Discurso durante a 244ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Referências ao lançamento, ontem, do livro do jornalista Zózimo Tavares, sobre a trajetória do Senador Mão Santa e à sessão especial realizada hoje, em comemoração aos 370 anos da expedição amazônica do desbravador português Pedro Teixeira. Agradecimentos ao Presidente do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, pelo envio do livro intitulado "Saúde Ocular e Prevenção à Cegueira".

Autor
Romeu Tuma (PTB - Partido Trabalhista Brasileiro/SP)
Nome completo: Romeu Tuma
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM. SAUDE.:
  • Referências ao lançamento, ontem, do livro do jornalista Zózimo Tavares, sobre a trajetória do Senador Mão Santa e à sessão especial realizada hoje, em comemoração aos 370 anos da expedição amazônica do desbravador português Pedro Teixeira. Agradecimentos ao Presidente do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, pelo envio do livro intitulado "Saúde Ocular e Prevenção à Cegueira".
Publicação
Publicação no DSF de 11/12/2009 - Página 66522
Assunto
Outros > HOMENAGEM. SAUDE.
Indexação
  • ELOGIO, MÃO SANTA, SENADOR, RECEBIMENTO, HOMENAGEM, LANÇAMENTO, LIVRO, BIOGRAFIA.
  • SAUDAÇÃO, OCORRENCIA, SESSÃO ESPECIAL, SENADO, HOMENAGEM, ANIVERSARIO, VIAGEM, PEDRO TEIXEIRA (MG), PORTUGUES, PIONEIRO, NAVEGAÇÃO, RIO AMAZONAS, IMPORTANCIA, CONHECIMENTO, HISTORIA, BRASIL.
  • AGRADECIMENTO, PRESIDENTE, CONSELHO, OFTALMOLOGIA, REMESSA, ORADOR, LIVRO, ASSUNTO, SAUDE, VISÃO, PREVENÇÃO, CEGUEIRA, CONGRESSO BRASILEIRO, ELOGIO, COMPETENCIA, PROFESSOR, MEDICO.

                          SENADO FEDERAL SF -

            SECRETARIA-GERAL DA MESA

            SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


            O SR. ROMEU TUMA (PTB - SP. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente Mão Santa, “atentai bem”! Ouvi, com prazer imenso, ontem, na biblioteca, essa expressão, várias vezes usada para homenageá-lo e para homenagear o seu Piauí, que V. Exª tem orgulho de aqui representar. Naquela homenagem, no lançamento do livro, ouvi essa expressão com que V. Exª, às vezes, chama a atenção de alguns Senadores sobre os discursos importantes que pronuncia desta tribuna.

            Tenho imenso prazer, Senador Mão Santa, de ser seu amigo. É tão gostoso ser seu amigo! Senti-me muito orgulhoso da homenagem que V. Exª recebeu ontem. Quero ler, com muita cautela, o livro, visto V. Exª já ter citado algumas passagens importantes, até uma parte emocionante, que é a citação da senhora sua mãe.

            O SR. PRESIDENTE (Mão Santa. PSC - PI) - Quero que não se esqueça do convite que fiz a V. Exª e à sua esposa, a normalista Zilda, para passar uma lua de mel na Praia do Coqueiro. E a Patrícia tem uma ilha bem próxima, Bitupitá, que chamam “das Almas”, que é da família dela, Saboya.

            A Srª Patrícia Saboya (PDT - CE) - Está convidado.

            O SR. ROMEU TUMA (PTB - SP) - Terei prazer. Espero viver até lá, se Deus quiser!

            O SR. PRESIDENTE (Mão Santa. PSC - PI) - É do lado de Jericoacoara.

            V.Exª já fez o convite à sua esposa?

            O SR. ROMEU TUMA (PTB - SP) - Já fiz o convite.

            O SR. PRESIDENTE (Mão Santa. PSC - PI) - Eu e a Adalgisa já aceitamos ser a medalha de prata, porque a medalha de ouro do amor tem de ser dada para V. Exª e para Zilda.

