Discurso durante a 241ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Análise do sistema bancário brasileiro e da atuação da Caixa Econômica Federal, cuja missão institucional é a promoção da cidadania e do desenvolvimento sustentável do País.

Autor
Romero Jucá (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/RR)
Nome completo: Romero Jucá Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
BANCOS.:
  • Análise do sistema bancário brasileiro e da atuação da Caixa Econômica Federal, cuja missão institucional é a promoção da cidadania e do desenvolvimento sustentável do País.
Publicação
Publicação no DSF de 09/12/2009 - Página 65959
Assunto
Outros > BANCOS.
Indexação
  • ELOGIO, ATUAÇÃO, CAIXA ECONOMICA FEDERAL (CEF), SISTEMA BANCARIO NACIONAL, PROMOÇÃO, DESENVOLVIMENTO SOCIAL, DESENVOLVIMENTO ECONOMICO, DESENVOLVIMENTO SUSTENTAVEL, BRASIL, ESTABELECIMENTO, POLITICA, MELHORIA, QUALIDADE DE VIDA, GARANTIA, DIREITOS SOCIAIS, POPULAÇÃO.
  • SAUDAÇÃO, MODERNIZAÇÃO, CAIXA ECONOMICA FEDERAL (CEF), MELHORIA, ATENDIMENTO, CLIENTE, EMPENHO, PRESERVAÇÃO, MEIO AMBIENTE, FINANCIAMENTO, PROJETO, SANEAMENTO BASICO, HABITAÇÃO POPULAR, EFICACIA, LEGISLAÇÃO, RESPONSABILIDADE, NATUREZA FISCAL, APERFEIÇOAMENTO, GESTÃO, RECURSOS FINANCEIROS, MUNICIPIOS, DADOS, SETOR PUBLICO, IMPORTANCIA, LOTERIA FEDERAL, OBTENÇÃO, RECURSOS, IMPLEMENTAÇÃO, NATUREZA SOCIAL, NATUREZA CULTURAL, ESPORTE, SEGURO SOCIAL, MANUTENÇÃO, PENITENCIARIA, BRASIL.
  • ELOGIO, POLITICA, CAIXA ECONOMICA FEDERAL (CEF), TRANSPARENCIA ADMINISTRATIVA, DIVULGAÇÃO, INTERNET, DADOS, GASTOS PUBLICOS.
  • COMENTARIO, AUMENTO, VALOR, RECEITA, CAIXA ECONOMICA FEDERAL (CEF), REGISTRO, MENSAGEM (MSG), PRESIDENTE, INSTITUIÇÃO FINANCEIRA, DECLARAÇÃO, COMPROMISSO, GOVERNO FEDERAL, APOIO, PROGRAMA, CRESCIMENTO ECONOMICO, PAGAMENTO, BENEFICIO, NATUREZA SOCIAL.
  • CUMPRIMENTO, PRESIDENTE, FUNCIONARIO PUBLICO, DIRETOR, CAIXA ECONOMICA FEDERAL (CEF).

                          SENADO FEDERAL SF -

            SECRETARIA-GERAL DA MESA

            SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


            O SR. ROMERO JUCÁ (PMDB - RR. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, o Brasil pode se orgulhar da higidez seu sistema bancário, bem estabelecido em termos de solvência, liquidez, capacidade de gerar e aplicar recursos conforme as diretrizes contábeis, econômicas, financeiras e segundo os princípios mais recomendáveis de técnica bancária.

            A Caixa Econômica Federal representa um exemplo de excelência em nosso sistema bancário, pois é referência mundial, como banco público integrado, rentável, eficiente, ágil, moderno, com forte atuação social, cuja missão institucional é a promoção da cidadania e do desenvolvimento sustentável do País.

            Na qualidade de instituição financeira que atua permanentemente em parceira com o Governo Federal, a Caixa é responsável pela realização de importantes projetos estabelecidos para o cumprimento de objetivos de políticas públicas.

            Como instituição financeira dedicada ao desenvolvimento econômico e social, a Caixa tem se mantido fiel ao slogan "o banco que acredita nas pessoas" e, portanto, tem contribuído para a realização dos sonhos e para a melhoria da qualidade de vida de milhares de pessoas e das comunidades.

            A CEF se mantém permanentemente atualizada em termos de métodos e processos bancários e administrativos, destacando-se um importante processo de modernização e incorporação de novas tecnologias para cumprir sua missão institucional de servir a seus clientes com maior eficiência e cumprir suas responsabilidades sociais e econômicas.

