Discurso durante a 241ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro de aprovação na Comissão de Educação, Cultura e Esporte de projeto de lei de autoria do Senador Cristovam Buarque sobre o ensino de linguagem brasileira de sinais (LIBRAS).

Autor
Flávio Arns (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/PR)
Nome completo: Flávio José Arns
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
EDUCAÇÃO. POLITICA SOCIAL.:
  • Registro de aprovação na Comissão de Educação, Cultura e Esporte de projeto de lei de autoria do Senador Cristovam Buarque sobre o ensino de linguagem brasileira de sinais (LIBRAS).
Publicação
Publicação no DSF de 09/12/2009 - Página 65671
Assunto
Outros > EDUCAÇÃO. POLITICA SOCIAL.
Indexação
  • REGISTRO, UNANIMIDADE, APROVAÇÃO, COMISSÃO DE EDUCAÇÃO E CULTURA, REGIME DE URGENCIA, PROJETO DE LEI, AUTORIA, CRISTOVAM BUARQUE, SENADOR, DISPONIBILIDADE, CURSO ESPECIAL, ENSINO, LINGUAGEM, PESSOA PORTADORA DE DEFICIENCIA, AUDIÇÃO.
  • COMENTARIO, EXTENSÃO, ENSINO, LINGUAGEM, FAMILIA, ESTABELECIMENTO DE ENSINO, OBJETIVO, PROMOÇÃO, INTEGRAÇÃO, PESSOA PORTADORA DE DEFICIENCIA, SURDO.
  • APRESENTAÇÃO, RELATOR, PROJETO, LUCIA VANIA, MARISA SERRANO, SENADOR, SOLICITAÇÃO, AGILIZAÇÃO, ENCAMINHAMENTO, PROPOSTA, VOTAÇÃO, PLENARIO.

            O SR. FLÁVIO ARNS (PSDB - PR. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, hoje, de manhã, na Comissão de Educação, Cultura e Esporte, nós aprovamos um projeto - e V. Exª estava presente na reunião, defendendo a área da pessoa com deficiência, como de costume - da mais alta importância, que é a questão da língua brasileira de sinais para os surdos, fazendo com que a pessoa surda possa fazer cursos, que os cursos estejam à sua disposição e que as famílias também. Que os colegas da escola onde as crianças, os jovens surdos estudam possam também fazer curso de libras para interagir melhor com os colegas surdos e, além disso, terem também esses alunos surdos à sua disposição intérpretes para a língua de sinais.

            Aprovamos o regime de urgência para a matéria, com a concordância de todos os Partidos políticos que estavam lá na Comissão, porque é uma questão unânime de convergência. É um projeto do Senador Cristovam Buarque, relatado inicialmente pela Senadora Lúcia Vânia e depois também relatado pela Senadora Marisa Serrano, em termos das emendas de plenário. Trata-se do PLS nº 14, de 2007. Eu pediria a V. Exª, coincidentemente na Presidência da sessão, que, com a Secretaria, pudesse agilizar o encaminhamento para votação.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 09/12/2009 - Página 65671