Discurso durante a 243ª Sessão Especial, no Senado Federal

Comemoração dos 370 anos da Expedição Amazônica de Pedro Teixeira, desbravador português considerado o "Conquistador da Amazônia".

Autor
Jefferson Praia (PDT - Partido Democrático Trabalhista/AM)
Nome completo: Jefferson Praia Bezerra
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM. DESENVOLVIMENTO REGIONAL.:
  • Comemoração dos 370 anos da Expedição Amazônica de Pedro Teixeira, desbravador português considerado o "Conquistador da Amazônia".
Publicação
Publicação no DSF de 11/12/2009 - Página 66490
Assunto
Outros > HOMENAGEM. DESENVOLVIMENTO REGIONAL.
Indexação
  • IMPORTANCIA, RESGATE, MEMORIA NACIONAL, HOMENAGEM, PEDRO TEIXEIRA (MG), MILITAR, PORTUGUES, ANIVERSARIO, EXPEDIÇÃO, RIO AMAZONAS, CONTRIBUIÇÃO, EXPANSÃO, FRONTEIRA, AMPLIAÇÃO, CONHECIMENTO, GEOGRAFIA, MEIO AMBIENTE, RELACIONAMENTO, GRUPO INDIGENA, PROTEÇÃO, TERRITORIO NACIONAL, ELOGIO, TRABALHO, ATUALIDADE, FORÇAS ARMADAS, AREA ESTRATEGICA.
  • APRESENTAÇÃO, DADOS, REGIÃO AMAZONICA, ESPECIFICAÇÃO, ESTADO DO AMAZONAS (AM), SUPERIORIDADE, AREA, PRESERVAÇÃO, FLORESTA AMAZONICA, EFEITO, MODELO ECONOMICO, ZONA FRANCA, DIRETRIZ, INDUSTRIALIZAÇÃO, REGISTRO, INICIATIVA, GOVERNO ESTADUAL, CRIAÇÃO, FUNDAÇÃO, DESENVOLVIMENTO SUSTENTAVEL, LEGISLAÇÃO, ALTERAÇÃO, CLIMA.
  • ANALISE, PROBLEMA, ESTADOS, REGIÃO AMAZONICA, CONCILIAÇÃO, PROTEÇÃO, FLORESTA, DESENVOLVIMENTO SOCIAL, DEPOIMENTO, ISOLAMENTO, MUNICIPIOS, IMPORTANCIA, BRASILEIROS, AMPLIAÇÃO, CONHECIMENTO, DIFICULDADE, REGIÃO, COBRANÇA, RECURSOS, DESENVOLVIMENTO SUSTENTAVEL, PESQUISA.

                          SENADO FEDERAL SF -

            SECRETARIA-GERAL DA MESA

            SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


            O SR. JEFFERSON PRAIA (PDT - AM. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Bom dia a todos, cumprimento o Presidente desta sessão especial, Senador Aloizio Mercadante; cumprimento o Governador de Roraima e as demais autoridades que compõem a Mesa; autoridades aqui presentes, minhas senhoras e meus senhores, de início quero me congratular com o eminente Senador Aloizio Mercadante, autor do Requerimento nº 812, de 2009, que deu origem a esta sessão solene em homenagem a Pedro Teixeira, desbravador português que, no século XVII, contribuiu decisivamente para expandir os limites territoriais brasileiros.

            Senador Mercadante, uma Nação precisa cuidar de sua história, da memória de sua constituição sociocultural, de seus heróis. Ao prestar a presente homenagem, V. Exª nos remete a essa tripla e indispensável missão. Sou-lhe inteiramente solidário e julgo da maior relevância o tipo de resgate que ora empreendemos.

            Senhoras e senhores, Senadoras e Senadores aqui presentes, a esta altura já ficou clara a importância dos feitos de Pedro Teixeira, verdadeiro conquistador da Amazônia, pelo que foi falado pelos oradores que me antecederam. Na condição de amazônida, cabe-me ressaltar alguns aspectos decorrentes da grandiosa empreitada capitaneada por esse herói luso-brasileiro.

