Discurso durante a 212ª Sessão Especial, no Senado Federal

Registra presença na tribuna de honra do Senado de líderes da United Steelworkers dos Estados Unidos e Canadá, que são trabalhadores da empresa Vale-Inco, adquirida pela Companhia Vale do Rio Doce, para reivindicar e uma negociação com o presidente da Vale, para o fim da greve.

Autor
Eduardo Suplicy (PT - Partido dos Trabalhadores/SP)
Nome completo: Eduardo Matarazzo Suplicy
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
MOVIMENTO TRABALHISTA.:
  • Registra presença na tribuna de honra do Senado de líderes da United Steelworkers dos Estados Unidos e Canadá, que são trabalhadores da empresa Vale-Inco, adquirida pela Companhia Vale do Rio Doce, para reivindicar e uma negociação com o presidente da Vale, para o fim da greve.
Publicação
Publicação no DSF de 18/11/2009 - Página 59648
Assunto
Outros > MOVIMENTO TRABALHISTA.
Indexação
  • REGISTRO, PRESENÇA, LIDERANÇA, TRABALHADOR, EMPRESA, PAIS ESTRANGEIRO, ESTADOS UNIDOS DA AMERICA (EUA), CANADA, REPRESENTANTE, SINDICATO, PESQUISA, EXTRAÇÃO, MINERIO, ESTADO DO RIO DE JANEIRO (RJ), PRESIDENTE, CENTRAL UNICA DOS TRABALHADORES (CUT), REIVINDICAÇÃO, COMPANHIA VALE DO RIO DOCE (CVRD), ESTABELECIMENTO, NEGOCIAÇÃO, DISCUSSÃO, PLANO DE BENEFICIOS, REMUNERAÇÃO, ENCERRAMENTO, GREVE, IMPEDIMENTO, DEMISSÃO.

            O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SP. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Pela ordem, Sr. Presidente.

            Se o Senador Demóstenes Torres permitir, eu gostaria de informar, Sr. Presidente, Senador Demóstenes Torres, que nos visitam - neste instante, estão presentes na tribuna de honra do Senado Federal - os líderes da United Steelworkers, dos Estados Unidos e do Canadá, que são trabalhadores da empresa Vale-Inco, uma empresa que a Companhia Vale do Rio Doce adquiriu em 2006. Estão aqui Richard Bertrand, Vice-Presidente da USW Local 6500 de Sudbury, e Darren Melvin Cole, Presidente da USW Local 9508, acompanhados de Carolyn Kazdin, da United Steelworkers, e também do Sr. Jorge Luiz Campos, do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Prospecção, Pesquisa e Extração de Minérios no Estado do rio de Janeiro - Sindimina - RJ, do Humberto e também do Arthur Henrique, Presidente da Central Única dos Trabalhadores.

            Eles vieram aqui, Sr. Presidente, para me visitar e os diversos Srs. Senadores para transmitir o apelo que fazem ao Sr. Roger Agnelli, Presidente da Companhia Vale do Rio Doce, para que se estabeleça uma negociação, pois já estão há 4 meses em greve nos Estados Unidos - 3.500 trabalhadores -, uma vez que a Companhia Vale do Rio Doce ou a Vale-Inco transmitiu-lhes que o acordo, que há tempos havia sido realizado sobre seus planos de pensão, remuneração e tudo, acabou não mais prevalecendo.

            Eles estão recebendo da Vale do Rio Doce simplesmente uma oferta: ou vocês aceitam isso, que é um corte muito significativo, ou são despedidos. E eles gostariam muito, inclusive na tradição do que o próprio Presidente Lula desenvolveu e aprendeu como um dos líderes sindicais mais importantes da história do Brasil, que fosse possível que trabalhadores e empresários possam sentar à mesa de negociação e realizar um entendimento que seja de bom senso tanto para a Companhia Vale do Rio Doce, que é uma das maiores empresas brasileiras e uma das mais rentáveis...

            O SR. PRESIDENTE (Mão Santa. PSC - PI) - Senador Eduardo Suplicy, há um orador na tribuna.

            O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SP) - Eu estou concluindo, Sr. Presidente.

            Então, quero dar as boas vindas aos representantes da United Steelworkers do Canadá e dos Estados Unidos e fazer o apelo para que a Companhia Vale do Rio Doce retome as negociações com boa vontade em relação aos trabalhadores e que não haja mais ameaças, inclusive aos sindicalistas brasileiros que foram solidários a eles e resolveram também tratar, porque um dos trabalhadores, Jorge Luiz Campos, chegou até a ser ameaçado por causa da solidariedade expressa...

            O SR. PRESIDENTE (Mão Santa. PSC - PI) - Senador Eduardo Suplicy...

            O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SP) - Terminei, Sr. Presidente. Muito obrigado Senador Demóstenes Torres.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 18/11/2009 - Página 59648