            Trata-se de um banco que acredita nos sonhos e no futuro das pessoas e contribui, direta ou indiretamente, para a realização dos projetos de vida de milhares de brasileiros que desejam adquirir a casa própria, montar sua própria empresa, gerar empregos, renda e desenvolvimento econômico.

            Sustentabilidade econômica, financeira e ambiental, valorização do ser humano, respeito à diversidade, transparência e ética, eficiência e modernização são elementos com compõem as diretrizes de trabalho que norteiam a atuação da Caixa.

            A construção de um futuro melhor, mais digno, mais estável, mais ético e mais sustentável representa uma constante entre os objetivos da instituição, como verdadeiro banco social.

            A Caixa tem contribuído para a melhoria da qualidade de vida da sociedade, com a redução de impactos sobre o meio ambiente, ao financiar projetos de saneamento ambiental, infraestrutura, habitação e ações socioambientais para a comunidade.

            Ela promove o Desenvolvimento Sustentável, com a promoção dos “Objetivos do Milênio”, para que o Brasil possa atingir todas essas metas estabelecidas pelas Nações Unidas.

            O Projeto Corporativo de Responsabilidade Social procura desenvolver a cultura de sustentabilidade junto a servidores, clientes, fornecedores e parceiros da Caixa.

            A inclusão social é um dos principais objetivos do banco, com o apoio a iniciativas artísticas, culturais, educacionais e desportivas.

            O crescimento econômico do Brasil é outro compromisso permanente da Caixa. As parcerias com os municípios contribuem para soluções mais eficientes para a gestão financeira municipal e para a implantação de projetos de infraestrutura.

            Tem contribuído, também, para a aplicação da Lei de Responsabilidade Fiscal, principalmente com o aperfeiçoamento da gestão financeira da área municipal, inclusive com a coleta e gestão de dados contábeis e gerenciais de setor público.

            A administração das Loterias Federais representa uma importante fonte de recursos para o financiamento de projetos sociais, culturais, esportivos, educacionais, de seguridade social e para o Fundo Penitenciário Nacional.

            A Caixa adota uma política de ampla transparência administrativa, ao instituir a página de Transparência Pública, com o objetivo de divulgar os dados da execução orçamentária e financeira dos programas do Governo em que atua, inclusive informações sobre diárias, passagens, licitações, contratos e convênios.

            A Caixa estabeleceu como desafios estratégicos um conjunto de metas e objetivos, destacando-se: consolidar-se como principal agente de políticas públicas do Governo Federal; ampliar a participação no mercado de crédito e na captação de recursos; ser referencial de excelência no atendimento; ser reconhecida como uma das melhores empresas para se trabalhar; implementar soluções integradas de tecnologia de informação e racionalizar métodos e processos administrativos; ser referencial em Responsabilidade Social Empresarial (RSE).

            Sr. Presidente, Srªs. Senadores e Srs. Senadores, a Caixa Econômica Federal publicou recentemente, sob a firme liderança da Presidenta Maria Fernanda Ramos Coelho, um importante documento denominado “Relatório de Sustentabilidade 2008”.

            O Relatório demonstra os aspectos relacionados com a geração e distribuição de riqueza, o valor adicionado, o montante de salários, os indicadores de produtividade, os investimentos em educação/treinamento e indicadores sociais.

             Merece destaque o desempenho da Caixa em termos de receita bruta, que passou de 34,83 bilhões de reais, em 2006, para 40,62 bilhões de reais, em 2008. Tudo isso demonstra a força econômico-financeira da instituição, que pagou um montante de salários de 5,48 bilhões de reais e investiu 65 milhões de reais na educação de seus empregados, em 2008.

            Gostaria de encerrar este pronunciamento citando a Mensagem da Presidenta Maria Fernanda Ramos Coelho, na apresentação do “Relatório de Sustentabilidade 2008”: “A Caixa é uma instituição estratégica para o Estado brasileiro. Em seus quase 150 anos de existência, ela tem sido chamada a cumprir objetivos importantes. Assim foi no ano de 2008, com a expansão do crédito, a redução dos juros, as obras do PAC e os pagamentos de benefícios sociais, entre outras ações que contribuíram para o desenvolvimento econômico e social do País”.

            Finalmente, desejo apresentar os melhores votos de reconhecimento pelo trabalho meritório que a Caixa tem realizado, ao longo de mais um século de profícuas atividades, e reiterar meus cumprimentos a todos os membros da Diretoria e empregados da instituição, na pessoa da Presidenta Maria Fernanda Ramos Coelho.

            Muito obrigado.


Modelo1 3/29/245:30



Este texto não substitui o publicado no DSF de 09/12/2009 - Página 65959