Discurso durante a 240ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Voto de pesar pelo falecimento do médico e ex-Deputado Estadual Nelson Buainain, ocorrido ontem, em Campo Grande-MS.

Autor
Valter Pereira (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/MS)
Nome completo: Valter Pereira de Oliveira
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Voto de pesar pelo falecimento do médico e ex-Deputado Estadual Nelson Buainain, ocorrido ontem, em Campo Grande-MS.
Publicação
Publicação no DSF de 08/12/2009 - Página 65377
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, MEDICO, EX-DEPUTADO, ESTADO DO MATO GROSSO DO SUL (MS), ELOGIO, VIDA PUBLICA.
  • REGISTRO, PRESENÇA, EX VEREADOR, EX-DEPUTADO, ESTADO DO MATO GROSSO DO SUL (MS).

                          SENADO FEDERAL SF -

            SECRETARIA-GERAL DA MESA

            SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


            O SR VALTER PEREIRA (PMDB - MS. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, na realidade não venho aqui hoje para fazer nenhum discurso, mas apenas fazer um registro lastimável para a sociedade do meu Estado de Mato Grosso do Sul.

            Faleceu ontem, em Campo Grande, o ex-Deputado Estadual Nelson Buainain, procedente do antigo PTB, que tinha no ex-Ministro Wilson Fadul sua maior expressão no antigo Estado de Mato Grosso. O Dr. Nelson Buainain sempre perfilou-se nas fileiras da resistência democrática na luta contra a ditadura.

            Ele filiou-se ao MDB inicialmente, e permaneceu em seus quadros até a extinção do Partido, quando se inscreveu no sucedâneo PMDB.

            Na legislatura de 1983 a 1987, o então companheiro e militante Nelson Buainain foi eleito Deputado Estadual na Assembleia Legislativa do já Estado de Mato Grosso do Sul.

            Nesse período eu tive a honra de ter sido seu colega no Parlamento sul-matogrossense. Na sua trajetória política, Nelson Buainain pautou-se pela coerência aos seus ideais, pelo fino trato aos seus colegas e companheiros e pela seriedade com que encarava o mandato eletivo.

            Na vida privada, era um médico competente dotado de notável espírito humanitário. Pelas suas mãos, nasceram mais de 4 mil crianças, já que era um renomado ginecologista e obstetra.

            Sua esposa, agora viúva, Conceição Buainain foi fundadora e é atualmente é diretora da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Campo Grande. A proteção da mulher contra esse mal que tantas delas acomete passou a ser um verdadeiro apostolado para D. Conceição, e o seu grande incentivador, o marido, que acaba de falecer, por ironia do destino, foi vitimado exatamente por uma modalidade de câncer, que o fez sofrer por longos e dolorosos anos.

            Ao fazer esse registro, Sr. Presidente, envio minhas condolências a toda a família, especialmente à viúva, D. Conceição, aos cinco filhos, dez netos e um bisneto.

            Eu gostaria de fazer comentários sobre um problema que tem ocorrido com certa frequência em Campo Grande e Mato Grosso do Sul: os acidentes rodoviários, especialmente na BR-163. Mas eu adio esse pronunciamento para uma próxima ocasião, Sr. Presidente, e vou restringir a minha fala hoje a esse registro que trouxe para a família sul-mato-grossense uma dor muito profunda, já que a família Buainain tem contribuído decisivamente para o nosso desenvolvimento, não só de Campo Grande como do Mato Grosso do Sul.

            Aproveito o ensejo para registrar também aqui a presença do ex-Vereador e ex-Deputado Valdir Cardoso, que está nesta tribuna hoje prestigiando os trabalhos desta Casa.

            Era só o registro que gostaríamos de fazer, Sr. Presidente.

            Muito obrigado.


Modelo1 5/19/242:09



Este texto não substitui o publicado no DSF de 08/12/2009 - Página 65377