Discurso durante a 209ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Reitera apoio a PEC de autoria do Senador Renan Calheiros que propõe um piso salarial para as policiais militares e civis e para os bombeiros militares.

Autor
Flexa Ribeiro (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/PA)
Nome completo: Fernando de Souza Flexa Ribeiro
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA SALARIAL. SENADO.:
  • Reitera apoio a PEC de autoria do Senador Renan Calheiros que propõe um piso salarial para as policiais militares e civis e para os bombeiros militares.
Publicação
Publicação no DSF de 13/11/2009 - Página 58440
Assunto
Outros > POLITICA SALARIAL. SENADO.
Indexação
  • REITERAÇÃO, APOIO, APROVAÇÃO, PROPOSTA, EMENDA CONSTITUCIONAL, AUTORIA, RENAN CALHEIROS, SENADOR, CRIAÇÃO, PISO SALARIAL, POLICIAL CIVIL, POLICIAL MILITAR, BOMBEIRO MILITAR.
  • ANUNCIO, REALIZAÇÃO, AUDIENCIA PUBLICA, PARTICIPAÇÃO, DIVERSIDADE, COMISSÃO, SENADO, COMEMORAÇÃO, DIA INTERNACIONAL, CIENCIAS, INSTRUMENTO, PAZ, DESENVOLVIMENTO, PATROCINIO, ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A EDUCAÇÃO A CIENCIA E A CULTURA (UNESCO), IMPORTANCIA, ASSINATURA, PRESIDENTE, PROTOCOLO, INCENTIVO, CIENCIA E TECNOLOGIA.
  • QUESTIONAMENTO, CONDUTA, BANCADA, APOIO, GOVERNO, AUSENCIA, COMPARECIMENTO, AUDIENCIA PUBLICA.

            O SR. FLEXA RIBEIRO (PSDB - PA. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - É só para lamentar não ter chegado a tempo de apartear o Senador Renan Calheiros, que fez um pronunciamento sobre a PEC nº 41, de sua autoria, que propõe um piso salarial para as polícias militares, civis e para o corpo de bombeiros com a criação de um fundo para que possam os Estados da Federação receber recursos da União e cumprir, então, esse piso.

            Já tive oportunidade de me referir a essa PEC, dando meu total apoio e parabenizando o Senador Renan Calheiros. Senador, já fiz, inclusive, uma reunião no meu Estado, para falar do projeto de V. Exª. É por aí que temos de caminhar e não pela PEC nº 300, que não vai nos levar à solução justa de dar ao policial - militar, civil ou do corpo de bombeiros - uma remuneração digna.

            Fico feliz, porque vejo que V. Exª já colheu as assinaturas de todas as lideranças, o que vai permitir que o Senador Sarney possa pautar essa PEC já na próxima semana, e possamos aprová-la. Conte com o apoio e, mais do que isso, conte com o trabalho determinado do Senador Flexa Ribeiro e, tenho certeza, do PSDB, para que possamos aprovar a sua PEC.

            E, finalmente, Senador Mão Santa, hoje pela manhã, fizemos aqui uma audiência pública da maior importância, com seis comissões do Senado: CCT, CI, CRA, CRE, Educação e CMA, para festejarmos, comemorarmos o Dia Mundial da Ciência pela Paz e pelo Desenvolvimento, dia esse que tem o patrocínio da Unesco, que esteve aqui conosco, e de várias empresas, inclusive do Senado Federal. O Presidente Sarney assinou um protocolo com a Unesco para que possamos levar e divulgar exatamente a ciência e tecnologia como instrumento de desenvolvimento e, por consequência, da paz. Mas tive uma informação, quando cheguei aqui pela manhã, às 8h30, de que o Governo tinha trabalhado no sentido de esvaziar a audiência pública. E realmente notei a ausência dos Senadores da Base, inclusive de Senadores que presidem comissões e que fizeram requerimento pela audiência pública, mas não vieram. Porque me disseram, Senador Arthur Virgílio, Senador Tasso Jereissati, que o Governo temia que, durante a audiência pública, fosse aprovado um requerimento de convocação da Ministra Dilma para falar sobre o apagão.

            Tive a oportunidade de registrar aos assessores do Governo aqui no Senado, Senador Mão Santa, que era inconcebível fazer uma ação desse tipo em uma audiência pública para comemoração de uma data importante com a presença da Unesco e que não haveria nenhuma ação nesse sentido. Então, garanti a esses assessores que hoje poderiam ficar sossegados. A partir de amanhã, eu não assumiria nenhum compromisso com eles, mas hoje não haveria isso.

            Quero só confirmar com o Senador Wellington Salgado, que é um dos ícones da Base do Governo aqui no Senado Federal se....

            O SR. PRESIDENTE (Mão Santa. PSC - PI) - Senador Flexa Ribeiro,...

            O SR. FLEXA RIBEIRO (PSDB - PA) - Eu já vou concluir.

            O SR. PRESIDENTE (Mão Santa. PSC - PI) - ...na bandeira do Brasil ali está escrito Ordem e Progresso. Agora, é a vez de um líder.

            O SR. FLEXA RIBEIRO (PSDB - PA) - Eu realmente quero saber se houve essa ação do Governo para esvaziar a audiência pública, porque o Senador, como Presidente da CCT, que já o foi e continua sendo, assumiu o compromisso de vir até aqui e não compareceu. Houve esse pedido da Base do Governo, Senador?

            O SR. WELLINGTON SALGADO FILHO  (PMDB - MG) - Eu não recebi isso, Senador Flexa e apagão não causa choque elétrico. Então, acho que não poderia ter choque nenhum com o apagão, entendeu?


Este texto não substitui o publicado no DSF de 13/11/2009 - Página 58440