Fala da Presidência durante a 226ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro dos documentos recebidos pela terceira secretaria.

Autor
Mão Santa (PSC - Partido Social Cristão/PI)
Nome completo: Francisco de Assis de Moraes Souza
Casa
Senado Federal
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
CALAMIDADE PUBLICA. POLITICA CULTURAL.:
  • Registro dos documentos recebidos pela terceira secretaria.
Publicação
Publicação no DSF de 27/11/2009 - Página 62762
Assunto
Outros > CALAMIDADE PUBLICA. POLITICA CULTURAL.
Indexação
  • REGISTRO, RECEBIMENTO, DOCUMENTO, ASSOCIAÇÕES, VITIMA, ROMPIMENTO, BARRAGEM, ALGODÃO, REIVINDICAÇÃO, GOVERNO FEDERAL, GOVERNO ESTADUAL, RESSARCIMENTO, PREJUIZO, RECONSTRUÇÃO, RODOVIA, RECUPERAÇÃO, SETOR, PRODUÇÃO.
  • ANUNCIO, LANÇAMENTO, LIVRO, AUTORIA, JORNALISTA, ESTADO DO PIAUI (PI).

            O SR. PRESIDENTE (Mão Santa. PSC - PI) - Este foi o Senador Sérgio Zambiasi, mostrando suas preocupações com as perturbações climáticas do seu Estado, com as dificuldades dos estudantes universitários.

         A 3ª Secretaria recebeu os seguintes documentos: um da Associação das Vítimas e Amigos de Vítimas da Catástrofe Causada pelo Rompimento da Barragem Algodões - Avaba. O Presidente é Corcino Medeiros dos Santos. A sede da Avaba é na Rua Antonio Damasceno, 694. Município de Cocal, Piauí.

“Excelentíssimo Senador Mão Santa,

Em nome dos associados da AVABA [Associação das Vítimas e Amigos de Vítimas da Catástrofe Causada pelo Rompimento da Barragem Algodões], venho solicitar a V. Exª apelar junto às autoridades competentes da República para que atendam as reivindicações e o clamor dos vitimados pela catástrofe causada pelo rompimento da barragem de Algodões, em 27 de maio do corrente ano, aqui discriminadas a seguir.

Reivindicações:

1 - Ressarcimento aos vitimados pelo rompimento da barragem Algodões, de forma responsável e justa (até esta data apenas alguns receberam do Governo do Estado a importância de R$5 mil);

2 - Revisão na avaliação dos prejuízos causados, ora minimizados pelo governo [do Estado];

3 - Reconstrução das estradas atingidas

4 - Protesto contra a forma autoritária como o Governo do Estado do Piauí tem conduzido a construção das agrovilas, sem nenhuma preocupação quanto à possibilidade de sobrevivência, costumes e cultura local dos vitimados;

Obs.: Fiscalização pelo TCU e Controladoria-Geral da República na construção das casas (24.000,00 na construção de uma casa de 40m²), superfaturada diante da realidade local;

5 - Recuperação da estrutura produtiva através de projetos e irrigação e geração de renda aos atingidos pela catástrofe;

6 - Que seja esclarecido às vitimas como o Governo está gastando os R$35 milhões repassados pelo Governo Federal, anunciados pelo Governador;

7 - Que o Governo do Estado assuma total responsabilidade pelo desastre.

Atenciosamente,

Cocal, 22 de novembro de 2009.

Corcino Medeiros dos Santos

Presidente da Avaba.”

            É com satisfação que recebemos um escrito do jornalista Zózimo Tavares, que vai lançar no dia 9 de dezembro, no Senado da República, o livro: Atentai bem! Assim falou Mão Santa.

“Zózimo Tavares, 47 anos, é jornalista e licenciado em Letras, Pós-graduado em Comunicação e Marketing pela Universidade Federal do Piauí, onde foi professor. Tem pós-graduação também em Linguística. Atua há mais de 25 anos em rádio, jornal, televisão e assessoria de comunicação.

Presidiu o sindicato dos jornalistas do Piauí. Foi correspondente do Correio Braziliense no Piauí, editor-chefe do jornal O Dia e Secretário de Comunicação de Teresina em três administrações. Publicou livros de humor, cordel, jornalismo e literatura.

É membro da Academia Piauiense de Letras e editor chefe do jornal Diário do Povo, Teresina.”

            Então, Zózimo Tavares lançará mais um livro, uma capa muito bonita aqui, é uma fotografia do plenário: Atentai bem! Assim falou Mão Santa.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 27/11/2009 - Página 62762