Discurso durante a 203ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Complementação do testemunho do Senador José Nery a respeito do estado de saúde de Cesare Battisti.

Autor
Eduardo Suplicy (PT - Partido dos Trabalhadores/SP)
Nome completo: Eduardo Matarazzo Suplicy
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
DIREITOS HUMANOS.:
  • Complementação do testemunho do Senador José Nery a respeito do estado de saúde de Cesare Battisti.
Publicação
Publicação no DSF de 06/11/2009 - Página 57364
Assunto
Outros > DIREITOS HUMANOS.
Indexação
  • COMPLEMENTAÇÃO, DECLARAÇÃO, JOSE NERY, SENADOR, ASSUNTO, SITUAÇÃO, SAUDE, PRESO POLITICO, NACIONALIDADE ESTRANGEIRA, PAIS ESTRANGEIRO, ITALIA, IMPORTANCIA, RECUPERAÇÃO, ESCLARECIMENTOS, JULGAMENTO.

            O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SP) - É apenas, Sr. Presidente, brevemente, para complementar o testemunho importante e correto do Senador José Nery.

            Eu gostaria apenas de transmitir que, tendo conversado com os advogados Luis Roberto Barroso, a sua assistente Drª Renata Saraiva, e Dr. Luiz Eduardo Greenhalgh, todos os três, e eu próprio, fiz questão de recomendar ao Cesare Battisti que ele se alimente e tente superar, inclusive dialogando com a psicóloga ou o psiquiatra que o atenderão na Papuda, para que esteja bem no dia 12, dia do julgamento. Ele se dispôs a comparecer perante os Ministros do Supremo Tribunal Federal para, se eventualmente for chamado, expressar pessoalmente o que considera o mais importante, pois ele tem dado testemunho de que ele não participou, direta ou indiretamente, dos quatro assassinatos que o levaram à condenação da prisão perpétua na Itália.

            Então, ele até gostaria de poder esclarecer pessoalmente isso tudo, além da defesa que o Dr. Luís Roberto Barroso, com muita competência, tem feito. Portanto, se porventura os Ministros do Supremo desejarem ouvir o Cesare Battisti, ele estará pronto para prestar quaisquer esclarecimentos.

            Eis porque eu próprio avaliei e disse a ele: “Ora, será importante que você se preserve mesmo!” Em decorrência de fatos: a ansiedade pelo julgamento, o fato de suas filhas o terem visitado recentemente e ele ter ficado assim triste, saudoso, diversas circunstâncias. Mas acho que quem sabe ele possa superá-las, alimentar-se e estar bem e confiante de que aqui a justiça, a decisão do Supremo Tribunal Federal será no sentido - acredito, estou otimista - de confirmar a decisão do Ministro Tarso Genro de conceder-lhe o refúgio.

            Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 06/11/2009 - Página 57364