Discurso durante a 219ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Defende a retomada de negociações do ajuste salarial do plano de carreira dos servidores da área de ciência e tecnologia, tão importante para o país.

Autor
Flexa Ribeiro (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/PA)
Nome completo: Fernando de Souza Flexa Ribeiro
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
EXERCICIO PROFISSIONAL. POLITICA SALARIAL.:
  • Defende a retomada de negociações do ajuste salarial do plano de carreira dos servidores da área de ciência e tecnologia, tão importante para o país.
Publicação
Publicação no DSF de 25/11/2009 - Página 61532
Assunto
Outros > EXERCICIO PROFISSIONAL. POLITICA SALARIAL.
Indexação
  • REGISTRO, RECEBIMENTO, PARTICIPANTE, SINDICATO, ASSOCIAÇÕES, SERVIDOR, CARREIRA, CIENCIA E TECNOLOGIA, BUSCA, APOIO, REIVINDICAÇÃO, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DA CIENCIA E TECNOLOGIA (MCT), RETOMADA, NEGOCIAÇÃO, REAJUSTE, SALARIO.
  • DEFESA, IMPORTANCIA, CATEGORIA PROFISSIONAL, AREA, CIENCIA E TECNOLOGIA, DESENVOLVIMENTO, BRASIL.

O SR. FLEXA RIBEIRO (PSDB - PA. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Pela ordem. Senador Valdir Raupp, eu gostaria que a Senadora Ideli ainda estivesse aqui para ouvir esse pela ordem.

É que recebi, em meu gabinete, integrantes do Fórum de Ciência e Tecnologia, entidade que reúne vários sindicatos e associações de servidores da carreira de ciência e tecnologia, importantíssima hoje para que o País possa galgar, o que disse a Senadora Ideli e que todos nós esperamos, e possa ser, já na próxima década, um dos países de realce internacional na sua economia.

Já fomos a 8ª economia, caímos para a 11ª, estamos hoje acho que na 10ª.

O SR. PRESIDENTE (Valdir Raupp. PMDB - RO) - Nona.

O SR. FLEXA RIBEIRO (PSDB - PA.) - Na nona, e vamos crescer evidentemente, não tenho dúvida disso.

Há muito tempo, a entidade luta para conseguir retomar as negociações do ajuste salarial do plano de carreira da categoria. A retomada das negociações sobre esse ajuste foi acordada, Senador Raupp, em meados de 2008, Senador Arthur Virgílio, entre o Ministério do Planejamento e o Fórum das Entidades Sindicais da área de ciência e tecnologia.

Em princípio, a ideia era retomar as discussões ainda em 2009, com vistas ao ano de 2010.

O Ministro da Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende, já encaminhou ao Ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, a proposta elaborada pelo Fórum das Entidades, com todos os valores para o próximo reajuste das tabelas remuneratórias em diferentes níveis, a partir de janeiro de 2010, conforme assumido pelo Ministério do Planejamento.

O próprio Ministro Sérgio Rezende já pediu encarecidamente -encarecidamente! - que o Ministro Paulo Bernardo retome as negociações.

Senador Valdir Raupp, parece uma fantasia que, no Governo do PT, as entidades, os sindicatos tenham que pedir que se retomem as negociações de reajuste salarial, Senador Arthur Virgílio. E o que está acontecendo é isto: o Fórum de Ciência e Tecnologia está solicitando tão somente que o Ministro Paulo Bernardo retome as negociações, já que o prazo está cada vez mais perto. Faltam menos de dois meses para que a promessa seja cumprida - um mês e dez dias.

É em nome do fórum das entidades sindicais da área de ciência e tecnologia que reforço o pedido de atendimento à reivindicação dessa categoria, que é de extrema importância para o desenvolvimento do nosso País.

Senador Valdir Raupp, V. Exª, como Senador da Base do Governo, transmita ao Ministro Paulo Bernardo que ele realmente retome as negociações com o Fórum de Ciência e Tecnologia, com vistas ao reajuste prometido e apoiado pelo Ministro Sérgio Rezende. O Governo faz discurso de que ciência, tecnologia e inovação é prioritário.

Precisa demonstrar, fortalecendo o setor, fazendo com que pelo menos este Governo que se diz aberto a negociação possa pedir ao Ministro Paulo Bernardo que retome as negociações com o Fórum de Ciência e Tecnologia.

Era o que eu tinha a dizer, Presidente Valdir Raupp.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 25/11/2009 - Página 61532