Pronunciamento de Mão Santa em 19/11/2009
Fala da Presidência durante a 215ª Sessão Especial, no Senado Federal
Homenagem ao Dia da Bandeira.
- Autor
- Mão Santa (PSC - Partido Social Cristão/PI)
- Nome completo: Francisco de Assis de Moraes Souza
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Fala da Presidência
- Resumo por assunto
-
HOMENAGEM.:
- Homenagem ao Dia da Bandeira.
- Publicação
- Publicação no DSF de 20/11/2009 - Página 60558
- Assunto
- Outros > HOMENAGEM.
- Indexação
-
- HOMENAGEM, DIA, BANDEIRA NACIONAL, REGISTRO, IMPORTANCIA, SIMBOLO, COMENTARIO, REFERENCIA, BANDEIRA, ESTADO DO PIAUI (PI).
O SR. PRESIDENTE (Mão Santa. PSC - PI) - Essa foi a Senadora Lúcia Vânia, que representa o PSDB e o Estado de Goiás.
Senador Cristovam Buarque, V. Exª, o símbolo da educação, que tem um amor muito grande pela educação, outro dia, chegou aqui, olhou para a Bandeira e imaginou, no seu fértil cérebro, nela colocarmos “Educação é Progresso”.
Hoje, é o Dia da Bandeira. Então, na Presidência do Senado, neste instante, relembro e busco nossa Constituição. Relembro que Ulysses Guimarães, no dia 5 de outubro de 1988, beijou esta Constituição, chamou-a de Constituição Cidadã e disse que lhe desobedecer era como rasgar a Bandeira brasileira.
No Capítulo III da Constituição, que trata “Da Nacionalidade”, o art. 13 reza:
Art. 13. A língua portuguesa é o idioma oficial da República Federativa do Brasil.
§ 1º São símbolos da República Federativa do Brasil a bandeira, o hino, as armas e os selos nacionais.
§ 2º Os Estados, o Distrito Federal e os Municípios poderão ter símbolos próprios.
Aí está hoje o dia que consagramos ao símbolo maior de nossa Pátria: a Bandeira. Esta é a Bandeira, as cores que aprendemos com nossas professoras. Diz-se que o verde relembra a mata, a esperança do nosso povo; o amarelo, o ouro, a riqueza; o azul, o céu; o branco, a pureza; e esse lema do positivismo, que lembra o filósofo Augusto Comte, em cuja escola implantada no Rio de Janeiro, Lafayette, estudaram aqueles que fizeram esta Bandeira. E aí está o símbolo: “Ordem e Progresso”.
E queria dizer que, como diz a Constituição do meu Estado, orgulhoso sou ao lembrar que a bandeira do meu Estado do Piauí tem as mesmas cores dessa Bandeira. Como piauiense, acho a do Piauí mais bela ainda.
Aqui temos várias estrelas, uma que representa o Distrito Federal, e as outras, os nossos Estados. A do Piauí só tem uma, que significa a estrela do céu brasileiro, a estrela Antares, e ela tem também hoje um escrito, como a Bandeira do Brasil. Poucas bandeiras têm mensagem escrita, e a bandeira do Piauí tem escrito “13 de março de 1823”, mostrando ao Brasil que nós fomos o último Estado, cujo povo foi capaz de, numa primeira batalha sangrenta, garantir a unidade do País.
Lá nós enfrentamos os portugueses, expulsando-os e tornando-nos nessa Pátria, que deveria ter sido, por intenção de Dom João VI, dividida em duas: “Filho, fica com o sul, desenvolvido, e eu ficarei com o norte”. Seria o país Maranhão. E hoje este País é grande e uno graças ao 13 de março de 1823, lembrado na nossa Bandeira. E como meu nome é Francisco, eu lembraria ao Brasil cristão, eu, que sou do Partido Social Cristão, que Francisco, meu patrono, andava com uma bandeira muito atual, e nela estava escrito “Paz e Bem”.