Discurso durante a 240ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Leitura de carta que S.Exa. enviou ao Sr. Edinho Silva, Presidente do Diretório Estadual do PT, em São Paulo, e ao Presidente do Diretório Estadual do Partido dos Trabalhadores, Deputado Federal Ricardo Berzoini, informando que prestou contas de seu mandato parlamentar como Senador da República, neste último sábado, 5 de dezembro, em reunião ocorrida na sede do Sindsaúde - Sindicato dos Servidores da Saúde do Estado de São Paulo.

Autor
Eduardo Suplicy (PT - Partido dos Trabalhadores/SP)
Nome completo: Eduardo Matarazzo Suplicy
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA PARTIDARIA. ATUAÇÃO PARLAMENTAR.:
  • Leitura de carta que S.Exa. enviou ao Sr. Edinho Silva, Presidente do Diretório Estadual do PT, em São Paulo, e ao Presidente do Diretório Estadual do Partido dos Trabalhadores, Deputado Federal Ricardo Berzoini, informando que prestou contas de seu mandato parlamentar como Senador da República, neste último sábado, 5 de dezembro, em reunião ocorrida na sede do Sindsaúde - Sindicato dos Servidores da Saúde do Estado de São Paulo.
Publicação
Publicação no DSF de 08/12/2009 - Página 65392
Assunto
Outros > POLITICA PARTIDARIA. ATUAÇÃO PARLAMENTAR.
Indexação
  • LEITURA, CARTA, AUTORIA, ORADOR, DESTINAÇÃO, PRESIDENTE, DIRETORIO ESTADUAL, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), DIRETORIO NACIONAL, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DOS TRABALHADORES (PT), ESCLARECIMENTOS, REALIZAÇÃO, REUNIÃO, PRESTAÇÃO DE CONTAS, ATUAÇÃO PARLAMENTAR, REITERAÇÃO, COMPROMISSO, REPRESENTAÇÃO, SENADO, MANIFESTAÇÃO, DISPOSIÇÃO, CANDIDATURA, GOVERNO ESTADUAL, RESPEITO, DECISÃO, POLITICA PARTIDARIA, REFERENCIA, ELEIÇÕES, AGRADECIMENTO, PRESENÇA, PARTICIPANTE, ENCONTRO.
  • REGISTRO, INFORMAÇÃO, PRESIDENTE, DIRETORIO ESTADUAL, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DOS TRABALHADORES (PT), POSSIBILIDADE, MEMBROS, PLURALIDADE, INDICAÇÃO, CANDIDATO, GOVERNO ESTADUAL, DEFESA, ORADOR, COLIGAÇÃO, REPRESENTAÇÃO PARTIDARIA, PARTIDO SOCIALISTA BRASILEIRO (PSB), ESCOLHA, CIRO GOMES, EX GOVERNADOR, ESTADO DO CEARA (CE), GOVERNADOR, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), MANIFESTAÇÃO, DISPOSIÇÃO, DEBATE, GARANTIA, EFICACIA, RESULTADO, ELEIÇÕES.

                          SENADO FEDERAL SF -

            SECRETARIA-GERAL DA MESA

            SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


            O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SP. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Senador Roberto Cavalcanti, quero transmitir ao Senado e a todos aqueles que acompanham meu trabalho aqui desde 1991 o conteúdo da carta que estou enviando ao Ilmº Sr. Edinho Silva, Presidente do Diretório Estadual do Partido dos Trabalhadores em São Paulo, e ao Exmº Sr. Deputado Federal Ricardo Berzoini, Presidente do Diretório Nacional do Partido dos Trabalhadores:

Prezados Presidentes:

Venho lhes transmitir que neste último sábado, 5 de dezembro, em reunião ocorrida na sede do Sindsaúde (Sindicato dos Servidores da Saúde do Estado de São Paulo), à rua Cardeal Arcoverde 119, prestei contas de meu mandato como Senador pelo PT de São Paulo.Também conversei com dezenas de filiados, militantes e simpatizantes, a respeito das sucessões que acontecerão para o Governo de Estado e para a Presidência da República, e ainda falamos das eleições para Deputados Estaduais, Federais e Senadores.

Quero agradecer à direção do Sindsaúde por ter aberto o espaço para que pudesse ser realizada essa reunião.