            O SR. ROMEU TUMA (PTB - SP) - Que Deus abençoe seu futuro, que, sem dúvida, será sempre com sucesso permanente!

            Outra homenagem que foi prestada hoje, pela manhã, numa sessão solene, foi a Pedro Teixeira, o desbravador do rio Amazonas. É uma história bonita, Senadora Patrícia. Infelizmente, nos livros de história, não encontramos referências a Pedro Teixeira. Aqui, vários oradores fizeram menções aos trabalhos que ele desenvolveu na Amazônia, a pedido do Senador Aloizio Mercadante, que projetou essa sessão solene.

            Pedro Teixeira praticamente desbravou o rio Amazonas a remo, levando dois anos para isso, chagando até Quito, no Equador. Ele procurava abrir um caminho para que o Peru pudesse exportar suas mercadorias pelo Amazonas, não só pelo Pacífico, com a ligação que tem o Peru naquela cidade. Foi uma homenagem bonita, interessante e importante para a história do Brasil, porque, hoje, muita gente aprendeu a ouvir o nome de Pedro Teixeira.

            Então, eu queria deixar registradas essas duas homenagens, que trouxeram muita honra para este Senado, sendo a primeira a V. Exª, Senador Mão Santa. “Atentai bem”, Senadora Patrícia, é a expressão da capa do livro, com que Mão Santa nos chama a atenção quando está aqui, dizendo “atentai bem, fulano, beltrano”. E sempre faz sucesso em referência ao seu amado Piauí.

            Eu queria também agradecer ao Dr. Paulo Augusto de Arruda Mello e ao Dr. Hamilton Moreira. Este é o atual Presidente do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, da Associação Médica Brasileira, e aquele assumirá a Presidência desse Conselho. Eles me mandaram um livro que considero muito importante, Saúde Ocular e Prevenção à Cegueira, tema oficial do XXXV Congresso Brasileiro de Oftalmologia de 2009, do Conselho Brasileiro de Oftalmologia. Os autores são o Dr. Newton Kara José e a Drª Maria de Lourdes Veronese Rodrigues. O Dr. Newton Kara José, eu o conheci quando ele ainda era residente no Hospital das Clínicas e estagiário. Fez uma carreira brilhante, foi catedrático da Universidade de Campinas (Unicamp) e, posteriormente, da Universidade de São Paulo (USP).

            Há um fato, Senador Mão Santa, que quero ressaltar. V. Exª, como médico, sabe a dedicação que os médicos têm ao ser humano. Houve uma denúncia de que havia um pacote estranho no Consulado da Bolívia, em São Paulo, e uma diligência foi determinada, lá comparecendo, entre outros, o escrivão Borba, que, infelizmente, já faleceu. Descuidadamente, um investigador, um agente, chacoalhou a caixa, que explodiu. Era uma bomba gelatinosa, que atingiu todos que lá se encontravam, e o Borba foi atingido diretamente nos olhos, praticamente cegando-o. O Dr. Newton Kara José, imediatamente, a pedido nosso, foi aos Estados Unidos com ele e o trouxe ainda em condições de trabalhar, ainda que com muita dificuldade de visão. Não se aposentou por cegueira, porque conseguia ler os documentos, ainda que com dificuldade, e venceu seu tempo dentro da profissão de escrivão de polícia.

            O Dr. Newton Kara José é hoje quem cuida da minha vista também. Então, aproveito esta tribuna para prestar uma homenagem a esse Professor, que tem honrado a Medicina brasileira, principalmente a área de Oftalmologia, pela experiência e por tudo que tem ensinado aos seus alunos na USP.

            Muito obrigado, Sr. Presidente.

            Era isso que eu tinha a comunicar.


Modelo1 5/24/242:29



Este texto não substitui o publicado no DSF de 11/12/2009 - Página 66522