Discurso durante a 226ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro da solicitação de um grupo de estudante da possibilidade de um diálogo com o Presidente da Funai a respeito da determinação judicial para paralisação de obras na área de reserva indígena do Bananal e do Santuário dos Pajés.

Autor
Eduardo Suplicy (PT - Partido dos Trabalhadores/SP)
Nome completo: Eduardo Matarazzo Suplicy
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA INDIGENISTA.:
  • Registro da solicitação de um grupo de estudante da possibilidade de um diálogo com o Presidente da Funai a respeito da determinação judicial para paralisação de obras na área de reserva indígena do Bananal e do Santuário dos Pajés.
Publicação
Publicação no DSF de 27/11/2009 - Página 62759
Assunto
Outros > POLITICA INDIGENISTA.
Indexação
  • REGISTRO, SOLICITAÇÃO, GRUPO, ESTUDANTE, REUNIÃO, PRESIDENTE, FUNDAÇÃO NACIONAL DO INDIO (FUNAI), DISCUSSÃO, DECISÃO JUDICIAL, JUSTIÇA, INTERRUPÇÃO, OBRAS, COMPANHIA IMOBILIARIA DE BRASILIA (TERRACAP), AREA, RESERVA INDIGENA, DISTRITO FEDERAL (DF), QUESTIONAMENTO, DESAPARECIMENTO, LIDER, INDIO, ANUNCIO, RESPOSTA, PEDIDO, AUDIENCIA.

            O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SP.Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, primeiro, queria externar uma preocupação de todos nós Senadores com o nosso Presidente José Sarney. Às vezes, até posso divergir dele, mas quero dizer que desejo o pronto restabelecimento pelo mal-estar que teve aqui durante o dia, no seu trabalho. Felizmente, há notícias de que já está melhor, descansando em casa, recuperado. Portanto, apenas aqui desejo expressar a plena recuperação do Presidente José Sarney.

            E gostaria, Sr. Presidente, com a licença do Senador Zambiasi, de expressar que um grupo de estudantes universitários estiveram na Presidência da Funai. Estão solicitando a possibilidade de um diálogo com o Presidente Márcio Meira a respeito da determinação judicial para que as obras fossem interrompidas ali na área de reserva indígena do Bananal e santuário dos pajés, pois a Terracap, a mando do Governador José Arruda, tem passado com tratores, devastando, assim, o cerrado e, principalmente, tentando intimidar os índios Tapuya e Funil-ô, que ali estão desde 1957. Querem também saber do destino do cacique Korubo, que está desaparecido há sete meses, sem que se tenham tido notícias.

            O chefe de gabinete Lopes disse a mim que o Presidente da Funai, Dr. Márcio Meira, até o dia de amanhã, deverá responder ao pedido de audiência desses estudantes. O Sr. Lopes receberá Rodrigo e outros representantes dos estudantes às 14h de amanhã.

            Muito obrigado, Senador Zambiasi.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 27/11/2009 - Página 62759