Fiz uma exposição inicial sobre as 54 proposições que até hoje apresentei, incluindo projetos de emenda à Constituição, projetos de lei, projetos de resolução, projetos de decreto legislativo, 2.235 pronunciamentos, 442 requerimentos, 109 relatorias de proposições sobre os mais diversos assuntos, conforme sintetizados nos documentos anexos.

Transmiti aos presentes a minha disposição de cumprir com toda energia e responsabilidade o mandato de Senador até 31 de janeiro de 2015 para o qual fui eleito pelo povo de São Paulo, em 2006, com 8 milhões, 986 mil e 803 votos, 47,08% dos votos no Estado, assim como, se assim considerarem os filiados do PT, de me colocar à disposição do partido para ser pré-candidato ao Governo do Estado de São Paulo.

Nessa reunião, cerca de 30 pessoas expressaram, em significativa maioria, o quão importante é que o PT tenha candidato próprio a Governador. Ressaltaram a importância de haver um sistema democrático de escolha do candidato, tal como prevê o nosso estatuto. Estimularam-me, fortemente, a ser uma das alternativas para que os filiados possam me apontar como o candidato. Informei aos presentes que considero fundamental o processo responsável de escolha que a direção do PT desencadeou em que, após consulta ao sentimento de nossas bases e da população, designou Marta Suplicy, Antonio Palocci, Fernando Haddad, Emídio de Souza, Arlindo Chinaglia e eu próprio, do PT, como possíveis pré-candidatos, além de levar em conta o nome do Deputado Ciro Gomes, do PSB, se houver um entendimento com os partidos da base aliada. Disse que me dou bem com todos esses nomes e que estarei pronto a apoiar, com toda dedicação, a pessoa que for escolhida.

Se for possível chegar a um processo de consenso, por meio de diálogo com a direção, baseado em dados como os levantamentos de pesquisa de opinião isentos, muito bem. Também tenho a disposição de apoiar o Deputado Ciro Gomes, caso ele seja o escolhido por um procedimento democrático. No entanto, ele próprio me relatou, recentemente, como a outros dois presentes, dentre os quais o Deputado Paulo Teixeira, que sua preferência é ser candidato à Presidência da República.

Avalio ser possível que a direção estadual considere a realização de uma prévia entre os pré-candidatos, precedida de debates que possam ser realizados em algumas regiões do Estado, com a colaboração dos meios de comunicação. É perfeitamente possível realizarmos um diálogo construtivo e respeitoso entre nós e que venha a ser um exemplo de prática democrática.

Lembro que no ano passado os povos do mundo puderam acompanhar a extraordinária disputa democrática que aconteceu entre os candidatos Barack Obama e Hillary Clinton, os quais realizaram pelo menos 21 debates transmitidos pelos meios de comunicação. 

Aqueles encontros entusiasmaram a população. Na conclusão, a Senadora Hillary Clinton apoiou o seu competidor, ao reconhecer a sua vitória, o que significou grande injeção de ânimo ao partido.

Eis, portanto, um exemplo de como uma prévia pode servir positivamente a um partido que quer aperfeiçoar a democracia brasileira.

Informo que os presentes na reunião afirmaram que se empenharão para obter o número suficiente de assinaturas necessárias, 2.970 filiados ou 1% dos filiados no Estado, [são 297 mil os filiados], para que minha pré-candidatura seja validada, em prazo adequado.

Com a disposição de colaborar com o PT e para a vitória de nossa candidata à Presidência, a Ministra Dilma Rousseff, de nossos candidatos ao Senado, inclusive o Senador Aloizio Mercadante, a deputados federais e estaduais, o abraço amigo,

Senador Eduardo Matarazzo Suplicy”

            Eu quero aqui agradecer a presença tanto dos filiados como dos companheiros, como, inclusive, Paulo Feldman, que foi um dos entusiastas que organizou essa reunião, assim como o ex-deputado João Baptista Breda, que disse a mim, na conclusão do encontro, que, pela primeira vez, ele me via expressando com muita vontade a disposição de ser candidato ao Governo de São Paulo, se essa for a escolha de todos os filiados, simpatizantes e da população.

            Também agradeço ao Deputado Paulo Teixeira, ao Deputado Simon Pedro - o primeiro, federal; o segundo, estadual -, que, fazendo parte da mensagem ao Partido, informaram-me que estão apoiando e coletando assinaturas, tanto para o Ministro Fernando Haddad, como alternativa, quanto para mim.