            Primeiro, sem sua inigualável atuação, estaríamos à mercê de grandes fragilidades em nossas fronteiras norte e ocidental. Segundo, não disporíamos do arsenal pioneiro de conhecimentos proporcionado pela expedição, como levantamento de dados geográficos e hidrográficos, maior contato com as populações indígenas, anotações sobre fauna, flora e recursos econômicos. Terceiro - e mais importante -, o Brasil não seria detentor do imenso território que hoje possui, incluindo a Amazônia, com o seu papel central para o presente e o futuro de gerações e mais gerações de brasileiros.

            Mas, Sr. Presidente, não poderia deixar passar esta oportunidade de parabenizar as Forças Armadas, que fazem um grande trabalho naquela região estratégica para o Brasil, uma região importante para o mundo.

            Permitam-me também, Sr. Presidente, Senhoras e Senhores aqui presentes, que eu fale um pouco dessa região e mais particularmente, mais precisamente do meu Estado do Amazonas. Os senhores e as senhoras sabem que o Amazonas é um Estado que tem 98% de área preservada e conservada - 98%! Certamente o Estado mais verde do Brasil, e eu também não estaria exagerando ao dizer que talvez seja o Estado mais verde do mundo ou um dos Estados mais verdes do mundo. 

            Muitos dos senhores poderiam me fazer o seguinte questionamento: por que o Amazonas tem 98% de área preservada e conservada? O que aconteceu lá e que não aconteceu nos outros Estados?

            Sr. Presidente, autoridades que compõem a Mesa, tivemos a oportunidade de ter um modelo econômico viabilizado em 1967, chamado Modelo Zona Franca de Manaus. Esse modelo é um tripé: setor primário, secundário e terciário. Para nossa sorte, o setor primário ficou atrofiado; o setor terciário deu a sua contribuição, comércio e serviços. Muitos dos senhores conhecem o Modelo Zona Franca, e o Brasil conhece a Zona Franca pelo comércio, pela oportunidade que os brasileiros tiveram, antes da década de 1990, de ir àquele Estado e comprar produtos importados com preços muito melhores do que em outro Estado da Federação. Mas nós conseguimos fortalecer o setor secundário, o setor industrial. E as nossas energias foram para essa direção. Com isso, estamos, há 42 anos, tendo a oportunidade de desfrutar daquela área com um percentual extremamente expressivo de preservação e conservação ambiental.

            Muitas coisas estão sendo feitas atualmente pelo Governo do Estado no sentido de mantermos isso: uma lei de mudanças climáticas, um centro do clima, a Fundação Amazônia Sustentável.

            Mas, Sr. Presidente, os desafios são enormes, e eu hoje trato essa questão do Estado do Amazonas, mas ela tem que ser vista como algo maior que é da Amazônia brasileira: dos nove Estados que compõem a Amazônia Legal, dos 25 milhões de seres humanos que estão naquela região e que são tão importantes ou talvez mais importantes do que tudo que se fala sobre a Amazônia.

            Eu não vou me estender, Sr. Presidente, mas eu não poderia deixar de colocar, já que alguns do senhores que falaram anteriormente tocaram na questão atual da Amazônia, da importância de mantermos a floresta em pé. Este é o grande desafio da atualidade, Sr. Presidente: manter a floresta em pé e manter o homem em pé.

            Pedro Teixeira, que foi, na minha avaliação, um empreendedor, um desbravador extremamente corajoso, serve de exemplo para que possamos, na atualidade, enfrentar este enorme desafio, Sr. Presidente, que é mantermos a Amazônia como uma região preservada e conservada e, acima de tudo, com uma boa qualidade de vida para aquela gente, para os 25 milhões de seres humanos que estão lá e que hoje, infelizmente, não têm uma boa qualidade de vida.

