Discurso durante a 246ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Voto de pesar pelo falecimento de Jamil Haddad, Presidente de honra do PSB.

Autor
Antonio Carlos Valadares (PSB - Partido Socialista Brasileiro/SE)
Nome completo: Antonio Carlos Valadares
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Voto de pesar pelo falecimento de Jamil Haddad, Presidente de honra do PSB.
Publicação
Publicação no DSF de 15/12/2009 - Página 67259
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, JAMIL HADDAD, MEDICO, EX-DEPUTADO, VITIMA, CASSAÇÃO, DITADURA, EX PREFEITO, ESTADO DO RIO DE JANEIRO (RJ), EX SENADOR, PARTICIPAÇÃO, ASSEMBLEIA CONSTITUINTE, FUNDADOR, PRESIDENTE, PARTIDO POLITICO, PARTIDO SOCIALISTA BRASILEIRO (PSB), EX MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DA SAUDE (MS), ELOGIO, ETICA, VIDA PUBLICA, LUTA, DEFESA, REDEMOCRATIZAÇÃO, REFORMA AGRARIA, NACIONALISMO, ECONOMIA NACIONAL, PROTEÇÃO, TRABALHO, IMPLANTAÇÃO, SISTEMA UNICO DE SAUDE (SUS).

            O SR. ANTONIO CARLOS VALADARES (Bloco/PSB - SE. Para encaminhar. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, venho hoje prestar homenagem, merecida, a um grande brasileiro, o Dr. Jamil Haddad, Presidente de Honra e um dos fundadores do Partido Socialista Brasileiro (PSB), falecido na última sexta-feira.

            Político combativo, corajoso, competente e criador de programas de elevado alcance social, como a implantação dos medicamentos genéricos, ao exercer o elevado cargo de Ministro da Saúde.

            Ele nasceu, no Rio de Janeiro, em 1926. Elegeu-se Deputado Estadual pelo então Estado da Guanabara, na coligação formada pelo PSB (Partido Socialista Brasileiro) e pelo PTB (Partido Trabalhista Brasileiro). Quando os militares tomaram o poder e instauraram o bipartidarismo, em fins de 1965, Haddad filiou-se ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB), agremiação partidária de oposição ao regime.

            Reelegeu-se Deputado Estadual em 1966, mas teve seu mandato cassado e os direitos políticos suspensos por dez anos. Com a reorganização partidária de 1979, participou da fundação do Partido Democrático Trabalhista (PDT). Em março de 1983, foi escolhido pelo Governador Leonel Brizola para assumir a Prefeitura do Rio de Janeiro.

            Dois anos depois, em 1985, participou da reorganização do PSB, tendo sido eleito Presidente, e o atual Vice-Presidente do Partido, Roberto Amaral, tornou-se Secretário-Geral da sigla, no primeiro encontro nacional da agremiação.

            Em 1986, Jamil Haddad assumiu a vaga deixada por Saturnino Braga no Senado. Participou, então, do processo da Constituinte, ocasião em que lutou pela inclusão da reforma agrária, pelo direito de iniciativa popular no processo legislativo e por vários direitos trabalhistas. Grande nacionalista, votou pela proteção da empresa nacional e pela nacionalização das reservas minerais. Foi um dos recordistas na apresentação de emendas aos trabalhos dos Parlamentares constituintes, tendo sempre como meta a defesa dos interesses das classes trabalhadoras e da soberania nacional.

            No ano de 1990, foi eleito Deputado Federal, chegando a assumir, depois, o Ministério da Saúde, convidado que foi para o exercício daquela Pasta pelo então Presidente Itamar Franco. Entre 1992 e 1995, ocupou a Pasta da Saúde. Sua luta pela universalização do serviço médico gratuito, público e eficiente, pela implantação do SUS (Serviço Único de Saúde) e pelo fortalecimento dos laboratórios públicos é reconhecida por todos.

         A população dependente do SUS, no Brasil, agradece ao Dr. Jamil Haddad pelo seu trabalho primoroso em defesa desse sistema que presta apoio às comunidades mais pobres do Brasil.

            Jamil Haddad dedicou toda sua vida pública às lutas democráticas em favor dos trabalhadores, contra a ditadura militar e combatendo as desigualdades sociais. Como militante, trabalhou pela reconstrução e afirmação da utopia socialista no Brasil.

            O Sr. João Pedro (Bloco/PT - AM) - Senador Valadares, V. Exª me concede um aparte?

