros veículos que circulam pelas vias; além disso, a bicicleta favorece o condicionamento físico, pois as pedaladas fazem bem ao coração, aos músculos, ao corpo - V. Exª sabe disso, pois é médico - e ao espírito humano. S. Exª destaca as ciclovias, como inspiração, especialmente as de Bogotá, onde têm as ciclo-rutas, que são um sucesso. Destaca algumas experiências brasileiras, como em Aracajú, em Salvador, no Rio de Janeiro. Em Porto Alegre, já temos algumas ciclovias. Tanto é que a Prefeitura de Porto Alegre, o seu Prefeito Fogaça, está estimulando as ciclovias, apesar de o trânsito ser extremamente complicado na capital gaúcha. Mas, ainda assim, já há algumas ciclovias e está em estudo novas ciclovias. Nós estamos trabalhando orçamentariamente para que esses espaços para as bicicletas sejam respeitados, sejam construídos e sejam melhor aproveitados, mesmo com algumas lombas bastante íngremes que caracterizam a capital gaúcha. Então, V. Exª aborda um tema absolutamente atual e importante, que é a segurança do ciclista, a segurança daquele que opta por esse meio de transporte saudável, ecológico, bom em todos os sentidos. Senador Augusto Botelho, quis comentar a feliz coincidência de sua manifestação com o artigo que o nosso colega Paim publica no Zero Hora de hoje, abordando exatamente esse tema, estimulando o uso de menos automóveis e mais bicicletas no nosso trânsito. Parabéns pela sua manifestação e pelo alerta em relação aos cuidados que os motoristas devem ter para com os ciclistas.

            O SR. AUGUSTO BOTELHO (Bloco/PT - RR) - Muito obrigado, Senador Zambiasi. Realmente, o Senador Paim havia me falado dessa isenção de IPI, mas ele já está adiantando. Meus parabéns ao Senador Paim.

            O Estado de V. Exª já têm ciclovias, enquanto que lá em Roraima nós não temos nenhuma ciclovia estruturada ainda. A primeira a ser estruturada será com o recurso de R$1 milhão que consegui este ano na Comissão de Orçamento - o Prefeito já está elaborando o projeto para começar a ciclovia. Portanto, os recursos de emenda de bancada que eu coloquei devem ser aplicados em ciclovias. Será feito convênio entre a Prefeitura de Boa Vista e o Ministério das Cidades.

            Vou acompanhar de perto todo esse processo, pois quero garantir que a capital de Roraima seja conhecida e reconhecida como uma cidade que respeita e incentiva os ciclistas, além de ser conhecida também pelo respeito aos pedestres. Também lá em Roraima todos os carros param nas faixas de pedestre, como aqui em Brasília, implantado pelo Senador Cristovam Buarque.

            Concedo o aparte ao Senador Mozarildo.

            O Sr. Mozarildo Cavalcanti (PTB - RR) - Senador Augusto Botelho, quero cumprimentar V. Exª pela iniciativa desta importante obra, que é fazer ciclovias em Boa Vista. Não temos dados reais, concretos, mas é uma cidade que têm muitos ciclistas. Lá, as pessoas usam a bicicleta, realmente, para se deslocar até o trabalho e para outras atividades. É muito importante que haja ciclovias em uma cidade que tem o privilégio de ser planejada, principalmente por ter avenidas largas, que tem o formato de um leque, portanto, radial, que sai do centro, chamado Centro Cívico. Então, é perfeitamente factível termos ciclovias que atendam a bairros distantes, que possibilitem, efetivamente, não só o transporte importantíssimo, o deslocamento para o trabalho, para a escola etc., mas também a prática do esporte, a prática de exercício. Quero, portanto, cumprimentar V. Exª, que tem se notabilizado por aplicar suas emendas em coisas sérias, práticas e úteis para a sociedade de Roraima. V. Exª tem investido suas emendas muito na área de saúde. Por exemplo, a construção dos blocos da universidade para a área da Ciência e da Saúde foi emenda de V. Exª, a construção do hospital na chamada zona sul da cidade, na Pintolândia, recursos colocados por V. Exª, cuja obra até agora não foi iniciada, não por culpa sua, mas inclusive o dinheiro está garantido. Então, embora V. Exª não faça propaganda dos seus feitos como muitos fazem, sou testemunha do seu esforço. Portanto, quero parabenizá-lo por isso.

            O SR. AUGUSTO BOTELHO (Bloco/PT - RR) - Muito obrigado, Senador Mozarildo.

            Quero que a nossa cidade de Boa Vista seja conhecida como a cidade que respeita os ciclistas, como a cidade que respeita as faixas de pedestres, além de ser conhecida, como já o é, sem modéstia, como a cidade mais bonita do Norte. Boa Vista é considerada, por todo mundo que a conhece, como a cidade mais bonita do Norte.

            Era o que eu tinha a dizer, Sr. Presidente.

            Muito obrigado pela oportunidade.


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Este texto não substitui o publicado no DSF de 03/12/2009 - Página 64881