            Para concluir, Sr. Presidente, eu gostaria de dizer o seguinte: V. Exª já está, na minha avaliação, “amazonizado”, como muitos que estão aqui e que já tiveram oportunidade de lidar com aquela região, de estar presentes naquela região, de atender ao povo mais simples daquela região, como a Marinha brasileira faz na área de saúde. Os mais pobres dos pobres, como dizia Madre Tereza de Calcutá, lá da Amazônia, aqueles mais pobrezinhos, a Marinha vai lá e dá uma atenção especial a eles. Tive a oportunidade de conhecer esse trabalho, Sr. Presidente.

            V. Exª está “amazonizado” e vai ser um grande aliado nessa luta por aquela região. Nós precisamos, Sr. Presidente, “amazonizar” o Brasil. “Amazonizar” significa fazer com que as pessoas sintam aquela região, percebam a importância dela e saibam que ela é tão importante quanto a região de cada brasileiro. A Amazônia tem que estar no mesmo patamar. E precisamos, Sr. Presidente, “amazonizar” o mundo, e deveremos cobrar dos países ricos maior atenção, principalmente no contexto de recursos, para mantermos aquela floresta em pé e o homem em pé; para aumentarmos os recursos para pesquisa que, hoje, representam apenas 3% do que aplicamos no campo da pesquisa.

            A Amazônia que muitos dos senhores têm na cabeça, de aproveitar a biodiversidade e toda aquela riqueza da forma como nós queremos, talvez seja uma Amazônia - da forma como está hoje - para daqui a trinta anos. Isso significa dizer o quê? Que nós temos que fazer uma política de curto, de curtíssimo prazo.

            Ontem eu conversava, Sr. Presidente, com o Prefeito de um Município pequeno, não digo no fim do Amazonas, mas no início do Amazonas - é assim que aquele povo pensa -, e ele me dizia o seguinte: Senador, hoje eu não posso mais estimular o plantio no meu Município. Hoje, Senador, eu não posso mais estimular o aproveitamento da madeira no meu Município. Hoje eu não sei o que fazer; as pessoas estão desempregadas. E eu falava para ele o seguinte - antes de ele me fazer esse depoimento: rapaz, você tem que fazer alguma coisa, porque nós seremos um Estado verde. Não existe saída; nós vamos ser um Estado verde. Mas nós precisamos fazer alguma coisa. E, se eu fosse Prefeito de um Município como o seu, eu faria alguma coisa para chamar atenção.

            Sabem o que ele me disse? Senador, só se eu for estimular o plantio de maconha para chamar atenção. Só assim eu vou chamar a atenção da mídia. Só assim eu vou mostrar que as pessoas estão em péssimas condições de vida. Só assim eu vou mostrar que ao meu Município não se chega de avião; só se for um dos aviões pequenos. Eu vou mostrar que, se alguém adoecer no meu Município e precisar de atendimento em 24 horas, vai morrer, porque não há como deslocar essa pessoa. E há outros e outros problemas que nós enfrentamos lá na Amazônia real, que é aquela em que nós temos grandes desafios a serem enfrentados.

            Portanto, Sr. Presidente, parabenizo V. Exª por esta sessão especial, que nos dá oportunidade de falar de Pedro Teixeira, da sua importância no século XVII, para o nosso País, para a conquista dessa região estratégica para o Brasil e importante para o mundo que é a Amazônia.

            Muito obrigado, Sr. Presidente.

 

************************************************************************************************

SEGUE, NA ÍNTEGRA, PRONUNCIAMENTO DO SR. SENADOR JEFFERSON PRAIA.

************************************************************************************************

            O SR. JEFFERSON PRAIA (PDT - AM. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores,


Modelo1 5/14/242:15



Este texto não substitui o publicado no DSF de 11/12/2009 - Página 66490