            O SR. ANTONIO CARLOS VALADARES (Bloco/PSB - SE) - Eu o darei em seguida a V. Exª, com muito prazer, com muita honra e, também, ao Senador Paulo Paim.

            Nosso partido, o PSB, está consternado com o falecimento desse grande brasileiro, desse grande político, cuja memória orgulha a todos os brasileiros. Jamil Haddad foi uma personalidade coerente e respeitada por todos os brasileiros, por todos os que o conheciam, por todos os que o idolatravam, não só no Rio de Janeiro, como em todas as partes do nosso País, ele que procurou, durante a sua vida, transmitir os seus conhecimentos aos mais jovens.

            Foi escolhido pelo nosso partido, hoje presidido pelo Governador Eduardo Campos, como Presidente de Honra do PSB - e maior justiça não poderia ser conferida pelo PSB a um dos luminares da República brasileira, integrante do nosso partido.

            O PSB perde um dos seus grandes quadros e um dos melhores colaboradores na luta por um País mais justo e democrático.

            Senador João Pedro, V. Exª tem a palavra, com a permissão do nosso Presidente.

            O Sr. João Pedro (Bloco/PT - AM) - Senador Valadares, quero me associar ao voto de pesar de V. Exª, que é um dirigente do PSB e faz um discurso refletindo sobre a vida de um grande dirigente político desse que é um partido histórico no Brasil, o PSB, o Partido Socialista Brasileiro. Eu quero me associar, porque Jamil Haddad, além de um grande dirigente do PSB, nós o temos como um grande homem público que passou pelo Congresso Nacional, que passou pelo Senado da República. Jamil Haddad foi Ministro de Estado e percorreu o Brasil com uma postura de homem público com pensamento democrático. Foi um defensor das liberdades democráticas, enfrentou a ditadura militar, enfim, um homem exemplar. Eu quero me associar ao discurso de V. Exª, mas desejar que a lembrança do Jamil continue viva - esse é o meu sentimento -, como um homem que tinha ideias populares, nacionalistas, socialistas, um grande brasileiro. Perdeu o Rio de Janeiro, perdeu o Brasil, perdeu o Partido Socialista Brasileiro. Fica, evidentemente, o exemplo desse homem exemplar que foi Jamil Haddad. Nós perdemos, sem dúvida alguma, um grande brasileiro. Eu quero me associar ao voto de pesar, ao pronunciamento que V. Exª faz, que é o pesar da família do Jamil Haddad, como do Partido Socialista Brasileiro. Então, parabéns pela lembrança, por trazer a vida desse brasileiro... Numa hora de dor, de profunda dor, V. Exª traz para o plenário do Senado a vida desse grande político, desse grande militante socialista que foi Jamil Haddad. Parabéns pelo pronunciamento.

            O SR. ANTONIO CARLOS VALADARES (Bloco/PSB - SE) - Agradeço a V. Exª a homenagem que ora presta a esse grande brasileiro.

            Em seguida, concedo um aparte ao Senador Paulo Paim e, depois, ao Senador Adelmir Santana, do Distrito Federal.

            O Sr. Paulo Paim (Bloco/PT - RS) - Senador Valadares, primeiro, é claro, quero cumprimentar V. Exª por essa brilhante iniciativa. Eu convivi também com Jamil Haddad, como V. Exª, e quero, antes, dizer que tenho um carinho muito grande pelo PSB. Entendo que Jamil Haddad tinha de escolher mesmo o PSB, o Partido Socialista Brasileiro. Jamil Haddad, na Constituinte - e eu fui Constituinte -, era um dos meus líderes, e não só na saúde. Ele foi fundamental, sim, no capítulo da saúde, mas também na defesa da reforma agrária. É daqueles homens e líderes que não dobravam a espinha. Dialogava fraternalmente com todos, com respeito, mas defendendo, com muita firmeza, as suas convicções. Tive a alegria de conviver com ele por dois momentos: na Constituinte e, depois, como Deputado Federal. Ele, sempre o mesmo, sempre! Como Ministro? O mesmo! Mesmo depois, quando não era mais Ministro, tive oportunidade de encontrá-lo no Rio de Janeiro: continuava o mesmo, defendendo os interesses da população brasileira. Eu diria que hoje é um dia de tristeza, porque lembramos o falecimento dele neste final de semana, mas, como ele foi um grande homem, com certeza, ele está lá no alto, olhando neste momento aqui para este plenário e dizendo: “Que bom que é assim que os homens públicos estão lembrando da minha caminhada e da minha história”. Um grande homem, um grande brasileiro, um grande líder das causa populares. Ele, médico, optou pelas vidas, tanto assim que não se preocupava em salvar vidas só com a sua profissão, mas também com as ideias, defendendo aquilo em que ele acreditava: um mundo com direitos iguais e oportunidades iguais para todos. Não tenho palavras aqui. Por mais que eu tentasse fazer força, não iria corresponder à expectativa desse homem. Olha, só posso dizer a V. Exª: me dê a satisfação de, pelo menos, assinar o requerimento, junto com V. Exª, porque por esse homem eu, sim, dobro a espinha. Tomara que, no mundo, existam mais homens não melhores, mas iguais a esse grande brasileiro que ora perdemos, Jamil Haddad. Parabéns a V. Exª.

