Discurso durante a 201ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Anúncio de reunião com petroleiros no auditório Petrônio Portella do Senado Federal, para debater a questão do pré-sal.

Autor
Paulo Paim (PT - Partido dos Trabalhadores/RS)
Nome completo: Paulo Renato Paim
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA ENERGETICA. PREVIDENCIA SOCIAL.:
  • Anúncio de reunião com petroleiros no auditório Petrônio Portella do Senado Federal, para debater a questão do pré-sal.
Publicação
Publicação no DSF de 04/11/2009 - Página 56598
Assunto
Outros > POLITICA ENERGETICA. PREVIDENCIA SOCIAL.
Indexação
  • ANUNCIO, ENCONTRO, PETROLEIRO, SENADO, DEBATE, REGULAMENTAÇÃO, EXPLORAÇÃO, PETROLEO, RESERVATORIO, SAL, POSSIBILIDADE, ORADOR, APRESENTAÇÃO, RELATORIO, ACOLHIMENTO, PROPOSTA, ARTICULAÇÃO, SINDICATO, CONFEDERAÇÃO, CONVITE, PARTICIPAÇÃO, CONGRESSISTA.
  • ANUNCIO, VOTAÇÃO, CAMARA DOS DEPUTADOS, PROJETO DE LEI, EQUIPARAÇÃO, BENEFICIO, APOSENTADO, PENSIONISTA, SALARIO MINIMO, EXTINÇÃO, FATOR, NATUREZA PREVIDENCIARIA, EXPECTATIVA, APROVAÇÃO.
  • REGISTRO, LOBBY, APOSENTADO, PENSIONISTA, ESTADOS, GARANTIA, APROVAÇÃO, PROJETO DE LEI.

            O SR. PAULO PAIM (Bloco/PT - RS. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Vou falar somente pela ordem, Sr. Presidente. Abro mão da minha inscrição.

            Eu queria só informar à Casa que, amanhã, no auditório Petrônio Portella do Senador Federal, Senador José Nery, cerca de setecentos petroleiros vão debater a questão do pré-sal. É um momento importante. Nessa oportunidade, Senador Delcídio - V. Exª é um especialista nessa área -, provavelmente, apresentarei o relatório, acatando a proposta que foi articulada não só pelos petroleiros, mas também pelas centrais, pelas confederações, sobre aquilo que seria um marco nessa questão do petróleo e do pré-sal.

            A partir da aprovação do relatório, o projeto passará a tramitar no Senado da República. Será um grande momento, e, por isso, eu queria convocar todos os Senadores e Senadoras a irem, amanhã, ao auditório Petrônio Portella, para participar desse debate de um tema tão importante.

            Quero dizer, Sr. Presidente, que, nesse relatório que apresentarei amanhã, como eu já havia anunciado, vou incluir uma parte do pré-sal para a nossa previdência social.

            Por fim, Sr. Presidente, eu gostaria de dizer que a Câmara dos Deputados, amanhã, à tarde, deve votar o PL nº 1, que aprovamos aqui por unanimidade, garantindo o mesmo percentual de reajuste concedido ao salário mínimo aos aposentados, como também o fim do fator previdenciário, de que V. Exª foi o Relator aqui.

            Na Câmara, a expectativa é a de que mais de mil idosos de todos os Estados se farão presentes, numa pressão democrática e carinhosa, para que os Deputados, enfim, votem esses dois projetos que lá estão, há quase dois anos, para serem votados. O Presidente Michel Temer assumiu o compromisso de colocar a matéria em votação amanhã, e os projetos estão na pauta. Espero que a votação aconteça com tranquilidade, que não haja obstrução alguma e que a votação se dê com acordo ou sem acordo.

            Era isso o que tinha a dizer, Sr. Presidente.

            Obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 04/11/2009 - Página 56598