Discurso durante a 226ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Homenagem ao Banco Interamericano de Desenvolvimento, no transcurso do cinquentenário de sua criação, dia 30 de dezembro.

Autor
Gerson Camata (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/ES)
Nome completo: Gerson Camata
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM. POLITICA DE DESENVOLVIMENTO.:
  • Homenagem ao Banco Interamericano de Desenvolvimento, no transcurso do cinquentenário de sua criação, dia 30 de dezembro.
Publicação
Publicação no DSF de 27/11/2009 - Página 62686
Assunto
Outros > HOMENAGEM. POLITICA DE DESENVOLVIMENTO.
Indexação
  • HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, BANCO INTERAMERICANO DE DESENVOLVIMENTO (BID), PROPOSTA, AUTORIA, JUSCELINO KUBITSCHEK, EX PRESIDENTE DA REPUBLICA, AMBITO, ORGANIZAÇÃO DOS ESTADOS AMERICANOS (OEA), OBJETIVO, CONTRIBUIÇÃO, DESENVOLVIMENTO SOCIAL, DESENVOLVIMENTO ECONOMICO, AMERICA LATINA.
  • COMENTARIO, ATIVIDADE, BANCO INTERAMERICANO DE DESENVOLVIMENTO (BID), CONCESSÃO, EMPRESTIMO, PAIS, PARCERIA, EMPRESA, GOVERNO, ORGANIZAÇÃO, SOCIEDADE CIVIL, SERVIÇO, ASSESSORIA, ASSISTENCIA TECNICA, AREA, EDUCAÇÃO, AGRICULTURA, REDUÇÃO, POBREZA, APOIO, DESENVOLVIMENTO SUSTENTAVEL, MODERNIZAÇÃO, INSTITUIÇÃO PUBLICA, PROMOÇÃO, INTEGRAÇÃO, REGIÃO.
  • IMPORTANCIA, ATUAÇÃO, BANCO INTERAMERICANO DE DESENVOLVIMENTO (BID), BRASIL, FINANCIAMENTO, PROJETO, INFRAESTRUTURA, SANEAMENTO BASICO, URBANIZAÇÃO, INCENTIVO, ATIVIDADE, TURISMO, REGISTRO, DISPONIBILIDADE, EMPRESTIMO, PAIS, AMERICA LATINA, ATENDIMENTO, REGIÃO, OCORRENCIA, CALAMIDADE PUBLICA, EFEITO, ALTERAÇÃO, CLIMA.

            O SR. PRESIDENTE (Gerson Camata. PMDB - ES) - Havendo número regimental, declaro aberta a sessão.

            Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

            O tempo destinado aos oradores do Período do Expediente da presente sessão será dedicado a comemorar o cinquentenário de criação do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), nos termos do Requerimento nº 308, de 2009, de autoria do Senador Cristovam Buarque e outros Srs. Senadores.

            Convido para que componha a Mesa, primeiramente, o Senador Cristovam Buarque, primeiro signatário do requerimento que dedica esta parte da sessão às comemorações dos 50 anos do BID. (Pausa.)

            Convido, também, o Sr. Representante do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Sr. Jaime Mano, para que tome assento à Mesa. (Pausa.)

            Srªs Senadoras, Srs. Senadores, representantes e funcionários do Banco Interamericano de Desenvolvimento, o Senado da República homenageia, no período do Expediente desta sessão deliberativa de hoje, uma das mais importantes instituições mundiais da atualidade. Trata-se do Banco Interamericano de Desenvolvimento, o BID, cujo cinquentenário é celebrado no próximo dia 30 de dezembro.

           Em primeiro lugar, gostaria de saudar o nobre Senador Cristovam Buarque, eminente educador e Parlamentar, por ter sido o idealizador desta comemoração, de cujo requerimento foi o primeiro subscritor.

            O Brasil possui uma profunda ligação com a história do BID, afinal, sua criação, no âmbito da Organização dos Estados Americanos, nasceu de uma proposta do Presidente Juscelino Kubitschek, homem reconhecidamente à frente de seu tempo.

            Esta homenagem que hoje prestamos ganha relevância quando nos lembramos que a criação do BID, em 1959, deveu-se à necessidade de apoiar o processo de desenvolvimento socioeconômico da América Latina e do Caribe, região historicamente rica em promessas vindas das nações desenvolvidas, porém carentes da ajuda internacional concreta.

            Hoje, a instituição é a principal fonte de financiamento multilateral em 26 países da região em que atua, emprestando a taxas extremamente competitivas e atuando em parceria com empresas, governos e organizações da sociedade civil. O BID oferece ainda assessoria e assistência técnica em áreas tais como educação, agricultura e redução da pobreza.

            Em suma, a atuação do Banco é totalmente voltada para a obtenção do crescimento econômico sustentável por meio do aumento da competitividade das economias locais, da modernização das instituições públicas e da promoção do livre comércio e da integração regional. Ao cabo, o próprio crescimento sustentável promove a redução da pobreza e das desigualdades, consequência benéfica da geração de empregos e renda para a população.

            Em todo o Brasil, o Banco Interamericano de Desenvolvimento atua fortemente no financiamento de projetos de infraestrutura, saneamento básico e urbanização de áreas carentes, entre muitas outras áreas. Merece destaque a presença da instituição no fomento à atividade turística brasileira, especialmente no Nordeste, região que encontra no turismo uma vocação natural e uma alternativa sólida para a geração de emprego e renda e para a diminuição da pobreza e da desigualdade.

           Outra área de atuação do BID que merece destaque, não só no Brasil mas em toda a América Latina e Caribe, é a concessão de empréstimos contingenciais para as regiões atingidas por calamidades naturais. Com o aumento da incidência desses fenômenos nos últimos anos, devido, em grande parte, às alterações climáticas que já estamos vivendo, cresce, e muito, a importância do Banco para as populações latino-americanas e caribenhas.

            Em suma, o Banco Interamericano de Desenvolvimento, nos seus cinquenta anos de história, ajudou a transformar o panorama econômico e social da América Latina e do Caribe. Sabemos que ainda há muito o que fazer, mas tudo o que doravante for feito, com toda a certeza, contará com a participação decisiva do BID.

            A Mesa também convida para compor a Mesa o Professor Heitor Gurgulino de Souza, Vice-Presidente do Clube de Roma, que nos honra com sua presença. O Prof. Heitor Gurgulino foi Reitor da Universidade do Legislativo e da Universidade das Nações Unidas, em Tóquio, durante dez anos, como esclarece aqui o Professor Cristovam Buarque.

            É muita honra tê-lo aqui, Professor Heitor Gurgulino.

            Dando prosseguimento à sessão em sua parte mais efetiva, tenho a honra de conceder a palavra ao Senador Cristovam Buarque, primeiro signatário do requerimento que marca esta homenagem.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 27/11/2009 - Página 62686