            Também quero agradecer a presença do Deputado Carlinhos Almeida, do PT de São José dos Campos. Como um dos apoiadores do Prefeito Emídio de Souza, um outro pré-candidato ao Governo, ele fez questão de expressar sua opinião favorável.

            Também quero agradecer a presença do Vereador Antônio Donato, que foi eleito democraticamente como Presidente do Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores em São Paulo, e de inúmeros outros militantes do Partido dos Trabalhadores.

            Agradeço ao meu prezado amigo e colaborador de tantas jornadas juntos. Falo do economista Samir Cury, economista e engenheiro, que há tantos anos colabora comigo.

            Quero agradecer, inclusive, a João Elísio, que me transmitiu, ao final da reunião, que se dispõe a percorrer todos os diretórios zonais e municipais do Partido dos Trabalhadores e contatar todos os diretórios do interior do Estado de São Paulo, para organizar e ajudar na coleta das assinaturas.

            Quero aqui informar que o Presidente Edinho Silva transmitiu que qualquer filiado do PT pode indicar mais do que um pré-candidato ao Governo do Estado de São Paulo. Portanto, se o filiado deseja preencher, na lista de assinaturas, que apoiam qualquer dos seis candidatos - Marta Suplicy, Antonio Palocci, Fernando Haddad, Arlindo Chinaglia, Emídio de Souza e o meu próprio nome - pode preencher e assinar a indicação de todos os seis. Pode também expressar a sua opinião de que avalia que, se porventura assim entender, seria bom que tivéssemos uma coligação com o Deputado Ciro Gomes.

            Quero aqui externar que dialoguei com o Deputado Ciro Gomes, há cerca de um mês, e transmiti a ele a minha disposição de apoiá-lo se o Partido dos Trabalhadores, tendo em conta a análise que a Direção Nacional, a Direção Estadual, o próprio Presidente Lula e todos os filiados considerarem como melhor. Também expresso que, na reunião havida nesse sábado, entre os trinta oradores que ali transmitiram a sua opinião, mais da metade expressou a importância de o PT ter o nosso próprio candidato filiado ao Partido. Inclusive alguns comentaram que o fato, por exemplo, de, no Rio de Janeiro, o PT às vezes ter aberto mão da candidatura própria muitas vezes tem dificultado que o PT venha novamente a apresentar um candidato próprio, seja a Prefeito, seja ao Governo do Estado de São Paulo. E, dada a importância, o peso e a história do Partido dos Trabalhadores no Estado de São Paulo, que, em 1982, 1986, 1990, 1994, 1998, 2002, disputou as eleições, tendo por vezes resultados muito importantes, que colaboraram para que tivéssemos a eleição de uma bancada significativa para a Câmara dos Deputados e para a Assembléia Legislativa, esses são fatores que devem ser levados em consideração.

            Enfim, quero aqui reiterar a minha disposição de colaborar para que o Partido dos Trabalhadores tenha o melhor desempenho possível nas eleições de 2010, tanto na capital do Estado de São Paulo, com também em todas as cidades do interior e no Brasil inteiro. E eu estarei colaborando, no limite das minhas forças físicas, da minha saúde, para percorrer o Estado, bem como outros Estados do Brasil, no apoio tanto à Ministra Dilma Rousseff, quanto em São Paulo ao Senador Aloizio Mercadante, que já expressou ser candidato ao Senado, como também àquela pessoa que, por um processo democrático que a direção do Partido está conduzindo, será escolhida.

            Muito obrigado, Senador Roberto Cavalcanti.

            O SR. PRESIDENTE (Roberto Cavalcanti. Bloco/PRB - PB) - Senador Suplicy, a pujança e a dimensão do Estado de São Paulo está demonstrada também na política, na quantidade de pré-candidatos. V. Exª lança oficialmente neste plenário, oficializa neste plenário uma notícia que já existe na imprensa, que é a confirmação da pré-candidatura de V. Exª ao Governo do Estado de São Paulo, pelo PT. Parabenizo V. Exª. Estamos aguardando as decisões paulistas.

            Parabéns!

            O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SP) - Muito obrigado, Senador Roberto Cavalcanti.


Modelo1 3/29/245:19



Este texto não substitui o publicado no DSF de 08/12/2009 - Página 65392