Discurso durante a 212ª Sessão Especial, no Senado Federal

Registro de encontro na sede do Ibope, em São Paulo, organizado pela CNA e várias outras entidades, para o início de um grande estudo para verificar a situação da escola rural no Brasil.

Autor
Kátia Abreu (DEM - Democratas/TO)
Nome completo: Kátia Regina de Abreu
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
EDUCAÇÃO.:
  • Registro de encontro na sede do Ibope, em São Paulo, organizado pela CNA e várias outras entidades, para o início de um grande estudo para verificar a situação da escola rural no Brasil.
Publicação
Publicação no DSF de 18/11/2009 - Página 59645
Assunto
Outros > EDUCAÇÃO.
Indexação
  • REGISTRO, REUNIÃO, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), PARTICIPAÇÃO, CONFEDERAÇÃO DA AGRICULTURA E PECUARIA DO BRASIL (CNA), ORGANIZAÇÃO NÃO-GOVERNAMENTAL (ONG), ASSOCIAÇÕES, MINISTERIO DA EDUCAÇÃO (MEC), INICIO, ESTUDO, LEVANTAMENTO, SITUAÇÃO, EDUCAÇÃO RURAL, BRASIL.

A SRA. KÁTIA ABREU (DEM - TO. Pela ordem. Sem revisão da oradora.) - Obrigada, Sr. Presidente.

O SR. PRESIDENTE (Mão Santa. PSC - PI) - V. Exª é DEM, não é?

A SRª KÁTIA ABREU (DEM - TO) - Do Democratas, Sr. Presidente, com muito orgulho. Desde que iniciei minha vida pública, sempre no meu partido.

Sr. Presidente, é para fazer um registro, embora rápido, mas da maior importância para o Brasil, na minha avaliação.

Ontem, às 15h, na sede do Ibope, em São Paulo, a CNA, com várias entidades que representam e trabalham pela educação no Brasil, como a Fundação Bradesco, como todas as ONGs - por exemplo, a Ayrton Senna -, também com a associação que representa os Secretários de Educação dos Municípios do Brasil, que representa os Secretários de Educação dos Estados no Brasil, enfim, todas as entidades, todas as instituições da maior importância, junto com a CNA, iniciamos um grande estudo para verificar a situação da escola rural no Brasil.

Senador Cristovam Buarque, que é um especialista, um estudioso da área, gostaria que V. Exª também pudesse participar conosco desse grande estudo.

Será a primeira vez no Brasil em que nós vamos ter os dados concretos e reais. Ontem, também estava lá o Ministério da Educação. E nós teremos, nos próximos quatro meses, uma fotografia, mais do que uma fotografia, nós teremos uma radiografia de toda a situação das escolas rurais brasileiras.

Quero lembrar que a Prova Brasil para o Ideb nunca foi aplicada no campo. Após gestões que fizemos junto ao Ministério da Educação, vão iniciar a Prova Brasil em algumas escolas seriadas da zona rural. E nós faremos a Prova Brasil nas escolas rurais multisseriadas, aquelas onde, em uma salinha de aula só, há a primeira, a segunda, a terceira e a quarta séries, como é um hábito no Brasil há muitos anos.

Então, nós teremos uma avaliação física das escolas, o perfil do professor e da professora rural, da diretora da escola, dos alunos, do conteúdo pedagógico, do aprendizado dos alunos no campo, para que, mais uma vez, nós possamos fazer justiça e ir findando com os preconceitos.

Por que não medir a escola rural? Agora, a partir desse estudo, nós vamos inserir na realidade brasileira, na estatística brasileira, as condições da escola rural do País.

A CNA teve essa iniciativa, e não é a primeira. Também na área de saúde, também em outros setores sociais, nós queremos participar e nos inserir nesse processo, nessa discussão, encontrando soluções para minimizar a pobreza rural no nosso País.

Muito obrigada, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 18/11/2009 - Página 59645