            O SR. ANTONIO CARLOS VALADARES (Bloco/PSB - SE) - Senador Paulo Paim, é com muito prazer e com muita honra que aceito a aposição da assinatura de V. Exª no requerimento de pesar que ora apresento ao Senado Federal.

            Efetivamente, num momento como este, quando o Brasil precisa não só de médicos, mas também de políticos que representem a ética e a decência, ele desaparece, mas deixa um grande exemplo, um exemplo a ser seguido, uma exemplo de trabalho, de devotamento à causa pública, e deixa um retrato da honestidade do político. O político que, hoje, é tão combatido, o político que, hoje, é tão desprezado, o político que, hoje, sofre as agruras da falta de credibilidade, em virtude de acontecimentos que entristecem a história do Brasil, vê em Jamil Haddad um exemplo a ser seguido.

            Neste momento, concedo a palavra, com muito prazer, com muita alegria, ao Senador Adelmir Santana, que, por motivos alheios a sua vontade, não pôde ingressar no PSB, como era seu desejo. Mas tenho certeza absoluta de que, um dia - V. Exª ainda é novo -, seguirá o exemplo de Jamil Haddad, inscrevendo-se nesse partido, que é um partido de luta, um partido que trabalha pela igualdade, pela liberdade e pela democracia.

            Concedo, com muito prazer, a V. Exª um aparte.

            O Sr. Adelmir Santana (DEM - DF) - Senador Valadares, pedi este aparte, primeiro, para lhe informar que não convivi de perto com o Senador Haddad - Deputado, Senador, Ministro -, mas a história, naturalmente, não tem idade nem, necessariamente, precisa dessa convivência. Sei que Jamil Haddad era médico ortopedista e foi Ministro da Saúde. E, quando Ministro da Saúde, foi quem deu início a uma causa tão importante, que foi a questão dos medicamentos genéricos no Brasil - o Decreto nº 793, do Governo Itamar, e a participação do Ministro Haddad. Então, associo-me às palavras de condolência de V. Exª a esse ilustre e grande brasileiro, a esse voto de pesar que V. Exª traz à Casa, homenageando essa figura notável, que teve uma passagem pela política extremamente marcante, e também deixa esse legado de honestidade, de respeito pela atividade política, como nós a entendemos, como forma grandiosa de servir, uma forma grandiosa de prestar serviços a sua cidade, ao seu Estado e ao seu País. É assim que vejo a política. Por isso mesmo, fico aqui a imaginar, a fazer as minhas análises sobre a atividade política no Brasil. Somos hoje alvo das mais diversas chacotas - eu diria - por exercermos atividade tão nobre e importante, que é a política. Então, aproveito esse momento para me associar a V. Exª, estendendo os cumprimentos a todos os familiares, ao povo do Rio de Janeiro, aos militantes do PSB, enfim ao Brasil, pela perda desse ilustre brasileiro.

            O SR. ANTONIO CARLOS VALADARES (Bloco/PSB - SE) - Agradeço a V. Exª, Senador. Tenho a certeza de que as palavras proferidas por V. Exª representam os sentimentos legítimos de ética e decência do povo trabalhador de Brasília.

            O povo trabalhador de Brasília merece que as ideias consubstanciadas nesse grande brasileiro, que faleceu na última sexta-feira, sejam colocadas em prática: as suas ideias, a sua luta, o seu trabalho, o seu exemplo. É o que esperamos, não só para Brasília, mas para o Brasil inteiro: que edifiquemos essa figura do nosso Jamil Haddad. Ele desaparece do nosso meio, mas suas ideias permanecem vivas e atuantes.

            Agradeço a V. Exª, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 15/12/2009 - Página 67259