Pronunciamento de Arthur Virgílio em 17/11/2009
Fala da Presidência durante a 212ª Sessão Especial, no Senado Federal
Agradece aos presentes na sessão de homenagem ao esportista de Jiu-jitsu Hélio Gracie.
- Autor
- Arthur Virgílio (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/AM)
- Nome completo: Arthur Virgílio do Carmo Ribeiro Neto
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Fala da Presidência
- Resumo por assunto
-
HOMENAGEM.:
- Agradece aos presentes na sessão de homenagem ao esportista de Jiu-jitsu Hélio Gracie.
- Publicação
- Publicação no DSF de 08/01/2010 - Página 59549
- Assunto
- Outros > HOMENAGEM.
- Indexação
-
- AGRADECIMENTO, PARTICIPANTE, SESSÃO, HOMENAGEM POSTUMA, PROFESSOR, ESPORTE, LUTA.
O SR. PRESIDENTE (Arthur Virgílio. PSDB - AM) - Sem dúvida. Na minha opinião, que optem sobre o que é mais, o jiu-jitsu, que seria o ideal, ou mesmo submission. Agora, sinceramente, o meu prezado amigo Carlos Nuzman não vai encontrar, de minha parte seguramente não vai encontrar, uma trajetória fácil, se ele acha que vai convencer alguém com a idéia de que rugby e golfe podem substituir o submission ou jiu-jitsu. (Palmas.) Desculpe-me, mas será um cavalo de batalha que ele terá que enfrentar (Palmas), e digo isso com a frontalidade de sempre, porque não tem cabimento nem prático e nem cabimento histórico, porque não tem a menor raiz nas nossas vidas. Se querem aprender golfe com Tiger Wood, façam uma viagem para os Estados Unidos e vão lá aprender. Se querem aprender a jogar rugby, respeito muito aquele esporte tão viril e tão forte, também que vá. Eu não saberia jogar e nem tenho mais idade para aprender. O brasileiro sabe lutar é luta agarrada mesmo, e isso tem que ser transformado em medalhas para o Brasil. E isso para mim vem ou pelo jiu-jitsu ou pelo submission, e uma dessas duas lutas tem que ser consagrada. Eles nos perdoem, mas é hora de um homem inteligente e sábio como ele dar para trás. Votaremos hoje, se Deus quiser.
Eu gostaria ainda de pedir a todos para, antes de encerrar a sessão, que dedicássemos um minuto de silêncio em homenagem ao grande mestre Pedro Hemetério, falecido recentemente.
Peço ainda que a Assessoria formalize com o nome de todos os Senadores da Casa que queiram participar desta homenagem, mas seguramente com as assinaturas dos Senadores que participaram desta sessão, o voto de falecimento do Professor Pedro Hemetério.
E cumprida a finalidade da sessão, agradeço às personalidades que nos honraram com o seu comparecimento.
Está encerrada a presente sessão.
A família Gracie aguarda os cumprimentos daqueles que quiseram apresentar esta homenagem tão justa através deles ao grande imortal Hélio Gracie. (Palmas.)