Fala da Presidência durante a 241ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Convite para o lançamento do livro "Atentai bem! Assim falou Mão Santa", do jornalista Zózimo Tavares.

Autor
Mão Santa (PSC - Partido Social Cristão/PI)
Nome completo: Francisco de Assis de Moraes Souza
Casa
Senado Federal
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Convite para o lançamento do livro "Atentai bem! Assim falou Mão Santa", do jornalista Zózimo Tavares.
Publicação
Publicação no DSF de 09/12/2009 - Página 65700
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • CONVITE, LANÇAMENTO, BIBLIOTECA, SENADO, LIVRO, JORNALISTA, ESTADO DO PIAUI (PI), HOMENAGEM, VIDA PUBLICA, MÃO SANTA, SENADOR.
  • DESCRIÇÃO, CARREIRA, JORNALISTA, ELOGIO, ATUAÇÃO.

            O SR. PRESIDENTE (Mão Santa. PMDB - PI) - Então, vamos encerrar.

            Eu aproveitaria este final para fazer um convite. Amanhã, na Biblioteca do Senado da República, um dos melhores jornalistas do momento intelectual do nosso Brasil, Zózimo Tavares, vai lançar, às 18 horas e 30 minutos, o seu livro Atentai bem! Assim falou Mão Santa.

            Eu o recebi hoje e estou aqui justamente na pág. 82. O Zózimo Tavares, Augusto Botelho, é, sem dúvida nenhuma, hoje, um dos melhores escritores do País.

            O Piauí tem essa riqueza, de autores muito importantes. Todo mundo se lembra de Carlos Castello Branco, o Castelinho.

            Zózimo Tavares tem 47 anos, é jornalista e licenciado em Letras. Pós-graduado em Comunicação e Marketing pela Universidade Federal do Piauí, onde foi professor. Tem pós-graduação também em Linguística. Atua há mais de 25 anos em rádio, jornal, televisão e assessoria de comunicação. Presidiu o Sindicato dos Jornalistas do Piauí. Foi correspondente do Correio Braziliense, no Piauí, editor-chefe do jornal O Dia e Secretário de Comunicação de Teresina em três administrações. Publicou livros de humor, cordel, jornalismo e literatura. É membro da Academia Piauiense de Letras e editor-chefe do jornal Diário do Povo de Teresina.

           Do autor, já foram publicados, de humor - é uma espécie de Sebastião Néry com Machado de Assis -: Falem Mal, Mas Falem de Mim, em 1989; Pra seu Governo, em 1991; O Pulo do Gato, em 1994; Meus Senhores, Minhas Senhoras, em 1997; Filosofia Barata, em 1999; O Velho Jequitibá, em 2002. Em cordel: Vote Lá Que Eu Voto Cá (1996); Céu da Terra: Roteiro Turístico do Piauí.

           Há uma edição em espanhol. Fique lá que eu fico cá, 1992; O Voto é Inseticida contra Praga de Ladrão (Guia Eleitoral), edição 1994 e 2006; Zé da Prata - Poeta de Sátira, 1995 e 2006; Sonetos de Cantadores, 1997.

            Jornalismo: O Piauí no Século 20 - 100 fatos que marcaram o Estado entre 1900 e 2000. Foi publicado quatro edições.

            Literatura: Sociedade dos Poetas Trágicos, duas edições: 2004 e 2006.

            Então, é este o autor: Zózimo Tavares, que, sem dúvida nenhuma, se iguala a Carlos Castello Branco. Hoje, com Assis Brasil, dos escritos piauienses vivos, quero crer que são os mais vibrantes e, sem dúvida nenhuma, são destaque na literatura nacional.

            Então, o livro de Zózimo Tavares - Atentai bem! Assim falou Mão Santa - relata instantes da nossa vida neste Senado Federal, quando governamos o Estado do Piauí e quando fomos Prefeitos na nossa cidade de Parnaíba.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 09/12/2009 - Página 65700